Pandemia gera corrida mundial por cobaias geneticamente modificadas

theglobalpanorama / Flickr

O Jackson Laboratory, nos Estados Unidos, tem registado uma enorme procura por cobaias de laboratório geneticamente modificadas para que pudessem ser utilizadas em procedimentos experimentais que visam combater a covid-19. 

O instituto Fiocruz Minas, no Brasil, é um dos nomes que consta na lista do laboratório norte-americano: em meados de abril, pediu três casais de ratos de laboratório modificados geneticamente, um dos poucos do mundo capazes de serem infetados pelo novo coronavírus, conta a emissora britânica BBC.

A enorme procura pelos “ratinhos” do Jackson Laboratory acontece porque a cobaias normais não são suscetíveis ao vírus que causa a covid-19 – por isso, os “ratinhos” de laboratório comuns são quase totalmente inúteis na luta contra a pandemia.

Mesmo em contacto direto com o agente patogénico, a probabilidade de estes animais ficarem doentes com o vírus é muito pequena.

Por isso, o k18-hACE2, como foi batizada a variante genética vendida pelo laboratório, foi modificado especialmente para conseguir ser infetado pelo Sars-Cov-2 — e, por isso, tornou-se num ingrediente fundamental nos estudos que estão a ser levados a cabo.

A lista de interessados nestes espécimes é grande, uma vez que este laboratório norte-americano é um dos únicos do mundo a produzir estes animais numa escala comercial.

A emissora britância explica ainda que as cobaias modificadas geneticamente receberam o gene humano para o recetor ECA2, proteína que é a principal porta de entrada do novo coronavírus, que surgiu na China em dezembro passado, nas células humanas.

O Sars-Cov-2 liga-se à proteína ECA2, que fica na superfície da célula, como se tratasse de uma chave numa fechadura, facilitando a sua entrada. Depois de entrar no organismo humano,  o vírus utiliza a estrutura celular para se reproduzir, depois destrói-a e passa a infetar outras células, usando-as como uma “fábrica” de novos vírus.

A pandemia do novo coronavírus já causou a morte a pelo menos 584.355 pessoas e infetou mais 13,5 milhões em todo o mundo, desde dezembro, segundo a AFP.

ZAP // BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Euro 2020: seleções da casa em desvantagem na primeira jornada

Nove seleções jogaram no seu país, até agora. Mas somente três ganharam o respetivo jogo. Portugal contribuiu para estragar as festas caseiras. Num Europeu estranho e inédito, que decorre em muitos países, muitas seleções jogam em …

Tribunal europeu condena Portugal a indemnizar recluso por falta de internamento psiquiátrico

O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos condenou o Estado português a pagar uma indemnização de 14 mil euros a um recluso por ter cumprido pena de prisão sem internamento psiquiátrico a que tinha sido condenado. A …

França acaba com máscara no exterior (e Espanha vai pelo mesmo caminho)

Em França, o uso de máscara na rua deixa de ser obrigatório a partir de quinta-feira. Espanha deverá seguir o mesmo caminho "em breve". O uso de máscara no exterior deixa de ser obrigatório em França …

Swissport em Lisboa para tentar comprar a Groundforce

O acionista maioritário da Groundforce, que está a tentar vender a sua participação na empresa de handling, encontra-se agora a negociar com os suíços da Swissport. Depois de o fundo espanhol Atitlan se ter afastado e …

BdP prevê taxa de desemprego de 7,2% e crescimento económico de 4,8%

O Banco de Portugal (BdP) prevê que a taxa de desemprego atinja 7,2% em 2021, recuando para 7,1% em 2022 e 6,8% em 2023, e que o emprego cresça 1,3% este ano. No Boletim Económico de …

Finlândia 0-1 Rússia | Miranchuk recoloca russos na corrida

A anfitriã Rússia conseguiu hoje uma determinante vitória na luta pelo apuramento para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao bater a Finlândia por 1-0, em São Petersburgo. No primeiro jogo da segunda jornada …

Nove militares da GNR acusados de tortura

O Ministério Público (MP) do Porto acusou nove militares da GNR dos crimes de tortura e outros tratamentos cruéis, degradantes ou desumanos e sequestro agravado. O Ministério Público (MP) do Porto acusou nove militares da GNR, …

Costa garante que Lisboa terá o mesmo tratamento que os outros concelhos

Esta quarta-feira, num dia em que Portugal registou 1.350 novos casos ( 928 dos quais na região de Lisboa e Vale do Tejo), o primeiro-ministro afirmou que a capital terá o mesmo tratamento que os …

Salgado disposto a pagar à massa falida do GES para ficar isento de cumprir pena

Ricardo Salgado está disposto a pagar à massa falida do GES para ser dispensado de cumprir pena no processo que o irá julgar por três crimes de abuso de confiança, segundo a contestação da defesa …

PJ detém 12 pessoas por suspeitas de corrupção na Câmara de Loures

Entre os detidos pela Polícia Judiciária (PJ) estão dois empreiteiros, um arquiteto, um empresário ligado a uma obra particular e oito fiscais. Através da Unidade Nacional de Combate à Corrupção e no âmbito de inquérito dirigido …