O segredo para combater a queda de cabelo está num açúcar

Uma equipa de cientistas encontrou um açúcar natural que reverte a queda de cabelo e não apresenta efeitos secundários.

Enquanto trabalhavam num projeto de cicatrização de feridas, os investigadores observaram que o cabelo à volta das feridas tratadas crescia mais rapidamente do que nas áreas não tratadas.

Atualmente, um dos poucos tratamentos que existe para esta situação é o minoxidil. Embora seja mais eficaz nos homens mais novos, pode apresentar efeitos secundários desagradáveis.

Segundo o ZME Science, após uma análise mais aprofundada, a equipa descobriu que o açúcar 2-Deoxi-D-ribose (2dDR), que é produzido naturalmente pelo corpo humano, foi responsável pelo crescimento do cabelo observado nos ratinhos.

Num novo estudo, publicado o mês passado no Frontiers in Pharmacology, os investigadores utilizaram ratinhos com queda de cabelo induzida por testosterona.

Os ratos foram divididos em grupos: um grupo de controlo, um grupo tratado com minoxidil, um grupo tratado com 2dDR e uma combinação de 2dDR e minoxidil.

Após vinte dias, os ratinhos tratados com 2dDR mostraram um crescimento de cabelo semelhante aos tratados com minoxidil e apresentaram um aumento dos vasos sanguíneos, do comprimento dos folículos pilosos e da densidade.

O tratamento também aumentou a quantidade de cabelo na fase anagénica (crescimento), que é importante para manter a densidade do cabelo.

“Este açúcar é natural, barato e estável e demonstrámos que pode ser administrado a partir de uma variedade de géis ou pensos. Isto faz com que seja um candidato atrativo para continuar a explorar no tratamento da queda de cabelo nos homens”, explica o coautor do estudo, Muhammed Yar.

Por fim, os cientistas acreditam que o 2dDR regula positivamente o fator de crescimento endotelial vascular, conhecido por promover o crescimento do cabelo. Além de ser uma alternativa natural ao minoxidil, também pode ser promissor no tratamento da queda de cabelo induzida pela quimioterapia.

A investigação ainda é muito precoce, no entanto, este tratamento dá uma nova abordagem à resolução do problema que afeta muitos homens e os deixa inseguros,  tanto ao nível da sua auto-imagem como da confiança.

Soraia Ferreira, ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.