/

Mural Maia do período colonial descoberto numa casa na Guatemala

1

A renovação de uma casa na Guatemala revelou uma obra de arte Maia que pode representar danças “perdidas” típicas do período Colonial.

De acordo com o site IFLScience, esta obra de arte Maia foi descoberta, em 2003, numa casa de tijolos de barro na Guatemala. Entretanto, uma equipa internacional de cientistas analisou e restaurou as pinturas, que se estendem por três paredes da divisão central da casa.

A datação por radiocarbono das paredes e dos pigmentos utilizados sugere que a data da obra está entre os anos 1524 e 1821 D.C. Porém, é difícil identificar a data exata, uma vez que o mural foi repintado várias vezes e coberto com tinta pelo menos cinco.

Os habitantes locais sugerem que as cenas de dança retratam a cultura espanhola: o Baile da Conquista retrata a conquista dos Maias pelos espanhóis, enquanto o Baile dos Mouros e Cristãos conta a história de Reconquista, central na história medieval espanhola.

Numa delas, é mostrada uma figura – possivelmente uma dançarina – a caminhar “na direção dos músicos, segurando um objeto verde parecido com uma garrafa”. O seu traje inclui elementos tanto europeus como indianos, como “calças e sapatos de salto alto” e “um manto curto e com borlas de penas”, cita o mesmo site.

“Esta descoberta adiciona novas informações significativas à história da arte mesoamericana do período colonial, e contribui para a nossa compreensão das expressões de arte locais e indígenas e o ritual no contexto de influências estrangeiras”, escreveram os investigadores no estudo publicado na revista científica Antiquity.

Embora seja provável que tenha origem espanhola, a Dança da Conquista foi reinterpretada ao longo do tempo como uma história da repressão indígena local. Com o passar dos séculos, muitas dessas danças foram proibidas nesta região da Guatemala e os cientistas dizem que esta obra de arte pode refletir uma dança “perdida”.

ZAP //

1 Comment

  1. Cuidado!!!Muito cuidado. Parece-me que há racismo nestas imagens.A bailarina poder ser uma escrava. O melhor é caiarem a parede e acaba-se o problema.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.