Um dos ecossistemas mais isolados do mundo ganhou um novo “rei”

(dr) Mihai Baciu / GESS LAB / Mangalia

A centopeia troglobite Cryptops speleorex

Cientistas identificaram o maior animal de sempre já descoberto na caverna de Movile, no sudeste da Roménia. Foi batizado de “rei da caverna”.

A caverna de Movile, no sudeste da Roménia, foi descoberta em 1986 e, para além de estar imersa na escuridão, o ar é denso e repleto de gases venenosos. Apesar de tudo, existe vida dentro dela e, agora, conta o Science Alert, cientistas identificaram a maior criatura de sempre já encontrada neste local.

Trata-se de uma centopeia troglobite, que recebeu o nome de Cryptops speleorex e que cresce até 52 milímetros de comprimento e é a 35.ª espécie endémica encontrada nesta caverna romena.

“A centopeia que descrevemos é um predador venenoso, de longe o maior dos animais já encontrados nesta caverna. Pensando na sua posição superior neste sistema subterrâneo, decidimos chamar a espécie Cryptops speleorex, que pode ser traduzido como ‘rei da caverna'”, explicaram os investigadores, cujo estudo foi publicado a 16 de dezembro, na revista científica ZooKeys.

Segundo o mesmo site, outras das criaturas já encontradas nas profundezas de Movile incluem escorpiões aquáticos, sanguessugas e aranhas minúsculas – todas dependentes dos nutrientes fornecidos pela oxidação de gases, incluindo metano e enxofre.

Esta caverna é o único ecossistema do mundo que conta com este tipo de quimiossíntese. Além disso, como não recebe qualquer luz há milhões de anos, muitos dos animais nas suas profundezas são cegos e completamente incolores.

Com cerca de metade do nível normal de oxigénio no ar e bastante sulfeto de hidrogénio, metano, amoníaco e dióxido de carbono, as deslocações dos investigadores à caverna têm de ser breves.

Apenas um pequeno número de cientistas a visita, até porque envolve uma descida de 20 metros por uma corda, escalar entre espaços apertados para chegar à caverna central e até mesmo nadar ao longo de canais submersos.

Filipa Mesquita, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Dever de neutralidade". Portugal não assinou carta contra a Hungria pelos direitos LGBTI

O Governo de António Costa está a ser duramente criticado por ter recusado subscrever uma carta assinada por 13 Estados-membros da União Europeia (UE) contra a Hungria, na defesa dos direitos LGBTI neste país. O …

Jogos de futebol emocionantes podem (literalmente) parar o coração

Um equipa de investigadores descobriu que um jogo de futebol emocionante, que deixa as pessoas stressadas ou zangadas, pode provocar um ataque cardíaco. Em 2014, a Alemanha venceu a Argentina na final do Campeonato Mundial de …

PSD aprovou lei que mantém libertação de presos

Num texto conjunto com o PS, no ano passado, o PSD propôs que a vigência do regime de perdão de penas no âmbito da covid-19 terminasse "na data a fixar em lei própria". O líder do …

Exoneração de encarregado da Câmara de Lisboa congelada. Falta divulgar relatório da auditoria

A exoneração do encarregado de proteção de dados, na sequência do envio de dados de manifestantes para várias embaixadas estrangeiras, só se irá materializar caso Fernando Medina garanta a aprovação em Reunião de Câmara. O Expresso …

Antecipada vacinação de idosos e funcionários de lares por vacinar

Os idosos e funcionários dos lares que estiveram infetados há mais de três meses vão ser vacinados contra a covid-19, antecipando para metade o prazo previsto para receberem a vacina, anunciou a task force da …

Não são só os humanos. As temíveis baleias assassinas também têm amigos íntimos

As baleias assassinas têm uma vida social muito parecida com a dos humanos. A observação de 22 animais durante 10 dias mostrou que estes contam com uma complexa teia de relacionamentos, incluindo amizades íntimas. As baleias …

Estudo revela que a Terra sofreu uma inclinação de 12 graus há 84 milhões de anos

Um novo estudo revelou que, há cerca de 84 milhões de anos, a Terra sofreu uma inclinação de 12 graus, contrariando a teoria de que o eixo de rotação do planeta tem sido estável nos …

Famosa teoria de Stephen Hawking sobre buracos negros confirmada

Usando ondulações no espaço-tempo causadas pela fusão de dois buracos negros distantes, uma equipa de cientistas conseguiu provar uma das teorias mais famosas de Stephen Hawking. A teoria da área do buraco negro, que Stephen Hawking …

Mayflower 2.0: um navio autónomo pilotado por IA está a refazer a viagem do original

Quatro séculos e uma pandemia depois de o Mayflower original ter zarpado do porto de Southampton, numa jornada histórica para a América, outro veículo pioneiro com o mesmo nome partiu para refazer a mesma viagem. O …

Halterofilista neozelandesa será a primeira atleta transgénero a competir nos Jogos Olímpicos

A neozelandesa Laurel Hubbard, de 43 anos, classificou-se para os Jogos Olímpicos de Tóquio na categoria acima de 87kg feminina (super pesadas) do levantamento de peso, tornando-se a primeira atleta transgénero a participar na competição. "Estou …