Descobertas acidentalmente ossadas humanas com mil anos enterradas duas vezes

Uma equipa de investigadores do Instituto Politécnico Nacional do México descobriu restos mortais de antigos indígenas que datam do ano de 1100 d.C..

Fósseis humanos com cerca de mil anos foram encontrados na praia de El Conchalito, na cidade de La Paz, no México. A descoberta foi feita acidentalmente por uma equipa de investigadores e os resultados foram publicados esta semana na página do Instituto Politécnico Nacional do México (IPN).

Segundo a TVI24, a descoberta aconteceu por acaso quando um dos investigadores do Instituto estava naquela praia a estudar o fenómeno da maré vermelha na região. Foi nesse momento que Ignacio Leyva Valencia se deparou com uma cabeça humana enterrada, alertando de imediato o Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH).

Segundo informou o Instituto numa nota divulgada esta semana, assim que o investigador do INAH, Alfonso Rosales Lopez, e o investigador do Museu de Antropologia e História, Quintin Muñoz Garayzar, chegaram ao local, fizeram escavações de modo a resgatar as ossadas.

Depois de analisares os corpos exumados, os especialistas determinaram que os restos mortais pertenciam a dois indivíduos californianos do tempo pré-hispânico, com idades que deveriam variar entre os 16 e os 25 anos.

Além disso, as análises revelaram ainda que os corpos foram enterrados duas vezes, uma espécie de ritual realizado pelos antigos habitantes daquela região, seis a oito meses depois do primeiro enterro. Segundo as estimativas dos investigadores, os corpos foram enterrados por volta do ano 1100 d.C..

Entretanto, as ossadas encontradas por acaso foram enviadas para o Laboratório Antropológico do INAH, no Museu Regional de Antropologia e História de La Paz, para que sejam novamente analisadas com maior precisão e posteriormente conservadas.

ZAP // RT

PARTILHAR

RESPONDER

Concelho de Portalegre registou o seu primeiro caso (e revela "segredo" para combater pandemia)

Um comportamento recatado e os habitantes sempre alerta com "o bicho" são apontados como os "segredos" que têm "protegido" Fronteira (Portalegre) da covid-19, que só esta semana registou o primeiro infetado desde o início da …

Rio de Janeiro vai ter "réveillon" com espetáculos e fogo de artifício (mas sem público)

O Rio de Janeiro encerrará 2020 com espetáculos e concertos ao vivo em seis palcos montados na cidade brasileira, mas aos quais o público não terá acesso devido à pandemia. Apenas poderá vê-los nas redes …

GP de Portugal. Há 14 casos de covid-19 em equipas de Fórmula 1

Em conferência de imprensa, a Proteção Civil do Algarve revelou que foram identificados 14 casos de covid-19 entre pilotos e staff de equipas da Fórmula 1 que estiveram em Portimão. Foram identificados 14 casos de covid-19 …

Islâmicos "têm o direito" de matar franceses. Twitter retira comentário de ex-primeiro-ministro da Malásia

A rede social Twitter retirou um comentário controverso do antigo primeiro-ministro malaio ​​​​​​​Mahathir Mohamad, relativo ao debate desencadeado pelas palavras do Presidente francês, Emmanuel Macron, sobre o islão. Numa série de mensagens, em que Mahathir Mohamad …

Governo pondera decretar recolher obrigatório e restrições em mais municípios

O Governo está a avaliar avançar com o recolhimento obrigatório e alargar as restrições impostas em Paços de Ferreira, Felgueiras e Lousada a mais municípios, recusando, no entanto, um novo confinamento geral, disse hoje o …

Gigante americana Walmart retira (temporariamente) armas e munições das prateleiras

A gigante de distribuição norte-americana Walmart decidiu retirar temporariamente armas e munições das prateleiras das suas lojas, anunciou na quinta-feira um porta-voz da cadeia. A medida preventiva foi tomada a cinco dias de uma eleição presidencial …

BE afasta para já estado de emergência e defende requisição civil na saúde

A coordenadora do BE afastou para já a necessidade de um novo estado de emergência e defendeu que o Governo utilize toda a capacidade instalada na saúde, se necessário recorrendo à requisição civil dos setores …

Sismo de magnitude 7 abala Turquia e Grécia e provoca mini-tsunami. Pelo menos 4 pessoas morreram

Quatro pessoas morreram no oeste da Turquia, depois de um forte terramoto de magnitude 7 atingir o Mar Egeu na tarde desta sexta-feira. O abalo derrubou edifícios em áreas costeiras e fez pelo menos 120 …

EDP desiste de processo contra o Estado, mas vai levar tarifa social a Bruxelas

A EDP desistiu da litigância judicial com o Estado sobre a contribuição extraordinária sobre o setor energético (CESE), mas vai pedir à Comissão Europeia uma análise sobre o mecanismo de financiamento da tarifa social a …

"Fora com os pretos". Universidades e escolas de Lisboa vandalizadas com mensagens racistas

Várias universidades e escolas secundárias da região de Lisboa foram vandalizadas com mensagens de teor racista e xenófobo. "Viva a Europa Branca" ou "Fora com os pretos" são algumas das frases escritas. Várias pessoas denunciaram esta …