ONU quer chegar aos 3 milhões que não sabem que têm tuberculose

Carol Garcia / AGECOM / GOVBA

-

Quase nove milhões de pessoas são infetadas com tuberculose todos os anos, mas cerca de três milhões não chegam aos serviços de saúde, por falta de acesso ou de diagnóstico, alerta a Organização Mundial de Saúde.

“Alcancemos os três milhões” é o lema da campanha da Organização Mundial de Saúde (OMS) para o Dia Mundial da Tuberculose, que se assinala no dia 24 de março.

“Estimamos que anualmente ocorram entre 8,6 e 9 milhões de casos de tuberculose. Os sistemas de saúde dos países notificam [à OMS] cerca de seis milhões, isso quer dizer que outros três ficam sem detetar“, informou hoje em conferência de imprensa Mario Raviglione, diretor do departamento dedicado à doença na OMS.

Além disso, acrescentou, dos seis milhões detetados estima-se que entre 450 mil e 500 mil sejam casos de tuberculose multirresistente (MDR-TB, na sigla em inglês). Destes, apenas 90 mil são diagnosticados, “o que é muito alarmante, porque é um número muito baixo”, alertou o especialista.

A OMS declarou no ano passado que a MDR-TB era uma “crise sanitária” e deveria ser abordada “com urgência”, recordou hoje Raviglione.

“Sem diagnóstico, a medicina é cega”

A agência da ONU para a saúde aplicou em 27 países em desenvolvimento o programa EXPAND TB, que visa melhorar as técnicas de deteção e diagnóstico da tuberculose em general e da multirresistente em particular.

Este programa permite que o diagnóstico se faça em duas horas, e não em dois meses como acontece em vários países, especialmente os mais pobres, que têm apenas um laboratório central ou que têm de enviar as amostras para outro país. Segundo os primeiros resultados, nos países onde o projeto está em vigor, triplicou o número de casos detetados.

“Sem diagnóstico, a medicina é cega. O projeto EXPAND TB é crucial para aumentar a capacidade de detetar tuberculose multirresistente”, disse, por seu lado, Catherina Boehme, diretora executiva do FIND’s, uma organização não-governamental que participa no projeto.

Os 27 países onde o programa foi aplicado representam 40% dos casos estimados de tuberculose multirresistente no mundo. Até agora, o projeto teve “enormes resultados”, já que mais de 30% dos casos de MDR-TB detetados no mundo em 2012 resultaram do EXPAND TB.

Perante estes resultados, a OMS pede à comunidade internacional mais fundos para financiar o projeto na sua estrutura atual de 92 laboratórios e poder expandi-lo para alcançar os três milhões de casos no mundo que continuam fora dos sistemas de saúde.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas conseguiram manter tecido cerebral de cobaias vivo durante semanas

Cientistas japoneses conseguiram manter partes de tecido cerebral de cobaias vivas e viáveis durante 25 dias, isoladas numa cultura, graças a um novo método. De acordo com o Science Alert, a chave para o sucesso foi …

Arqueólogos descobrem 25 sítios que comprovam presença militar romana no Norte e na Galiza

Investigadores portugueses e galegos descobriram 25 novos sítios no Norte de Portugal e na Galiza que “comprovam arqueologicamente” a presença militar romana nos dois territórios, correspondendo a maioria dos locais a “acampamentos militares”, revelou hoje …

EUA poderão manter alguns efetivos na Síria para proteger poços de petróleo

Os EUA planeiam deixar alguns efetivos no nordeste da Síria para proteger instalações petrolíferas e garantir o combate contra um possível ressurgimento do grupo extremista Estado Islâmico (EI), disse hoje o secretário de Defesa dos …

Polícias realizam manifestação conjunta em Lisboa a 21 de novembro

Elementos da PSP e da GNR realizam a 21 de novembro, em Lisboa, uma manifestação conjunta para exigirem ao novo Governo "a resolução rápida" dos problemas que ficaram por resolver na anterior legislatura. Com o lema …

Sérvia punida por racismo no jogo com Portugal

A UEFA condenou nesta segunda-feira a Sérvia a disputar o próximo jogo da fase de qualificação para o Euro 2020 à porta fechada, por manifestações racistas na partida com Portugal, disputada em Belgrado, que terminou …

Juve Leo lança críticas à direção: Um clube sem rumo e que precisa de bodes expiatórios

Depois de o Sporting rescindir os protocolos com a Juventude Leonina e com o Diretivo Ultras XXI devido à "escalada de violência" recente, a Juve Leo reagiu em comunicado com duras críticas à direção de …

Um terço dos fogos deste ano tiveram como causa queima e queimadas

Um terço dos incêndios florestais registados este ano e investigados tiveram como causa queimadas e queimas, revela o último relatório do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). O relatório provisório de incêndios rurais, …

De Nova Iorque a Sydney em 19 horas. Avião da Qantas bate recorde

O primeiro voo comercial direto entre as cidades de Nova Iorque e Sydney, com mais de 19 horas, terminou, este domingo, na cidade australiana. O teste realizado pela companhia aérea Qantas faz parte do Project Sunrise, …

Marcelo ficou "muito impressionado" pela destruição do furacão Lorenzo nos Açores

O Presidente da República visitou, este domingo, o porto das Lajes das Flores, que ficou destruído após a passagem do furacão Lorenzo pelos Açores, mostrando-se "muito impressionado" pela destruição "massiva". "Muito impressionado com aquilo que foi …

Sporting é o terceiro clube com mais jogadores da formação espalhados pela Europa

O Sporting é o terceiro clube com mais jogadores da sua formação a atuarem nas ligas europeias e o emblema português mais representado nas 'big 5', segundo o observatório de futebol do Centro Internacional de …