Papa diz que católicos devem pedir perdão aos homossexuais

@franciscus / Instagram

A primeira foto do Papa Francisco no Instagram

Pela primeira vez na história da Igreja, um Papa defendeu que os católicos devem um pedido de perdão aos homossexuais. No regresso da sua viagem à Arménia, o Papa Francisco falou sobre os homossexuais, o Brexit e o genocídio arménio.

Questionado por um jornalista sobre a urgência de um pedido de desculpas, após o atentado que resultou na morte de 49 pessoas numa discoteca gay, em Orlando, na Califórnia, o Papa Francisco disse aos jornalistas que a Igreja Católica deve ser humilde e procurar o perdão de outras pessoas marginalizadas.

“O catecismo da Igreja diz que eles não devem ser discriminados, que devem ser respeitados e acompanhados pastoralmente”, afirmou Francisco, questionado por uma jornalista norte-americana sobre as declarações do Cardeal Reinhard Marx que recentemente disse que a Igreja devia pedir desculpa aos homossexuais.

O Papa Francisco considerou, no entanto, que “a Igreja deve não só pedir desculpa a uma pessoa gay que tenha ofendido mas também aos mais pobres, às mulheres que têm sido exploradas, às crianças que têm sido exploradas para trabalhar. E deve pedir desculpa por ter abençoado tantas armas“, acrescentou o chefe da Igreja.

“Quando digo Igreja, falo dos cristãos, porque a Igreja é santa, os pecadores somos nós”, acrescentou o papa.

Ficou, no entanto, uma ressalva: “Pode-se condenar, não por motivos teológicos, mas por comportamentos políticos ou certas manifestações demasiado ofensivas para os outros”. A Igreja Católica continua a considerar que os atos homossexuais (mas não a orientação) são pecado.

Em 2013, Francisco tinha reafirmado a posição da Igreja Católica de que os atos homossexuais são um pecado mas que a orientação gay não é, declarando na altura: “Se uma pessoa é gay e procura Deus e tem boa-vontade, quem sou eu para julgar?”

Genocídio

Na viagem de regresso ao Vaticano após a sua viagem apostólica à Arménia, o Papa voltou a falar do Brexit, lamentando que na Europa “a unidade é superior ao conflito” e sublinhando que “as pontes são melhores que os muros”.

Já há guerra na Europa, já persiste no ar a divisão”, lamentou o papa.

O pontífice alertou para as divisões que já existem “não só na Europa, mas dentro dos próprios países”.

“Basta pensar na Catalunha e, no ano passado, a Escócia”, recordou o papa, considerando que as situações devem ser bem estudadas “antes de dar um passo a favor da divisão”.

A viagem à Arménia ficou marcada pela palavra “genocídio“, que Francisco usou para se referir às mortes de cristãos pelo Império Otomano no início do século passado.

A expressão foi duramente criticada, especialmente pelo governo turco, que disse que a expressão foi infeliz.

“Após ter usado esta palavra o ano passado em São Pedro, publicamente, teria soado estranho não o ter feito agora na Arménia”, justificou o Papa.  “Não usei a palavra genocídio com espírito ofensivo; usei-a objetivamente”, acrescentou.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Abelhas bebé adoram hidratos de carbono. Descoberta pode ajudar a salvar a espécie

Uma equipa de investigadores percebeu que as abelhas bebé adoram hidratos de carbono. Esta descoberta pode ajudar a salvar a espécie. As abelhas selvagens são essenciais para sustentar as paisagens que amamos. Uma comunidade saudável de …

Restrições ao fim de semana podem acabar em maio

Políticos e especialistas voltam a reunir-se na sede do Infarmed, na próxima semana, para decidir como avança a última fase do desconfinamento, que começa a 3 de maio. Os dados da pandemia encorajam o Governo …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: há Jardim na Boavista, há perfume Gaitán em Braga

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/sp-braga-2-1-boavista-o-musical Não foi há muitos anos que Sporting de Braga e Boavista lutaram pelo título, pelo primeiro lugar. Agora o contexto é outro: os primeiros querem ficar no pódio da classificação correta e os segundos não …

De seis para 18 meses. Governo e Altice chegam a "consenso" para renovar SIRESP

A Altice Portugal vai enviar esta sexta-feira a proposta técnico operacional para a prorrogação por 18 meses do serviço da rede de comunicações de emergência SIRESP, disse esta quinta-feira fonte oficial da empresa à Lusa. Na …

Governo admite chamar Catarina Martins para negociar (mas acredita que BE e PSD têm uma aliança tácita)

A antiga geringonça já não volta a ser o que era, depois de o Bloco de Esquerda ter votado contra a proposta do Governo no último Orçamento do Estado. Ainda assim, António Costa vai voltar …

Nova técnica pode ajudar a prever erupções vulcânicas com anos de antecedência

Uma equipa de cientistas desenvolveu uma nova técnica de alerta precoce, baseada em dados de satélite, que poderia ser usada para prever erupções vulcânicas com anos de antecedência. Com a ajuda de dados de satélite, cientistas …

Governo quer aumentar salário mínimo em 40 euros em 2022

No próximo ano, o salário mínimo nacional deverá subir cerca de 40 euros - um aumento de 6% face aos atuais 665 euros. Este aumento elevaria o montante para 705 euros por mês. De acordo com …

Três mísseis atingem aeroporto de Bagdad onde estão tropas dos Estados Unidos. Não há feridos

Três mísseis atingiram esta quinta-feira o aeroporto de Bagdad, onde se situa uma base militar onde estão estacionados soldados norte-americanos, tendo provocado um ferido iraquiano, revelaram fontes da segurança citadas pela AFP. Os projéteis atingiram a …

História no Planeta Vermelho. Perseverance conseguiu transformar dióxido de carbono em oxigénio

O rover Perseverance, da NASA, conseguiu converter dióxido de carbono em oxigénio. Este grande passo abre caminho à exploração humana do Planeta Vermelho. O MOXIE (Mars Oxygen In-Situ Resource Utilization Experiment), um instrumento a bordo do …

Radiotelescópio encontrou a sua primeira estrela morta giratória. É um "farol cósmico gigante"

Com a ajuda de um radiotelescópio de baixa frequência na Austrália, uma equipa de astrónomos descobriu um pulsar - uma estrela de neutrões densa que gira rapidamente, enviando ondas de rádio para o cosmos. Pela primeira, …