Moscas evitam ataques com tácticas de jactos militares

King-of-Herrings / Flickr

-

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Washington, nos Estados Unidos, concluiu que as chamadas moscas da fruta são capazes de mudar o curso dos voos em breve fracções de segundos, de um modo muito semelhante à súbita mudança de trajetória feita pelos caças militares.

Vídeos realizados com câmaras de alta velocidade revelaram o movimento subtil das asas das moscas, que permite que elas dêem meia volta subitamente, de modo a evitar um possível ataque.

Um dos autores do estudo, Michael Dickinson, afirma à BBC que as moscas adquirem essa capacidade com extrema rapidez depois do seu nascimento. O cientista compara-a a um bebé colocado dentro de um caça, mas capaz de de pilotar a aeronave.

O motivo que as faz mudar de direcção com tal rapidez, entretanto, permanece um mistério.

“As moscas efectuam um cálculo preciso extremamente rápido para evitar uma ameaça, e fazem isso com recurso a um cérebro do tamanho de um grão de sal”, diz Dickinson.

O voo das moscas foi captado com recurso a três câmaras de alta velocidade colocadas dentro de uma gaiola.

Os cientistas assustaram as moscas com flashes de uma imagem de um predador a aproximar-se e observaram de perto a forma como a mudança de trajectória das moscas se realizava.

A experiência mostrou que as moscas começam a afastar-se de ameaças em metade do tempo que um ser humano levaria a começar a piscar para um flash de uma câmara.

E conseguem mudar a trajetória num quinto do tempo que nós levamos para completar a piscadela.

A experiência foi publicada na revista Science.

ZAP / BBC

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Tendo por referência a história evolutiva das espécies que coloca o aparecimento da mosca da fruta muito antes da invenção, pelo homo sapiens, do avião a jacto, parece-me que o título mais adequado deveria ser “JACTOS EVITAM ATAQUES COM TÁCTIVAS DE MOSCAS”. O título original desta notícia expressa aquilo que alguns autores designam por “especismo”.

RESPONDER

Costa promete "lição exemplar" à Galp depois de "tanto disparate" em Matosinhos

O secretário-geral do PS, António Costa, considerou hoje que “era difícil imaginar tanto disparate, tanta asneira, tanta insensibilidade” como a Galp demonstrou no encerramento da refinaria de Matosinhos, prometendo uma “lição exemplar” à empresa. Falando em …

Porto 5-0 Moreirense | Días, Taremi e Fábio, o trio maravilha

O Porto foi o primeiro dos “grandes” a entrar em campo e deu o mote, e que mote. Os “dragões” receberam o Moreirense e golearam sem apelo nem agravo, por 5-0, graças a uma segunda …

Ronaldo volta a marcar pelo United em jogo com final frenético

O português Cristiano Ronaldo voltou hoje a marcar pelo Manchester United, mas foram Lingaard e David de Gea que ‘brilharam’ na vitória sobre o West Ham, por 2-1, em jogo da quinta jornada da Liga …

O Cumbre Vieja, num dos complexos vulcânicos mais ativos nas Canárias, entrou em erupção

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma, entrou hoje em erupção na zona de Las Manchas, depois de mais de uma semana em que foram registados milhares de sismos na região. Na zona, …

Portugal regista 677 novos casos de covid-19 e cinco mortes

Portugal registou, este domingo, 677 novos casos e cinco mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

Estudo mostra como diferentes espécies de polvos coexistem no mesmo ambiente

Existem mais de 300 espécies de polvos a viver em diversos habitats que abrangem recifes de coral, leitos de ervas marinhas, planícies de areia e regiões de gelo polar. Mas de que forma cefalópodes tão …

As máquinas estão "muito longe" de serem mais inteligentes (mas muito perto de agir como pessoas)

A especialista em inteligência artificial Daniela Braga considera que as máquinas estão "muito longe" de substituírem totalmente os humanos ou serem mais inteligentes, mas estão "muito perto" de interagirem como as pessoas. "Acho que estamos muito …

Secreto e lucrativo, o mercado de venda de "fezes de cachalote" pode também ser violento

O âmbar cinza é altamente raro, mas também altamente valioso. Usada na indústria dos perfumes, o mercado deste material pode ser muito perigoso. Deixa na pele uma resina oleosa e tem um cheiro a tabaco, madeira, …

Empresa norueguesa garante que pode "parar" furacões antes que estes se tornam destrutivos

Especialistas ambientais advertem que o sistema de "cortina de bolhas" proposto pela empresa pode provocar efeitos indesejados. A OceanTherm, uma startup norueguesa, assegura que a sua nova tecnologia pode evitar que as tempestades tropicais se tornem …

Afeganistão: Familiares consideram "insuficientes" pedido de desculpas dos EUA

Familiares dos civis afegãos mortos por "engano" durante um ataque de um avião não tripulado 'drone' norte-americano no final de agosto em Cabul consideraram este sábado "insuficiente" o pedido de desculpas de Washington, numa entrevista …