Moscas evitam ataques com tácticas de jactos militares

2

King-of-Herrings / Flickr

-

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Washington, nos Estados Unidos, concluiu que as chamadas moscas da fruta são capazes de mudar o curso dos voos em breve fracções de segundos, de um modo muito semelhante à súbita mudança de trajetória feita pelos caças militares.

Vídeos realizados com câmaras de alta velocidade revelaram o movimento subtil das asas das moscas, que permite que elas dêem meia volta subitamente, de modo a evitar um possível ataque.

Um dos autores do estudo, Michael Dickinson, afirma à BBC que as moscas adquirem essa capacidade com extrema rapidez depois do seu nascimento. O cientista compara-a a um bebé colocado dentro de um caça, mas capaz de de pilotar a aeronave.

O motivo que as faz mudar de direcção com tal rapidez, entretanto, permanece um mistério.

“As moscas efectuam um cálculo preciso extremamente rápido para evitar uma ameaça, e fazem isso com recurso a um cérebro do tamanho de um grão de sal”, diz Dickinson.

O voo das moscas foi captado com recurso a três câmaras de alta velocidade colocadas dentro de uma gaiola.

Os cientistas assustaram as moscas com flashes de uma imagem de um predador a aproximar-se e observaram de perto a forma como a mudança de trajectória das moscas se realizava.

A experiência mostrou que as moscas começam a afastar-se de ameaças em metade do tempo que um ser humano levaria a começar a piscar para um flash de uma câmara.

E conseguem mudar a trajetória num quinto do tempo que nós levamos para completar a piscadela.

A experiência foi publicada na revista Science.

ZAP / BBC

2 Comments

  1. Tendo por referência a história evolutiva das espécies que coloca o aparecimento da mosca da fruta muito antes da invenção, pelo homo sapiens, do avião a jacto, parece-me que o título mais adequado deveria ser “JACTOS EVITAM ATAQUES COM TÁCTIVAS DE MOSCAS”. O título original desta notícia expressa aquilo que alguns autores designam por “especismo”.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.