Afinal não foi um português o primeiro europeu a chegar à Califórnia

Brian Sterling / Flickr

Monumento Nacional Cabrillo, em San Diego, Califórnia

Investigação histórica concluiu que o primeiro europeu a chegar à Califórnia em 1542 não era português, mas sim espanhol.

O Monumento Nacional Cabrillo, em San Diego, vai instalar esta sexta-feira uma placa a reconhecer Juan Rodriguez Cabrillo como espanhol, corrigindo a ideia de que um português fora o primeiro a chegar à Califórnia em 1542.

A placa será apresentada pela Casa de Espanha e “reflete a pesquisa mais recente” da investigadora canadiana Wendy Kramer, disse à Lusa Andrea Compton, superintendente do Serviço de Parques Nacionais, que gere o monumento.

A cerimónia acontece no arranque do Festival Cabrillo, que este fim de semana terá a sua 55.ª edição na base naval de Ballast Point, onde o navegador desembarcou há 476 anos. O comandante António Pedro Ferreira Moreira estará presente em representação da marinha portuguesa.

“Isto não remove a importância que os portugueses têm tido e tiveram até na criação do Parque”, explicou Andrea Compton, referindo que a estátua original de Cabrillo foi comissionada pelo Secretariado da Propaganda Nacional de Salazar, em 1939, existindo “várias placas históricas” que se referem ao navegador “João Rodrigues Cabrilho” como português, tendo em conta “o indicado pelos registos mais antigos”.

A placa é temporária e será substituída por uma estrutura permanente com explicação mais detalhada da evolução do conhecimento histórico, que acabou por concluir que Cabrillo nasceu em Palma del Río, Andaluzia.

O navegador chegou à Califórnia a serviço da coroa espanhola, mas durante muito tempo foi-lhe atribuída nacionalidade portuguesa.

A cerimónia comemorativa “reconhece todas as nações envolvidas”, disse Andrea Compton, o que inclui Portugal, Espanha, México, EUA e nação nativa Kumeyaay.

Festival reconstitui o desembarque

Patty Camacho, luso-americana que preside ao Cabrillo Festival, disse à Lusa que “a missão do festival é reconstituir o desembarque” e “celebrar o que nos tornámos desde que ele chegou”, independentemente do seu local de nascimento.

O evento “celebra as várias culturas que nasceram” desde a chegada de Cabrillo, sem esquecer “os erros” que foram cometidos quando os europeus desembarcaram na Califórnia e “muitas pessoas morreram” quando encontraram a população nativa.

O festival inclui bailarinos luso-americanos, pratos típicos portugueses, arte e objetos culturais levados pelo Portuguese Historical Center, instituição fundada em 1977.

San Diego tem uma comunidade portuguesa de quase vinte mil pessoas, com a maior concentração em Point Loma.

A marinha norte-americana abrirá a base naval de forma excecional para acolher os festejos, sendo este o único dia do ano em que está aberta ao público. A cerimónia inclui salva de canhões e exposição de ferramentas e vestuário da época.

Patty Camacho revelou que na edição do ano passado marcaram presença no festival 2.300 pessoas, sendo esperada uma afluência semelhante este sábado.

// Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Aeronave autónoma é uma alternativa acessível aos satélites (e já fez o seu primeiro voo)

A empresa Swift Engineering, em parceria com o Ames Research Center, da NASA, desenvolveu uma alternativa acessível aos satélites: uma aeronave autónoma de alta altitude e longa resistência. Já nasceu a alternativa acessível aos satélites: chama-se …

Reservas naturais chinesas salvaram os pandas da extinção (mas "esqueceram-se" dos leopardos)

Uma nova investigação revela que os esforços da China para salvar os pandas gigantes foram bem sucedidos, mas os mesmos falharam na proteção de outros animais que partilham o mesmo habitat, como é o caso …

Comunidade científica critica Trump por dizer que NASA estava "morta"

Na quarta-feira, o Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, afirmou no Twitter que "a NASA estava fechada e morta" até que o próprio fez com que voltasse a funcionar, afirmação que gerou consternação na …

É "bastante provável" que chegue à Europa uma Cybertruck de menores dimensões

É "bastante provável" que uma Cybertruck de menores dimensões venha a ser produzida e chegue depois ao mercado europeu, revelou Elon Musk, CEO da Tesla, empresa que produz estas pickups elétricas. Questionado na rede social …

Mais seis mortos e 131 novos casos em Portugal nas últimas 24 horas

Portugal regista hoje mais seis mortos e 131 novos casos de infeção por covid-19 em relação a sábado, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde. O número de pessoas internadas é de 366, mais nove …

"Erro" do Instagram favoreceu conteúdo de Trump face ao de Biden

Um "erro" da rede social Instagram favoreceu durante dois meses o conteúdo gerado pela campanha de reeleição do atual Presidente norte-americano, Donald Trump, quando comparado com as publicações de Joe Biden, candidato democrata que está …

Fotografia partilhada nas redes sociais levou à suspensão de alunos nos Estados Unidos

Pelo menos dois alunos da North Paulding High School, no estado da Georgia, dizem ter sido suspensos depois de terem partilhado nas redes sociais uma fotografia na qual é possível ver um corredor da escola repleto …

Estado de Nova Iorque com mais mortes por Covid-19 do que França ou Espanha

Os Estados Unidos registaram 1.252 mortos e 63.913 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, segundo uma contagem independente da Universidade Johns Hopkins. Os últimos números de casos e óbitos registados devido a Covid-19 …

Turistas voltam a viajar, mas optam pelo low-cost

Mesmo num contexto de pandemia mundial o desejo de ir de férias continua vivo. Os turistas voltaram a procurar voos, contudo as opções recaem em percursos de curta distância e mais económicos. Ao longo dos últimos …

Ventura anuncia recandidatura ao Chega e só sai do parlamento quando “metade daquela esquerda" sair

André Ventura anunciou esta noite a recandidatura à liderança do Chega, numa cerimónia em Leiria em que disse que só vai sair do parlamento “quando metade daquela esquerda sair”. “Estamos a fazer uma revolução democrática e …