Só observamos o passado. Tudo o que vemos tem um atraso de 15 segundos

7

Por mais estranho que pareça, o presente é impossível de observar: quando olhamos para algo ou alguém, não o vemos como está no momento presente, mas com um desfasamento temporal de 15 segundos.

Um novo estudo da Universidade de Berkeley, na Califórnia, revela que o nosso cérebro demora 15 segundos até nos mostrar o mundo real.

Por ser demasiado lento a processar em tempo real a enorme quantidade de estímulos visuais que recebe continuamente, o órgão não nos mostra a última imagem em tempo real, mas sim uma versão anterior da mesma.

Muito resumidamente, em vez de nos apresentar aquilo que está realmente a acontecer, o nosso cérebro recupera uma série de imagens passadas para nos apresentar o que estamos a ver no presente.

Este mecanismo é conhecido como “campo de continuidade”, uma função percetiva em que o nosso cérebro funde o que vê de forma consistente para nos dar uma sensação de estabilidade visual, explica o ABC.

“Se os nossos cérebros estivessem sempre a atualizar em tempo real, o mundo seria um lugar irritante, com constantes flutuações de sombras, luz e movimento, e sentir-nos-íamos como se estivéssemos a alucinar o tempo todo”, detalhou David Whitney, co-autor do artigo científico publicado na Science Advances.

A experiência que permitiu à equipa chegar a esta conclusão contou com a participação de, aproximadamente, 100 pessoas.

Durante o processo experimental, foi pedido aos voluntários que vissem um vídeo de 30 segundos onde lhes eram mostrados rostos que iam sofrendo alterações, sendo que nenhuma das caras tinha cabelos ou barbas.

Foi então pedido a cada participante que identificasse o último rosto que tinha visto no final de cada clipe — e a grande maioria acabou por identificar a cara que tinha surgido no meio do filme, e não a última.

Os nossos cérebros estão a procrastinar. Dá muito trabalho atualizar imagens constantemente, então os processos de reconhecimento socorrem-se de imagens do passado, porque é um bom preditivo do presente. Reciclamos informações antigas porque é mais rápido, mais eficiente e menos trabalhoso para o cérebro”, rematou.

ZAP //

7 Comments

  1. Aldrabice! Para interpretar, e outras coisas, levamos algum tempo mas nas coisas importantes para a nossa vida corrente é muito mais rápido!
    Vemos o carro que não parou no Stop numa fração de segundo, e reagimos nuns décimos de segundo, mas não fixamos a cor, modelo, etc. (aí precisamos de muitas imagens e de correlações a nível cerebral).
    Nunca teriamos a mínima chance se levassemos alguns segundos a reagir quando um leão salta de uma moita para nos comer!

  2. Então como se explica os desportos? Estariamos constatemente a falhar! Como se explica apanhar um objecto em pleno ar?
    Etc etc…
    Este pessoal quer é “aparecer”

  3. ????? Então como é que me desvio do carro que não parou no stop???? O carro atropela me, e só passado 15 segundos é que me apercebo que estou debaixo da roda do mesmo hahahahaha

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.