Cientistas descobrem potencial método para matar a bactéria da tuberculose à fome

Microbe World / Flickr

Mycobacterium tuberculosis

Um novo estudo descobriu uma forma de matar à fome a bactéria da tuberculose, uma das doenças infecciosas que causa um maior número de mortes no mundo e se está a tornar resistente a antibióticos.

A Mycobacterium tuberculosis, bactéria que causa a tuberculose, está a tornar-se cada vez mais resistente aos antibióticos, o que leva investigadores e farmacêuticas a procurar tratamentos que sejam mais eficazes.

Um novo estudo da Universidade de Guelph, no Canadá, identificou a estrutura de uma enzima (acil CoA desidrogenase) envolvida na degradação de esteroides de uma bactéria chamada Thermomonospora curvata.

Tendo em conta que a M. tuberculosis partilha a mesma capacidade de decompor esteroides – que usa como fonte de alimento – isso significa que, caso os investigadores sejam capazes de criar um medicamento que afete essa enzima, a bactéria da tuberculose não conseguirá alimentar-se, morrendo à fome.

Stephen Seah, autor principal do artigo publicado na Biochemistry, disse que determinar a estrutura das enzimas que metabolizam os esteroides faz com que os cientistas e empresas farmacêuticas fiquem um passo mais perto de criar medicamentos que inibam uma enzima semelhante encontrada em M. tuberculosis.

Conhecer a “aparência” de uma enzima permite aos cientistas desenvolver e personalizar um fármaco que tenha essa estrutura como alvo.

“Ficamos surpreendidos ao observar que estas enzimas são excecionalmente hábeis, na medida em que mudam de forma enquanto realizam diferentes tarefas”, disse outro autor do artigo, Matthew Kimber.

“Este trabalho ajuda-nos a entender a forma exata do “buraco da fechadura” que o medicamento precisa de preencher para impedir esta enzima” de se alimentar, acrescentou.

Não teria sido possível realizar este trabalho sem o acesso à linha de luz CLS que foi usada nos raios-X, através dos quais é possível ver a estrutura das enzimas,disse Seah. “Há uma forte relação entre o quão brilhantes são os raios-X e quantos detalhes se consegue ver nas imagens finais”, explicou.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Combustíveis: governantes "não fizeram o trabalho de casa"

A presidente executiva da OZ Energia, Micaela Silva, defendeu que o “Governo devia intervir menos” no mercado dos combustíveis, porque é liberalizado e não tem margens excessivas de comercialização, mas é “muito penalizado” pela quantidade …

Implante cerebral permite que paciente totalmente cega consiga ver formas e letras

Os cientistas da Universidade Miguel Hernández de Elche (UMH), em Espanha, fizeram com que uma mulher completamente cega conseguisse ver formas simples e letras, através da colocação de um implante no seu córtex visual. Os investigadores …

Teoria dos primatas pedrados. Podem os cogumelos mágicos ter sido a chave para a nossa evolução?

A teoria já era conhecida desde os anos 90, mas um novo estudo veio trazê-la à baila novamente. O argumento é de que os cogumelos com efeitos psicadélicos podem ter ajudado a tornar os nossos …

Ainda sem fumo branco para o OE, Bloco e PCP reúnem órgãos máximos

O PCP e o Bloco de Esquerda reúnem hoje os respetivos órgãos máximos entre congressos com a proposta orçamental para 2022 no centro do debate. As conclusões da reunião da Mesa Nacional do BE serão apresentadas …

Sismo de 4,9 em La Palma e novo colapso do cone do Cumbre Vieja

A ilha espanhola de La Palma registou hoje um sismo de 4,8 de magnitude, no dia em que o vulcão voltou a sofrer um colapso no cone principal, causando grandes derrames de lava. O sismo foi …

Algas vivas sensíveis à luz (um tipo de cianobactérias chamado Synechocystis) injetadas num girino

Podia ser ficção científica, mas não é. Injetar algas no sangue dos sapos pode ajudá-los a respirar

Os sapos adotam várias técnicas de respiração ao longo da sua vida. Agora, uma equipa de cientistas alemães desenvolveu um novo método que permite que os girinos "respirem" graças à introdução de algas na sua …

As misteriosas auroras de Úrano foram finalmente detalhadas ao pormenor pelos cientistas

Auroras de Úrano foram captadas pela primeira vez em 2011 através do telescópio Hubble Space, mas as suas origens representam ainda mistérios que os cientistas não conseguem esclarecer. Pela primeira vez, os cientistas conseguiram moldar a …

Domingo invulgar: 17 grandes jogos para ver, em poucas horas

A ementa começa em França, ao meio-dia, e acaba no Chile, já depois das oito da noite. Não estamos perto do Carnaval mas vem aí um "domingo gordo" no futebol. Vários jogos grandes, uns mais mediáticos …

Sporting 1-0 Moreirense | Capitão Coates embala leão

O Sporting igualou hoje o FC Porto na liderança provisória da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer em casa o Moreirense, por 1-0, em jogo da nona jornada. O capitão Sebastián Coates marcou, aos …

Relatório médico indica que jovem chinês morreu após beber uma garrafa de Coca-Cola em dez minutos

Um homem chinês morreu depois de beber uma garrafa de 1,5 litros de Coca-Cola em dez minutos, informaram os médicos num relatório. O jovem de 22 anos, que não tinha doenças subjacentes, dirigiu às urgências do …