Afinal não foi um português o primeiro europeu a chegar à Califórnia

Brian Sterling / Flickr

Monumento Nacional Cabrillo, em San Diego, Califórnia

Investigação histórica concluiu que o primeiro europeu a chegar à Califórnia em 1542 não era português, mas sim espanhol.

O Monumento Nacional Cabrillo, em San Diego, vai instalar esta sexta-feira uma placa a reconhecer Juan Rodriguez Cabrillo como espanhol, corrigindo a ideia de que um português fora o primeiro a chegar à Califórnia em 1542.

A placa será apresentada pela Casa de Espanha e “reflete a pesquisa mais recente” da investigadora canadiana Wendy Kramer, disse à Lusa Andrea Compton, superintendente do Serviço de Parques Nacionais, que gere o monumento.

A cerimónia acontece no arranque do Festival Cabrillo, que este fim de semana terá a sua 55.ª edição na base naval de Ballast Point, onde o navegador desembarcou há 476 anos. O comandante António Pedro Ferreira Moreira estará presente em representação da marinha portuguesa.

“Isto não remove a importância que os portugueses têm tido e tiveram até na criação do Parque”, explicou Andrea Compton, referindo que a estátua original de Cabrillo foi comissionada pelo Secretariado da Propaganda Nacional de Salazar, em 1939, existindo “várias placas históricas” que se referem ao navegador “João Rodrigues Cabrilho” como português, tendo em conta “o indicado pelos registos mais antigos”.

A placa é temporária e será substituída por uma estrutura permanente com explicação mais detalhada da evolução do conhecimento histórico, que acabou por concluir que Cabrillo nasceu em Palma del Río, Andaluzia.

O navegador chegou à Califórnia a serviço da coroa espanhola, mas durante muito tempo foi-lhe atribuída nacionalidade portuguesa.

A cerimónia comemorativa “reconhece todas as nações envolvidas”, disse Andrea Compton, o que inclui Portugal, Espanha, México, EUA e nação nativa Kumeyaay.

Festival reconstitui o desembarque

Patty Camacho, luso-americana que preside ao Cabrillo Festival, disse à Lusa que “a missão do festival é reconstituir o desembarque” e “celebrar o que nos tornámos desde que ele chegou”, independentemente do seu local de nascimento.

O evento “celebra as várias culturas que nasceram” desde a chegada de Cabrillo, sem esquecer “os erros” que foram cometidos quando os europeus desembarcaram na Califórnia e “muitas pessoas morreram” quando encontraram a população nativa.

O festival inclui bailarinos luso-americanos, pratos típicos portugueses, arte e objetos culturais levados pelo Portuguese Historical Center, instituição fundada em 1977.

San Diego tem uma comunidade portuguesa de quase vinte mil pessoas, com a maior concentração em Point Loma.

A marinha norte-americana abrirá a base naval de forma excecional para acolher os festejos, sendo este o único dia do ano em que está aberta ao público. A cerimónia inclui salva de canhões e exposição de ferramentas e vestuário da época.

Patty Camacho revelou que na edição do ano passado marcaram presença no festival 2.300 pessoas, sendo esperada uma afluência semelhante este sábado.

// Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Filósofo francês diz aos homens para violarem mulheres. "Eu violo a minha todas as noites"

O filósofo e escritor francês Alain Finkielkraut afimrou na quarta-feira, durante um programa da TF1 sobre casos de violação divulgados pelos media, que diz aos homens para violarem as suas mulheres. "Eu violo a minha …

Ex-administrador da TAP Luís Rodrigues é o novo presidente da SATA

O antigo administrador da TAP Luís Rodrigues é o novo presidente da transportadora aérea açoriana SATA, informou hoje o executivo regional. "O presidente do Governo [Regional], Vasco Cordeiro, comunicou à Assembleia Legislativa o nome de Luís …

Mãe que deixou recém-nascido no caixote do lixo não quis abortar

A jovem cabo-verdiana, em prisão preventiva por suspeitas de ter abandonado o seu filho recém-nascido no lixo, teve a oportunidade de abortar, mas não quis. O Supremo Tribunal de Justiça rejeitou, esta quinta-feira, o pedido de …

Face Oculta. MP pede 12 anos e 10 meses para Manuel Godinho

O Ministério Público (MP) defendeu esta sexta-feira a aplicação de uma pena única de 12 anos e 10 meses de prisão para o sucateiro Manuel Godinho, principal arguido do processo Face Oculta, durante a audiência …

Maioria acredita que Governo vai durar quatro anos

Uma sondagem da Aximage revela que a maioria das pessoas entrevistadas acredita que António Costa vai concluir a sua legislatura, mesmo com um Governo que consideram de "estrutura exagerada". Uma sondagem da Aximage para o Jornal …

Tecnologia usada em Marte ajuda a detectar fugas de água em Gaia

Um sistema "pioneiro em Portugal" que recorre a tecnologia usada em Marte, para detectar água, está a ser utilizada pela empresa municipal Águas de Gaia, em Vila Nova de Gaia, para detectar fugas no sistema …

É segredo de Estado e custou mais de 100 milhões. "Máquina do Fisco" analisa 600 mil facturas por hora

O sistema informático que sustenta a "máquina do Fisco" já custou ao Estado mais de 100 milhões de euros e é tão secreto que nem a localização física dos servidores que o sustentam é conhecida. …

Empresário alemão investigado por suspeitas de orgias com menores em Cascais

O empresário alemão Matthias Schmelz, representante em Portugal dos aspiradores da marca Rainbow, está a ser investigado por suspeitas de lenocínio e pagar por orgias com menores na sua casa na zona de Cascais, avançou …

A nova fábrica da Tesla não vai ser no Reino Unido por causa do Brexit

O presidente executivo da Tesla admitiu que as incertezas à volta do Brexit tiveram peso na decisão de abrir a primeira fábrica da empresa na Europa antes em Berlim. A Tesla anunciou, esta terça-feira, que vai …

Esquerda chumba equiparação do comunismo ao nazismo

A resolução do Parlamento Europeu que condena em termos iguais o nazismo e o comunismo extremou esta sexta-feira as posições na Assembleia da República. A direita acusou a esquerda de ter duas medidas para avaliar as …