ONU condena projeto de lei turco que perdoa agressões sexuais a menores

Matt McGee / Flickr

-

A ONU manifestou esta segunda-feira a sua “profunda preocupação” sobre um projeto de lei entregue no Parlamento turco que permite, em certos casos, anular uma condenação por agressão sexual a menor se o agressor casar com a vítima.

“Essas formas abjetas de violência contra crianças são crimes que devem ser punidos como tal e o superior interesse da criança deve prevalecer em qualquer caso”, disse à agência France Presse Christophe Boulierac, porta-voz da UNICEF, Fundo das Nações Unidas para a Infância.

“A UNICEF está profundamente preocupada com o projeto de lei (…) que introduz uma espécie de amnistia para os culpados de abusos sobre crianças”, acrescentou.

O Parlamento turco já se pronunciou na quinta-feira à noite sobre o texto, mas este será alvo de uma segunda votação nos próximos dias e pode abranger três mil pessoas se for adotado.

A medida pode suspender a condenação de uma pessoa por agressão sexual a um menor, cometida antes de 11 de novembro de 2016, se o autor dessa agressão casar com a vítima. A medida será aplicada só uma vez e de forma retroativa, indicou na sexta-feira o primeiro-ministro, Binali Yildirim.

“Apelamos a todos os membros da Assembleia para fazem o possível para proteger as crianças na Turquia destes crimes odiosos”, pediu o porta-voz da UNICEF.

Face à controvérsia causada pelo texto, da autoria do Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AKP), no poder, o primeiro-ministro pediu negociações com a oposição sobre o projeto.

Em defesa do texto, o ministro da Justiça, Bekir Bozdag, afirmou que “os casamentos precoces são infelizmente uma realidade” e que a medida visa “proteger as crianças”, só se aplicando nos casos em que a “agressão sexual” for cometida “sem uso da força, ameaça ou qualquer forma de coação”.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Parlamento Europeu aprova novo estatuto do Provedor de Justiça

O Parlamento Europeu aprovou o novo estatuto do Provedor de Justiça Europeu que vai passar a trabalhar com novas regras, podendo avançar com os próprios inquéritos, prevendo-se também no novo regulamento medidas de proteção para …

Fernando Santos: "Estava a dizer à equipa para se chegar à frente"

Explicação do selecionador nacional, que esteve muito agitado durante os últimos minutos do Portugal-França. Uma primeira parte "excelente" e uma decisão duvidosa da equipa de arbitragem que alterou o resultado perto do intervalo. Fernando Santos começou …

Alemanha 2-2 Hungria | Goretzka salva germânicos no fim

Uma Alemanha impiedosa ao atrevimento da Hungria rendeu hoje um empate a duas bolas, selando a qualificação germânica para os ‘oitavos’ do Euro2020 e a despedida dos magiares no quarto e último lugar do Grupo …

Quase 900 funcionários dos Serviços Secretos dos EUA contraíram covid-19

Aproximadamente 900 funcionários dos Serviços Secretos dos Estados Unidos (EUA) testaram positivo para o coronavírus, de acordo com registos do governo obtidos por um grupo de vigilância. De acordo com os registos, obtidos pela Citizens for …

Portugal 2-2 França | Jogo louco vale empate com sabor a oitavos

A seleção portuguesa de futebol qualificou-se hoje para os oitavos de final do Euro2020, ao empatar 2-2 com a campeã mundial França, em encontro da terceira jornada do Grupo F do Euro2020, na Puskás Arena, …

Em 2020, mais de 8.500 crianças foram usadas como soldados

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), no ano passado, mais de 8.500 crianças foram usadas como soldados e quase 2.700 foram mortas devido à proximidade com vários conflitos existentes em todo o …

Portugal vs França: seleção empata 2-2 e está nos oitavos do Euro!

A seleção de Portugal jogou esta quarta-feira contra a França, num encontro que podia significar o apuramento para os Oitavos de Final do Euro 2020 ou o regresso a casa mais cedo e sem glória. …

Rússia nega investimento em IA para criação de microchips cerebrais

A Rússia negou as alegações de que estaria a investir em Inteligência Artificial que permitiria aos humanos controlar carros, aviões e usinas nucleares através de microchips implantados nos seus cérebros. O diário Kommersant relatou na terça-feira …

Bombeiro que socorreu a princesa Diana após o acidente revela as suas últimas palavras

Quase 24 anos depois da morte da princesa Diana, o chefe dos bombeiros que esteve no local na noite do acidente em Paris, revelou as suas últimas palavras. Amada por todo o mundo, a princesa do …

China inicia nova edição do festival de carne de cão em Yulin

Coincidindo com o solstício de verão, iniciou na segunda-feira em Yulin, no sul da China, o festival em que os participantes comem carne de cão. Segundo os moradores daquela zona, as autoridades suspenderam recentemente as viagens …