O mistério centenário da cabeça de centauro retirada do Partenon

John Lee / Museu Nacional da Dinamarca

Os cientistas continuam sem saber a origem da misteriosa camada castanha que cobre a cabeça de mármore de uma estátua de um centauro que fez parte do Partenon.

No Museu Nacional da Dinamarca, em Copenhaga, um artefacto singular – uma cabeça de mármore de um centauro originalmente parte do templo grego Partenon – carrega um segredo que intriga os cientistas há séculos.

Este fragmento, parte de uma cena que retratava a batalha dos Lapitas contra os centauros, é coberto por uma camada castanha misteriosa, uma peculiaridade que tem confundido desde a sua primeira análise pelo Museu Britânico em 1830.

Um estudo recente publicado na Heritage Science liderado pelo professor emérito Kaare Lund Rasmussen da Universidade do Sul da Dinamarca, em colaboração com colegas de várias instituições, procurou desvendar a sua origem. A hipótese inicial era que a camada pudesse ser o resultado de organismos biológicos, como líquenes, bactérias, algas ou fungos.

Com acesso concedido à cabeça de centauro, a equipa recolheu cinco pequenas amostras da sua parte traseira. Utilizando análises avançadas, incluindo análise de proteínas e Espectrometria de Massa com Plasma Acoplado Indutivamente a Laser, descobriram resultados surpreendentes: não havia vestígios de matéria biológica nas camadas, apenas impressões digitais humanas e possivelmente um ovo de pássaro da antiguidade.

Essa descoberta diminuiu a probabilidade de uma substância biológica ser responsável pela camada marrom. Além disso, a equipa descartou a possibilidade de a peça ter sido pintada ou preservada com tintas antigas, comuns em produtos naturais como ovos, leite e ossos, pois tais traços não foram encontrados na mancha, relata o Interesting Engineering.

O estudo revelou que a camada castanha consiste em duas camadas separadas com composições distintas, desafiando teorias de migração de materiais do interior do mármore ou reações com o ar. A longa permanência da cabeça de centauro num ambiente fechado em Copenhaga também torna a poluição atmosférica uma causa improvável.

Apesar das análises meticulosas, a origem da camada permanece um enigma. A cabeça de centauro, que foi um presente ao Rei Christian V em 1688, tem enriquecido o Museu Nacional da Dinamarca desde a sua chegada.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.