Descoberta mutação genética que separa os humanos dos Neandertais

Uma equipa de investigadores do Instituto Skolkovo de Ciência e Tecnologia (Skoltech), na Rússia, descobriu um mecanismo único em funcionamento no ADN dos seres humanos que ajudou a moldar a evolução da nossa espécie.

Num comunicado divulgado esta semana no site do Skoltech, os investigadores sugerem que a mutação genética em causa pode ter ajudado os humanos a tornarem-se mais inteligentes e mais adaptáveis do que espécies semelhantes que não sobreviveram na era moderna.

Segundo o Ancient-Origins, este mecanismo envolve uma mutação no código genético humano que afeta o metabolismo no cérebro e que não foi encontrada no ADN de outras espécies primatas, como os Neandertais e os Denisovanos.

Os investigadores procuraram perceber como é que o metabolismo pode ter afetado a evolução de espécies primatas ao longo de milhões de anos. Os resultados foram publicados recentemente na revista científica eLife.

Os autores descobriram que a mutação genética encontrada exclusivamente em seres humanos diminui a atividade de uma enzima chamada Adenilosuccinato liase (ASL), que pode ser encontrada dentro do ADN de todas as espécies de primatas do passado e do presente.

Esta enzima ajuda a iniciar e controlar a produção de um composto químico conhecido como purina, que está envolvido numa variedade de processos metabólicos no corpo.

A mutação em humanos tornou a enzima menos estável e funcional, reduzindo a sua capacidade de produzir purina, resultando numa menor concentração no cérebro comparativamente às outras espécies.

“O estudo da composição metabólica dos tecidos pode dar pistas sobre por que as mudanças funcionais ocorrem em humanos”, explicou Vita Stepanova, autora principal do artigo. “Estou muito satisfeita por termos conseguido prever as características metabólicas dos humanos modernos e validar as nossas hipóteses em modelos de ratos e células, embora não tivéssemos ‘Neandertais vivos’ para trabalhar”.

Os humanos modernos divergiram dos Neandertais e Denisovanos há 600 mil anos. Se os autores estiverem corretos, esta mutação deve ter acontecido neste período.

A purina é produzida pelo corpo, mas também pode ser encontrada em alimentos ricos em proteínas, como carnes vermelhas ou peixe. O consumo excessivo de purina tem sido associado a doenças cardíacas, doenças renais e diabetes, entre outras condições graves.

Não é claro como é que isto se pode relacionar com a saúde ou inteligência das espécies que produziram naturalmente mais purina nos seus corpos. O que sabemos é que os seres humanos sobreviveram e os Neandertais e Denisovanos não.

  Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

  1. Esses dois ramos não sobreviveram porque o homo sapiens os exterminou. Pelos vistos, somos menos “puros”. Passe-se – ou talvez não – o clichê moral e religioso xD

    • Com tantas certezas porque não joga no euromilhões? Com a fortuna ganha até podia matricular-se num curso superior e aprender a não dizer tantas asneiras…

  2. E eu a pensar que os Neandertais ainda cá estavam e a grande maioria concentrada naquela zona chamada de … russia

    • Como a lei não permite que se diga mal de negros e de homossexuais, os primitivos agora descobriram que podem dizer mal à vontade dos russos. A irracionalidade é a mesma mas fica-se protegido de processos criminais…

    • Ao contrário da religião, que é baseada nas certezas que a fé sempre dá, a Ciência é baseada nas incertezas das conclusões que se podem tirar a partir dos dados que temos disponíveis — e até que surjam outros.

  3. “a mutação genética encontrada exclusivamente em seres humanos”
    “outras espécies primatas”
    Estamos a falar do homo sapiens, do homo neanderthalensis e do homo denisova, não é verdade? Todos eles seres da espécie homo, não é verdade? Portanto, todos eles seres humanos!

RESPONDER

Pescadores indonésios podem ter encontrado a mitológica "Ilha do Ouro"

Pescadores indonésios encontraram um tesouro que pode revelar a localização da mitológica "Ilha do Ouro", cujos governantes acumularam riquezas lendárias. O Império Serivijaia foi um antigo império malaio da ilha de Sumatra, no sudeste asiático, com …

Otamendi e Vertonghen disputam a bola com Lewandowski

UEFA: como é que o Benfica travou o Bayern durante 70 minutos?

Agressividade, coragem e pressão alta: a análise do painel da UEFA à derrota do Benfica contra o campeão alemão. O jogo acabou com uma derrota clara, por 0-4, mas durante a maioria do duelo o Benfica …

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, em conferência de imprensa

À 25.ª hora, não se esperam golpes de magia. O fim do que restava da geringonça está praticamente consumado

A corda já não estica: nem para o lado do Governo, nem para a outrora enamorada esquerda. Todos batem o pé na reta finalíssima e a vigésima quinta hora não parece trazer novidades. "Tudo tem um …

Segundo mandado de detenção de Rendeiro poderá ser anulado

O ex-líder do Banco Privado Português (BPP) tem dois mandados de captura internacional, sendo que um deles pode vir a ser anulado. Segundo o jornal online Observador, foi o próprio Ministério Público (MP) que pediu ao …

Novo estudo mostra de que forma a covid-19 pode danificar as células cerebrais

O estudo é a primeiro a demonstrar de que forma o vírus SARS-CoV-2 pode atingir diretamente as células do cérebro. Os investigadores descobriram que as células vasculares que compõem a barreira hematoencefálica podem ser destruídas pelo …

E se o Orçamento chumbar? Costa não se demite - e o Governo ainda pode aprovar “diplomas fundamentais”

O primeiro-ministro já esclareceu que não tenciona demitir-se em caso de chumbo do Orçamento do Estado 2022, mas a sua governação ficará limitada. Na possibilidade de haver um chumbo do Orçamento do Estado, Marcelo Rebelo de …

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro

YouTube suspende conta de Bolsonaro por desinformação

Presidente do Brasil é já reincidente na divulgação de notícias falsas sobre a pandemia (tendo já sido alertado antes), pelo que a plataforma avançou de imediato para a suspensão dos seus canais oficiais. O Youtube suspendeu …

Conselho de Ministros acabou em silêncio. Governo só fala esta terça-feira, no Parlamento

Conselho de Ministros extraordinário convocado por António Costa após ser conhecido o sentido de voto do PCP relativamente ao Orçamento do Estado para 2022 durou mais de duas horas, mas terminou sem declarações oficiais. O primeiro-ministro …

Descobertos antigos vestígios de vida envoltos em rubi com 2,5 mil milhões de anos

Um equipa de investigadores da Universidade de Waterloo descobriu resíduo de carbono que já foi uma vida antiga. Estava envolto num rubi com 2,5 mil milhões de anos. Ao analisar algumas das pedras preciosas coloridas mais …

O Sistema Solar pode estar cercado por um túnel magnético

O Sistema Solar pode estar rodeado por um túnel magnético. Cientistas sugerem que as estruturas brilhantes, em lados opostos do céu, estejam interligadas à nossa volta, a 350 anos-luz de distância. Jennifer West, investigadora do Instituto …