Mulher com antebraços musculados descoberta na mais antiga sepultura conhecida da América Central

Mirjana Roksandic / Universidade de Winnipeg

A sepultura da mulher (em cima) e uma ilustração de como foi enterrada (abaixo)

Arqueólogos descobriram a mais antiga sepultura humana conhecida na América Central: os restos mortais de uma mulher misteriosa que viveu há 5.900 anos no que hoje é o Nicarágua.

Regiões tropicais não preservam bem os restos mortais humanos, mas, neste caso, os ossos da mulher permaneceram intactos devido ao local onde foi enterrada.

“Foi enterrada num monte de conchas, o que reduziu a acidez do solo e ajudou a preservar os restos mortais”, disse Mirjana Roksandic, antropóloga na Universidade de Winnipeg, no Canadá, e líder do estudo publicado em dezembro na revista Antiquity.

É incrivelmente raro encontrar antigos restos mortais humanos na costa do Nicarágua, um país com cerca de 6 milhões de pessoas que é a segunda nação mais pobre do hemisfério ocidental

Mas Roksandic e sua equipa – que estudam os povos antigos que viviam em Cuba – receberam uma dica de um colega antropólogo de que poderia haver algo que valesse a pena investigar em Monkey Point, uma aldeia costeira no sul do Nicarágua. “Fiquei encantada e fui lá imediatamente visitar o local e examinar a sepultura”, contou Roksandic.

O local exato, conhecido como Angi, foi originalmente escavado na década de 1970. Mas os ossos da misteriosa mulher não foram encontrados até recentemente.

Os antropólogos descobriram que a mulher estava a 2,3 metros abaixo da superfície. Quando perceberam que tinham descoberto ossos humanos, os cientistas imediatamente receberam permissão das comunidades locais de Rama e Kriol para continuar o trabalho.

De seguida, descobriram que a mulher tinha sido enterrada num poço oval e raso. Estava de costas, com as pernas flexionadas em direção ao estômago e os braços ao longo dos lados do corpo.

Mirjana Roksandic / Universidade de Winnipeg

À esquerda, uma foto durante a escavação. À direita, um desenho, mostrando as diferentes camadas, bem como onde as conchas e o corpo foram enterrados

Uma análise revelou que a mulher era adulta, mas não particularmente velha – provavelmente entre 25 e 40 anos de idade. A mulher tinha 1,50 metros de altura, o que é curto para os padrões norte-americanos e europeus do norte, “mas não para os padrões da América Central e outras populações do sul”, observou Roksandic.

Apesar da pequena estatura da mulher, ela “desenvolveu fortemente a musculatura do antebraço – possivelmente por causa de remo ou atividades semelhantes”, disse Roksandic. Ainda hoje, os habitantes locais são adeptos de remo.

 

Dado que poucos restos humanos antigos são encontrados em lugares tropicais, pouco se sabe sobre as culturas indígenas da América Central. Enquanto os povos antigos que constroem conchas são frequentemente pescadores e horticultores, “sem um estudo mais aprofundado do local, não será possível determinar quem eram, porque a sepultura foi colocada ali e qual é o significado deste indivíduo em particular”, explicou Roksandic.

Os restos mortais da mulher estão atualmente alojados no Museu Cultural Histórico CIDCA. As comunidades locais, que estão a trabalhar com os antropólogos sobre como preservar a sua herança, decidirão o que acontecerá de seguida.

PARTILHAR

RESPONDER

Pensões entre 877 e 2600 euros têm aumento mínimo de 6,14 euros

Os pensionistas que ganham entre 877,6 e os 2558 euros brutos por mês vão ter aumentos acima dos 0,24% que inicialmente se calculou com base na taxa de inflação (sem habitação) apurada até novembro do …

PCP quer travar "ameaça de despejos" no final deste ano

O PCP entregou uma proposta de alteração ao Orçamento do estado para 2020 para manter congeladas as rendas antigas, quando os locatários tenham um rendimento inferior a cinco salários mínimos nacionais. O PCP quer manter congeladas …

CDS/Congresso: Carlos Meira disponível para acordo que vença João Almeida

Carlos Meira, candidato à liderança do CDS-PP, admite estar disponível para se unir a Filipe Lobo d'Ávila e Francisco Rodrigues dos Santos para vencer João Almeida e lutar "contra o sistema". Carlos Meira, militante de Viana …

Manuais gratuitos também no privado e no cooperativo. Iniciativa Liberal quer igualdade na Educação

O Iniciativa Liberal (IL) propôs uma alteração ao Orçamento do Estado para 2020 (OE2020) na área da educação, que passa por fornecer manuais escolares gratuitos a todos os alunos da escolaridade obrigatória, quer frequentem o ensino …

Bezos lembra que Governo saudita assassinou um jornalista. ONU pede investigação a pirataria

Dois peritos das Nações Unidas dizem que Mohammed Bin Salman acedeu a informações pessoais de Jeff Bezos para tentar influenciar cobertura do The Washington Post sobre a Arábia Saudita. Depois de uma investigação do The Guardian …

MAI abre inquérito à "atuação policial" no caso da mulher alegadamente agredida por agente da PSP

O Ministério da Administração Interna (MAI) já abriu um inquérito à "atuação policial" no caso da mulher alegadamente agredida por um agente da PSP, na Amadora, de maneira a apurar responsabilidades. "O Ministro da Administração Interna …

Ronaldo volta a marcar e Sarri só tem de agradecer a Dolores por criar um espécime assim

Cristiano Ronaldo leva quatro jogos consecutivos a marcar e mais de 30 golos esta temporada, entre clube e seleção. Sarri disse que o mérito é de Dolores, "por criar uma espécime assim". A Juventus derrotou, esta …

Ana Gomes apontada à Presidência. "Costa jamais permitirá"

O antigo eurodeputado socialista Francisco Assis lançou o nome da também antiga eurodeputada do PS Ana Gomes como possível candidata à Presidência da República, manifestando desde logo o seu apoio a uma eventual candidatura. "Acho …

Silas deve deixar o Sporting no fim da época (ou até antes)

O Jogo escreve que Silas deverá deixar o Sporting no fim desta temporada, havendo também a possibilidade de sair antes do fim do mês de maio. O desportivo, que avança a notícia esta quinta-feira, adianta …

Taxa para descolagens e aterragens no Montijo reduz fatura da ANA em oito milhões

Uma das decisões da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) que fazem parte da aprovação da construção do novo aeroporto do Montijo é a criação de uma taxa de 4,5 euros a aplicar a cada movimento …