Moscas evitam ataques com tácticas de jactos militares

King-of-Herrings / Flickr

-

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Washington, nos Estados Unidos, concluiu que as chamadas moscas da fruta são capazes de mudar o curso dos voos em breve fracções de segundos, de um modo muito semelhante à súbita mudança de trajetória feita pelos caças militares.

Vídeos realizados com câmaras de alta velocidade revelaram o movimento subtil das asas das moscas, que permite que elas dêem meia volta subitamente, de modo a evitar um possível ataque.

Um dos autores do estudo, Michael Dickinson, afirma à BBC que as moscas adquirem essa capacidade com extrema rapidez depois do seu nascimento. O cientista compara-a a um bebé colocado dentro de um caça, mas capaz de de pilotar a aeronave.

O motivo que as faz mudar de direcção com tal rapidez, entretanto, permanece um mistério.

“As moscas efectuam um cálculo preciso extremamente rápido para evitar uma ameaça, e fazem isso com recurso a um cérebro do tamanho de um grão de sal”, diz Dickinson.

O voo das moscas foi captado com recurso a três câmaras de alta velocidade colocadas dentro de uma gaiola.

Os cientistas assustaram as moscas com flashes de uma imagem de um predador a aproximar-se e observaram de perto a forma como a mudança de trajectória das moscas se realizava.

A experiência mostrou que as moscas começam a afastar-se de ameaças em metade do tempo que um ser humano levaria a começar a piscar para um flash de uma câmara.

E conseguem mudar a trajetória num quinto do tempo que nós levamos para completar a piscadela.

A experiência foi publicada na revista Science.

ZAP / BBC

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Tendo por referência a história evolutiva das espécies que coloca o aparecimento da mosca da fruta muito antes da invenção, pelo homo sapiens, do avião a jacto, parece-me que o título mais adequado deveria ser “JACTOS EVITAM ATAQUES COM TÁCTIVAS DE MOSCAS”. O título original desta notícia expressa aquilo que alguns autores designam por “especismo”.

RESPONDER

John Cleese esgota três coliseus em 48 horas

John Cleese vai estar no Coliseu de Lisboa com “Last Time To See Me Before I Die” durante três dias. O humorista britânico esgotou as três datas em apenas 48 horas. Durante esta madrugada (10), a …

Descoberta no Egito múmia de grande animal semelhante a um leão

O Ministério das Antiguidades egípcio anunciou esta segunda-feira que uma equipa de arqueólogos desenterrou uma múmia de um grande animal incomum, semelhante a um leão ou uma leoa. “É um animal muito estranho, como um gato …

Ex-agentes da DEA revelam detalhes da vida de Escobar na prisão que o próprio construiu

Dois dos agentes do DEA, que durante mais de um ano participaram na operação de captura de Pablo Escobar, revelaram alguns detalhes sobre a vida do narcotraficante e ex-líder do cartel de Medellín na prisão La …

Num jardim zoológico da Austrália, há concertos ao vivo (para entreter os elefantes)

https://vimeo.com/372400002 O jardim zoológico de Melbourne está a desenvolver um programa mundial de músicos para tocar para a sua multigeracional manada de elefantes asiáticos em perigo de extinção para que melhore a ligação entre os seis …

Montijo: ANA pede mais tempo para analisar medidas de mitigação ambiental

A ANA – Aeroportos de Portugal pediu à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) uma prorrogação do prazo para analisar as medidas de mitigação propostas pela entidade na Declaração de Impacte Ambiental (DIA) do futuro aeroporto …

Sérgio Conceição ultrapassa número de jogos de José Mourinho

No jogo deste domingo, que o FC Porto acabou por vencer o Boavista com um golo solitário de Alex Telles, Sérgio Conceição cumpriu o seu 128.º jogo como treinador dos dragões - mais uma partida …

Governo australiano acusado de censurar livro sobre história de Timor-Leste

O Ministério dos Negócios Estrangeiros australiano está alegadamente a tentar censurar partes do primeiro de dois volumes da história de operações militares em Timor-Leste, o dedicado à Força Internacional para Timor-Leste (Interfet), segundo revelou a imprensa …

Norte-americanos acordaram com mensagens de texto estranhas nos seus telemóveis

Na passada quinta-feira, uma grande parte da população norte-americana recebeu mensagens estranhas e inexplicáveis, muitas das quais desconfortáveis e até preocupantes. Stephanie Bovee, uma norte-americana de 28 anos de Portland, no oeste dos Estados Unidos, acordou …

Pai que fugiu por 15 países com os dois filhos no ano passado encontrado pela PSP

O pai mudou 15 vezes de país com as crianças desde o verão passado sempre sem o consentimento da mãe e sem que a mãe tivesse qualquer notícia do paradeiro dos filhos, revela a PSP. A …

Daesh está a tentar criar um novo Estado islâmico nas Filipinas

Há dois anos que a bandeira negra do Daesh deixou de esvoaçar no topo de um edifício da cidade de Marawi, em Mindanau, no sul das Filipinas, e o Presidente, Rodrigo Duterte, declarou tê-lo derrotado. …