As novas fotografias de Júpiter parecem um quadro de Van Gogh

NASA / JPL-Caltech / SwRI / MSSS / Kevin M. Gill

Não, não é um quadro de Van Gogh. No entanto, as novas imagens de Júpiter, captadas pela sonda especial da NASA Juno, são muito parecidas com a “Noite Estrelada” do pintor holandês.

Desde que Juno chegou a Marte, em 2016, que circula com firmeza o enigmático gigante de gás. A cada sobrevoo próximo da sua órbita elíptica, traz-nos imagens impressionantes, como as que enviou de uma enorme mancha vermelha causada por uma gigante e perpétua tempestade gasosa.

Nestas novas imagens surge o hemisfério norte do planeta, completamente coberto de nuvens que giram em torno de um ponto numa região chamada Jet N6. Segundo o ScienceAlert, as fotografias foram tiradas a quase 13 mil quilómetros de distância das nuvens, no dia 8 de fevereiro.

Kevin M. Gill, do Jet Propulsion Laboratory (JPL) da NASA assumiu o importante papel de aprimorar a fotografia, melhorando as cores de modo a realçar a beleza estonteante da atmosfera misteriosa de Júpiter.

À CNN, Scott Bolton, investigador principal da Juno, afirmou que “já reescrevemos os livros didáticos sobre como a atmosfera de Júpiter funciona e sobre a complexidade e assimetria do seu campo magnético”.

Em junho de 2018, a NASA aprovou a permanência de Juno na órbita de Júpiter por mais de 41 meses, com o objetivo de cumprir os seus objetivos científicos. A missão tem financiamento garantido até 2022.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Já se sabe onde se vão sentar os novos partidos no Parlamento

A deputada do Livre vai sentar-se entre PCP e PS, o deputado da Iniciativa Liberal entre PSD e CDS-PP e o deputado do Chega o mais à direita, todos na segunda fila. A conferência de líderes …

Rota do Cabo: Funcionária emitiu 15 mil números de contribuinte fraudulentos em três anos

Funcionários das Finanças, da Segurança Social, do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e advogados estão entre os principais suspeitos desta rede criminosa de auxílio à imigração ilegal. A Polícia Judiciária (PJ) desmantelou, esta terça-feira, uma organização …

"É desonesto eu pagar". Paulo Maló revoltado por causa das dívidas do império que criou

O empresário e médico dentista Paulo Maló, fundador do grupo Malo Clinic, está revoltado com a possibilidade de ter que responder financeiramente no âmbito das dívidas de 70 milhões de euros que a empresa acumulou. O …

Sismo de magnitude 6.7 atinge as Filipinas

Um terramoto de magnitude 6.7 atingiu as Filipinas, a 69 quilómetros da cidade de Davao, avança a agência Reuters. De acordo com o Serviço de Prevenção de Tsunamis do Pacífico, não é esperado um tsunami …

Web Summit: Câmara de Lisboa terá que pagar mais 4,7 milhões de euros para assegurar edição deste ano

A Câmara de Lisboa vai discutir na quinta-feira alterações ao acordo para a realização da Web Summit, entre as quais o pagamento de mais 4,7 milhões de euros e o adiamento da expansão da Feira …

Business Insider: "Lisboa foi feita para o Instagram"

"Lisboa é cool." Hillary Hoffower, jornalista do Business Insider, apaixonou-se e descreveu a capital portuguesa num artigo em que diz entender porque é que Lisboa se tornou no "destino mais popular entre millenials em 2019". Hillary …

Bolsonaro prestes a deixar PSL. Partido da IURD na corrida para o receber

Em rota de colisão com o seu atual partido, o Partido Social Liberal (PSL), o Presidente brasileiro Jair Bolsonaro equaciona romper e já recebeu cinco convites de partidos de pequeno e médio porte, admitiu a …

Antigo ministro Pedro Mota Soares assume liderança da Apritel

O ex-ministro e ex-deputado do CDS foi o escolhido para liderar a Apritel, a associação que representa as principais operadoras de telecomunicações, como a Meo, a Nos e a Vodafone. O novo secretário-geral da associação …

E depois de Cristas? CDS atira congresso de sucessão para 2020

A direção nacional do partido vai propor que o Congresso, que decidirá a liderança do CDS, seja apenas em janeiro, apesar de Assunção Cristas ter manifestado vontade de que fosse ainda este ano. O CDS-PP reúne …

Hong Kong. Deputados pró-democracia forçam Carrie Lam a discursar à porta fechada

A chefe do Executivo de Hong Kong foi esta quarta-feira obrigada a discursar à porta fechada, depois ter sido impedida de falar no parlamento por deputados pró-democracia, que exibiram cartazes e projetaram um vídeo. O discurso …