Descobertas acidentalmente ossadas humanas com mil anos enterradas duas vezes

Uma equipa de investigadores do Instituto Politécnico Nacional do México descobriu restos mortais de antigos indígenas que datam do ano de 1100 d.C..

Fósseis humanos com cerca de mil anos foram encontrados na praia de El Conchalito, na cidade de La Paz, no México. A descoberta foi feita acidentalmente por uma equipa de investigadores e os resultados foram publicados esta semana na página do Instituto Politécnico Nacional do México (IPN).

Segundo a TVI24, a descoberta aconteceu por acaso quando um dos investigadores do Instituto estava naquela praia a estudar o fenómeno da maré vermelha na região. Foi nesse momento que Ignacio Leyva Valencia se deparou com uma cabeça humana enterrada, alertando de imediato o Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH).

Segundo informou o Instituto numa nota divulgada esta semana, assim que o investigador do INAH, Alfonso Rosales Lopez, e o investigador do Museu de Antropologia e História, Quintin Muñoz Garayzar, chegaram ao local, fizeram escavações de modo a resgatar as ossadas.

Depois de analisares os corpos exumados, os especialistas determinaram que os restos mortais pertenciam a dois indivíduos californianos do tempo pré-hispânico, com idades que deveriam variar entre os 16 e os 25 anos.

Além disso, as análises revelaram ainda que os corpos foram enterrados duas vezes, uma espécie de ritual realizado pelos antigos habitantes daquela região, seis a oito meses depois do primeiro enterro. Segundo as estimativas dos investigadores, os corpos foram enterrados por volta do ano 1100 d.C..

Entretanto, as ossadas encontradas por acaso foram enviadas para o Laboratório Antropológico do INAH, no Museu Regional de Antropologia e História de La Paz, para que sejam novamente analisadas com maior precisão e posteriormente conservadas.

ZAP // RT

PARTILHAR

RESPONDER

Pentágono escolheu Microsoft para guardar os dados. Amazon contesta o contrato de 10 mil milhões de dólares

A Amazon anunciou esta sexta-feira que vai contestar a atribuição por parte do Pentágono de um contrato de armazenamento de dados 'online' (nuvem) no valor de 10 mil milhões de dólares à Microsoft. "Muitos aspetos do …

Queriam definir cidade à francesa, mas Marcelo não concordou e fez-se ouvir na Academia

A Academia Francesa apresentou, esta quinta-feira, ao Presidente português a nova definição da palavra cidade, mas Marcelo não esteve inteiramente de acordo, causando, segundo o próprio, um dos debates mais intensos dos mais de 350 …

Bolsonaro vai criar um partido "pobre, sem dinheiro, sem televisão". Quem for para lá, vai por amor

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, afirmou na quinta-feira que os parlamentares que o acompanharem na mudança para o Aliança pelo Brasil, o seu novo partido, apenas o farão por amor, já que terá poucos recursos …

"Solução razoável". Marcelo promulga já aumento do salário mínimo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai promulgar já esta sexta-feira o diploma que estabelece um aumento do salário mínimo nacional para 635 euros em 2020, que considera "uma solução razoável, a pensar …

Filósofo francês diz aos homens para violarem mulheres. "Eu violo a minha todas as noites"

O filósofo e escritor francês Alain Finkielkraut afimrou na quarta-feira, durante um programa da TF1 sobre casos de violação divulgados pelos media, que diz aos homens para violarem as suas mulheres. "Eu violo a minha …

Ex-administrador da TAP Luís Rodrigues é o novo presidente da SATA

O antigo administrador da TAP Luís Rodrigues é o novo presidente da transportadora aérea açoriana SATA, informou hoje o executivo regional. "O presidente do Governo [Regional], Vasco Cordeiro, comunicou à Assembleia Legislativa o nome de Luís …

Mãe que deixou recém-nascido no caixote do lixo não quis abortar

A jovem cabo-verdiana, em prisão preventiva por suspeitas de ter abandonado o seu filho recém-nascido no lixo, teve a oportunidade de abortar, mas não quis. O Supremo Tribunal de Justiça rejeitou, esta quinta-feira, o pedido de …

Face Oculta. MP pede 12 anos e 10 meses para Manuel Godinho

O Ministério Público (MP) defendeu esta sexta-feira a aplicação de uma pena única de 12 anos e 10 meses de prisão para o sucateiro Manuel Godinho, principal arguido do processo Face Oculta, durante a audiência …

Maioria acredita que Governo vai durar quatro anos

Uma sondagem da Aximage revela que a maioria das pessoas entrevistadas acredita que António Costa vai concluir a sua legislatura, mesmo com um Governo que consideram de "estrutura exagerada". Uma sondagem da Aximage para o Jornal …

Tecnologia usada em Marte ajuda a detectar fugas de água em Gaia

Um sistema "pioneiro em Portugal" que recorre a tecnologia usada em Marte, para detectar água, está a ser utilizada pela empresa municipal Águas de Gaia, em Vila Nova de Gaia, para detectar fugas no sistema …