/

Descobertas acidentalmente ossadas humanas com mil anos enterradas duas vezes

Uma equipa de investigadores do Instituto Politécnico Nacional do México descobriu restos mortais de antigos indígenas que datam do ano de 1100 d.C..

Fósseis humanos com cerca de mil anos foram encontrados na praia de El Conchalito, na cidade de La Paz, no México. A descoberta foi feita acidentalmente por uma equipa de investigadores e os resultados foram publicados esta semana na página do Instituto Politécnico Nacional do México (IPN).

Segundo a TVI24, a descoberta aconteceu por acaso quando um dos investigadores do Instituto estava naquela praia a estudar o fenómeno da maré vermelha na região. Foi nesse momento que Ignacio Leyva Valencia se deparou com uma cabeça humana enterrada, alertando de imediato o Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH).

Segundo informou o Instituto numa nota divulgada esta semana, assim que o investigador do INAH, Alfonso Rosales Lopez, e o investigador do Museu de Antropologia e História, Quintin Muñoz Garayzar, chegaram ao local, fizeram escavações de modo a resgatar as ossadas.

Depois de analisares os corpos exumados, os especialistas determinaram que os restos mortais pertenciam a dois indivíduos californianos do tempo pré-hispânico, com idades que deveriam variar entre os 16 e os 25 anos.

Além disso, as análises revelaram ainda que os corpos foram enterrados duas vezes, uma espécie de ritual realizado pelos antigos habitantes daquela região, seis a oito meses depois do primeiro enterro. Segundo as estimativas dos investigadores, os corpos foram enterrados por volta do ano 1100 d.C..

Entretanto, as ossadas encontradas por acaso foram enviadas para o Laboratório Antropológico do INAH, no Museu Regional de Antropologia e História de La Paz, para que sejam novamente analisadas com maior precisão e posteriormente conservadas.

ZAP // RT

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.