/

O que são as “luzes misteriosas” vistas no céu da Europa?

2

CV

Starlink, projeto da SpaceX

Fenómeno avistado consiste na constelação de milhares de pequenos satélites que irão orbitar a altitudes entre os 450 e os 1200 quilómetros.

Uma linha de estranhas luzes foi avistada nos céus de Espanha na noite de segunda-feira, cobrindo sobretudo a área correspondente a Zaragoza, Bilbao e Barcelona. Apesar de recorrentes episódios de avistamento de balões, como aconteceu nos Estados Unidos, Canadá ou Ucrânia, este caso é distinto.

As luzes em causa pertencem aos satélites Starlink, lançados pela empresa SpaceX, de Elon Musk. Tal como evidenciam as imagens captadas pelos cidadãos, as luzes formavam uma linha quase perfeita, causando a surpresa de muitos.

“As luzes não passam de satélites artificiais. Nos dias que se seguiram ao seu lançamento, os satélites poderiam ser vistos à noite a formar uma linha. Com o tempo, estes satélites tendem a separar-se uns dos outros e a linha deixa de estar visível”, explicou José Maria Madiedo, investigador do Instituto de Astrofísica da Andaluzia e responsável pelo Smart Project, iniciativa que visa monitorizar de forma contínua os ceús para gravar e estudar o impacto na atmosfera.

“A SpaceX planeia lançar novos satélites mais tarde, por isso é previsível que avistamentos deste género se repitam“, antecipou o especialista.

Tal como explica o jornal Sur, o Starlink é um projeto do multimilionário Elon Musk que consiste na constelação de milhares de pequenos satélites que irão orbitar a altitudes entre os 450 e os 1200 quilómetros. O seu objetivo é providenciar cobertura de internet para diferentes áreas, tais como a científica, a civil e a militar.

Os satélites detêm quatro antenas que otimizam a sua performance e pesam 260 quilos. Na fase final das suas vidas, os satélites “desorbitam-se” sem interferir com os restantes satélites que compõem a rede. Lançados num com conjunto de 60, as estruturas afastam-se ao longo do tempo e só são visíveis ao anoitecer e ao amanhecer.

Apesar do propósito com que foram criados e lançados para o espaço, os satélites já motivaram queixas dos astrónomos. De acordo com membros da comunidade científica, alguns dos grandes painés solares dos satélites estão a refletir a luz solar para a Terra e a dificultar o estudo do Espaço.

ZAP //

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.