ZAP // NightCafe Studio

A computação quântica inspirada no Gato de Schrödinger ficou 160 vezes mais fiável graças a uma nova descoberta.
A empresa de computação quântica Alice & Bob melhorou a fiabilidade dos seus cat bits quânticos (qubits), ao comprimir os seus estados probabilísticos.
Os cientistas da A&B, que prometem melhorar a fiabilidade e vida útil dos computadores quânticos e abrir caminho para uma tecnologia muito mais precisa, publicaram recentemente os resultados do seu estudo no arXiv.
Como escreve a Live Science, tem havido um esforço especial para suprimir as taxas de erro associadas à inversão de bits (quando um qubit alterna as probabilidades de medir 0 ou 1). Os cientistas têm-se deparado com um aumento dos erros associados à mudança de fase (quando um qubit muda as suas probabilidades de ser positivo ou negativo).
Os “qubits cat” são um tipo de qubit que imita o princípio da sobreposição do Gato de Schrödinger – uma experiência de pensamento que postula que um gato numa caixa com um veneno ativado aleatoriamente pode ser considerado simultaneamente vivo e morto até ser diretamente observado.
Investigações anteriores da empresa Alice & Bob demonstraram que os seus qubits atingiam um tempo de vida de 138 milissegundos.
Agora, a nova técnica delineou uma forma nunca antes vista de estabilizar os qubits cat, com uma proteção contra a mudança de fase de até 160 vezes superior – o que equivale a um tempo de vida de 22 segundos para os qubits cat. Ou seja, este Gato de Schrödinger ficou 160 vezes menos trapaceiro.
Como detalha a Live Science, a equipa conseguiu este resultado comprimindo os estados quânticos dos qubits cat de modo a que houvesse uma menor sobreposição entre os dois estados.
A técnica demonstrada nesta investigação é especialmente útil, uma vez que não requer quaisquer modificações na conceção do circuito. A “compressão” dos cat qubits tornará, portanto, a correção de erros menos intensiva em termos de recursos do que os métodos anteriores.
Espera-se que estas descobertas venham a ter aplicações práticas em domínios como a química e a ciência dos materiais.