Ministro da Defesa brasileiro diz que país está a finalizar míssil balístico

agenciasenado / Flickr

O ministro da Defesa do Brasil, Fernando Azevedo e Silva

O ministro da Defesa brasileiro, Fernando Azevedo e Silva, disse que o país está a finalizar o desenvolvimento de um míssil balístico que terá um alcance de até 300 quilómetros e precisão de até 30 metros.

O míssil de cruzeiro tático AV-TM 300 está em “fase final de desenvolvimento” e dará às forças armadas brasileiras um “poder de dissuasão muito grande”, disse o ministro aos jornalistas, na terça-feira, num evento realizado na cidade de Manaus, no norte do país.

O desenvolvimento deste projétil faz parte do projeto Astros 2020, lançado em 2011 durante o Governo de Dilma Rousseff, através do qual foi concedido um empréstimo de 45 milhões de reais (hoje cerca de sete milhões de euros) para adquirir um novo sistema de defesa capaz de lançar aqueles mísseis.

Resta muito pouco para [o míssil AV-TM 300] complementar a artilharia de foguetes do exército brasileiro, o que nos dará um poder de dissuasão muito grande”, disse Azevedo e Silva, em declarações recolhidas pela Agência Brasil.

O ministro da Defesa previu que as primeiras unidades poderiam ser entregues entre 2021 e 2022.

As armas estão a ser desenvolvidas pela empresa brasileira Avibrás e terão capacidade para ultrapassar os limites do território nacional.

Atualmente, a família de foguetes Astros é composta por quatro modelos, mas estes têm um alcance menor, que varia entre 30 e 80 quilómetros. O principal objetivo do AV-TM 300, segundo o ministro, será desestimular possíveis ameaças estrangeiras.

Por outro lado, o projeto Astro 2020 inclui outras iniciativas para dotar o Brasil de “meios capazes de fornecer suporte de fogo de longo alcance, com alta precisão e letalidade”, além da instalação de um centro de instrução e bases administrativas.

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, é capitão da reserva do Exército e o seu Governo tem cerca de um terço dos ministros de origem militar. Segundo o portal Power 360, citado pelo Tribunal de Contas do Brasil, há quase 3.000 membros das forças armadas distribuídos entre os três poderes, dos quais mais de 90% estariam em cargos executivos.

// Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Confesso que escrevo sem investigar mais (e se for gralha também não é das mais importantes!), mas intrigou-me falarem de “míssil balístico” e dum alcance de 300Km. Parece-me muito pouco alcance para coisa balística. E durante o texto às tantas mudam para “míssil de cruzeiro”, portanto desconfio que onde se lê “balístico” deve ler-se “de cruzeiro”…

RESPONDER

Detetado fator climático determinante para a propagação do coronavírus

Altas temperaturas combinadas com baixa humidade propiciam que as gotículas contaminadas com o novo coronavírus evaporem mais rapidamente, reduzindo a sua capacidade de infetar pessoas. De acordo com os cientistas, citados pelo canal estatal russo RT, …

Bayern Munique vence Sevilha e conquista a Supertaça Europeia

O Bayern Munique conquistou, esta quinta-feira, a Supertaça Europeia, ao derrotar o Sevilha por 2-1, em Budapeste, na Hungria. Os alemães do Bayern Munique conquistaram a Supertaça Europeia pela segunda vez ao derrotarem os espanhóis do …

Sporting 1-0 Aberdeen | "Leão" eficaz segue para o play-off

O Sporting foi eficaz e assegurou uma vaga no “play-off” de acesso à fase de grupos da Liga Europa. Na noite desta quinta-feira, num embate relativo à 3ª pré-eliminatória da competição, os “leões” bateram o Aberdeen …

A NASA descobriu uma nova forma de aterrar em segurança na Lua

A NASA construiu um sistema totalmente novo que pode tornar a aterragem na Lua e em Marte muito menos arriscada - e já tem planos de testá-lo numa missão futura. De acordo com o TechCrunch, o …

Rio Ave elimina Besiktas e está no play-off da Liga Europa

O Rio Ave venceu os turcos do Besiktas, esta quinta-feira, no desempate por grandes penalidades (4-2), após o 1-1 no tempo regulamentar, em jogo da terceira pré-eliminatória da Liga Europa, seguindo em frente na competição. Em …

Dois dinossauros morreram como as vítimas de Pompeia. Foi há 125 milhões de anos, na China

Um grupo de arqueólogos na China acabou de descobrir dois fósseis de uma nova espécie de dinossauro, que estiveram presos no subsolo por 125 milhões de anos devido a uma erupção vulcânica pré-histórica. Os investigadores …

Batalhas de feiticeiros e círculos de demónios. Revelados textos cristãos que não foram incluídos na Bíblia

Os textos da Bíblia como a conhecemos hoje foram "canonizados" pela primeira vez pela Igreja no final do século IV. No entanto, antes disso, centenas de outros textos religiosos circularam por toda a Cristandade. Há mais …

Autoeuropa confirma que não irá renovar contrato a 120 trabalhadores

A administração da fábrica de automóveis Volkswagen Autoeuropa, em Palmela, confirmou, esta quinta-feira, que não vai renovar os contratos a termo de 120 trabalhadores ligados à produção dos veículos MPV (Multi-Purpose Vehicle). "A Autoeuropa reafirmou a …

Glaciar na Islândia "escondia" bombardeiro norte-americano da 2ª Guerra Mundial

Os destroços de um bombardeiro norte-americano B-17 Flying Fortress que colidiu com o glaciar Eyjafjallajökull durante a II Guerra Mundial estão gradualmente a aparecer à medida que a geleira recua devido às alterações climáticas. De acordo …

40 anos depois, assassino de John Lennon pede desculpa pelo crime "desprezível"

Mark David Chapman, o homem que assassinou John Lennon, diz que matou o ex-Beatle por "raiva e ciúmes" e pediu desculpa a Yoko Ono, 40 anos depois. Em 1980, Chapman atingiu John Lennon com quatro tiros …