/

As novas fotografias de Júpiter parecem um quadro de Van Gogh

NASA / JPL-Caltech / SwRI / MSSS / Kevin M. Gill

Não, não é um quadro de Van Gogh. No entanto, as novas imagens de Júpiter, captadas pela sonda especial da NASA Juno, são muito parecidas com a “Noite Estrelada” do pintor holandês.

Desde que Juno chegou a Marte, em 2016, que circula com firmeza o enigmático gigante de gás. A cada sobrevoo próximo da sua órbita elíptica, traz-nos imagens impressionantes, como as que enviou de uma enorme mancha vermelha causada por uma gigante e perpétua tempestade gasosa.

Nestas novas imagens surge o hemisfério norte do planeta, completamente coberto de nuvens que giram em torno de um ponto numa região chamada Jet N6. Segundo o ScienceAlert, as fotografias foram tiradas a quase 13 mil quilómetros de distância das nuvens, no dia 8 de fevereiro.

Kevin M. Gill, do Jet Propulsion Laboratory (JPL) da NASA assumiu o importante papel de aprimorar a fotografia, melhorando as cores de modo a realçar a beleza estonteante da atmosfera misteriosa de Júpiter.

À CNN, Scott Bolton, investigador principal da Juno, afirmou que “já reescrevemos os livros didáticos sobre como a atmosfera de Júpiter funciona e sobre a complexidade e assimetria do seu campo magnético”.

Em junho de 2018, a NASA aprovou a permanência de Juno na órbita de Júpiter por mais de 41 meses, com o objetivo de cumprir os seus objetivos científicos. A missão tem financiamento garantido até 2022.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.