Ministro da Defesa brasileiro diz que país está a finalizar míssil balístico

agenciasenado / Flickr

O ministro da Defesa do Brasil, Fernando Azevedo e Silva

O ministro da Defesa brasileiro, Fernando Azevedo e Silva, disse que o país está a finalizar o desenvolvimento de um míssil balístico que terá um alcance de até 300 quilómetros e precisão de até 30 metros.

O míssil de cruzeiro tático AV-TM 300 está em “fase final de desenvolvimento” e dará às forças armadas brasileiras um “poder de dissuasão muito grande”, disse o ministro aos jornalistas, na terça-feira, num evento realizado na cidade de Manaus, no norte do país.

O desenvolvimento deste projétil faz parte do projeto Astros 2020, lançado em 2011 durante o Governo de Dilma Rousseff, através do qual foi concedido um empréstimo de 45 milhões de reais (hoje cerca de sete milhões de euros) para adquirir um novo sistema de defesa capaz de lançar aqueles mísseis.

Resta muito pouco para [o míssil AV-TM 300] complementar a artilharia de foguetes do exército brasileiro, o que nos dará um poder de dissuasão muito grande”, disse Azevedo e Silva, em declarações recolhidas pela Agência Brasil.

O ministro da Defesa previu que as primeiras unidades poderiam ser entregues entre 2021 e 2022.

As armas estão a ser desenvolvidas pela empresa brasileira Avibrás e terão capacidade para ultrapassar os limites do território nacional.

Atualmente, a família de foguetes Astros é composta por quatro modelos, mas estes têm um alcance menor, que varia entre 30 e 80 quilómetros. O principal objetivo do AV-TM 300, segundo o ministro, será desestimular possíveis ameaças estrangeiras.

Por outro lado, o projeto Astro 2020 inclui outras iniciativas para dotar o Brasil de “meios capazes de fornecer suporte de fogo de longo alcance, com alta precisão e letalidade”, além da instalação de um centro de instrução e bases administrativas.

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, é capitão da reserva do Exército e o seu Governo tem cerca de um terço dos ministros de origem militar. Segundo o portal Power 360, citado pelo Tribunal de Contas do Brasil, há quase 3.000 membros das forças armadas distribuídos entre os três poderes, dos quais mais de 90% estariam em cargos executivos.

// Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Confesso que escrevo sem investigar mais (e se for gralha também não é das mais importantes!), mas intrigou-me falarem de “míssil balístico” e dum alcance de 300Km. Parece-me muito pouco alcance para coisa balística. E durante o texto às tantas mudam para “míssil de cruzeiro”, portanto desconfio que onde se lê “balístico” deve ler-se “de cruzeiro”…

RESPONDER

Faca feita de fezes entre os vencedores deste ano dos prémios Ig Nobel

Uma faca feita com fezes congeladas e um jacaré a arrotar são alguns dos vencedores dos prémis Ig Nobel, que distinguem as invenções mais incomuns. Os prémios Ig Nobel – uma paródia dos prémios atribuídos pelas …

O hemisfério norte teve o verão mais quente de que há registo (e isso é um sinal de alerta para a Terra)

O hemisfério teve em 2020 o verão mais quente de que há registo. No geral, o Planeta Terra teve três dos meses mais quentes, e o mês de agosto foi o segundo mais quente que …

Há uma nova explicação para o naufrágio do Titanic: Uma fantástica Aurora Boreal

Todos conhecemos a história do Titanic. Também todos sabemos que o seu naufrágio aconteceu após o grande navio ter embatido num iceberg. Contudo, um investigador americano põe novas hipóteses em cima da mesa. E se …

Famalicão 1-5 Benfica | "Águia" faminta com nota artística

Após a desilusão de Salónica, que ditou um adeus precoce dos milhões da fase de grupos da Liga dos Campeões, o Benfica goleou na noite desta sexta-feira o Famalicão por 5-1, numa espécie de redenção. Neste …

O anonimato de Banksy teve um custo. Perdeu os direitos sobre uma das suas obras mais icónicas

O famoso artista de rua britânico Banksy perdeu uma longa batalha judicial pelos direitos autorais da obra "The Flower Thrower", contra a Full Colour Black, empresa que produz postais de felicitações. Banksy, o misterioso artista que, …

Reino Unido e Espanha aumentam restrições. Itália e Alemanha com quase dois mil casos

Madrid restringe movimentos de 850 mil pessoas, Itália regista um aumento dos casos de infeção nas últimas 24 horas, britânicos enfrentam novas restrições no país e Alemanha com dois mil novos casos de covid-19. A região …

Trump novamente acusado de assédio sexual. "Enfiou a língua na minha garganta", disse Amy Doris

O Presidente dos EUA, Donald Trump, foi acusado esta quinta-feira de agressão sexual por uma ex-modelo, num episódio que alegadamente terá ocorrido num torneio de ténis, em 1997. A ex-modelo Amy Dorris relatou ao jornal britânico …

Ventura pondera suspender mandato para se dedicar à campanha presidencial

O presidente do Chega afirmou hoje que o seu partido "está a analisar" no plano jurídico a questão da suspensão temporária do seu mandato de deputado para se dedicar às campanhas dos Açores e presidenciais. Em …

Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recupera, avisa neurologista

Um neurologista ouvido num documentário da RMC Sport diz que o ex-piloto de Fórmula 1 Michael Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recuperará. Já passaram quase sete anos desde que Michael Schumacher sofreu um acidente …

Processos com acórdãos a meias entre Rangel e Galante estão em risco

Durante dez anos, centenas de acórdãos do Tribunal da Relação de Lisboa foram feitos a meias entre Rui Rangel e Fátima Galante. Agora, esses processos estão em risco. A Procuradoria-Geral da República anunciou esta sexta-feira a …