Mestrados para professores voltam a ser como antes de Bolonha

SESI SP / Flickr

-

A Associação Nacional de Professores (ANP) afirma que as alterações aos cursos de docentes aprovadas pelo Governo na quinta-feira colocam a duração dos mestrados ao nível do período anterior ao Processo de Bolonha.

“O alargamento dos mestrados é aquilo que era antes de Bolonha, os mestrados antigamente já eram assim. Aqui há praticamente um retrocesso”, disse à agência Lusa a presidente da Associação Nacional de Professores, Paula Carqueja.

Sublinhando que concorda com a alteração se for para dignificar a profissão docente e melhorar a qualidade do ensino, a dirigente da ANP defendeu que pode questionar-se se Bolonha afinal instituiu um sistema bom ou não e se a medida é só para os professores ou também poderá ser válida para outros cursos.

“Seria também interessante neste momento ser publicado um estudo com as habilitações dos docentes. Neste momento já temos um corpo de docentes muito valorizado, com mestrados e doutoramentos feitos antes de Bolonha”, referiu.

Novas regras para 1º e 2º ciclos

O Governo aprovou na quinta-feira novas regras para os cursos de professores e educadores, que terão ciclos de estudo mais longos e maior articulação entre a formação e a área que os candidatos vão ensinar, segundo o ministro da Educação.

“Há um aumento da duração dos mestrados em educação pré-escolar e em ensino do 1º Ciclo do Básico de dois para três semestres, há um aumento do mestrado conjunto em educação pré-escolar e ensino do 1º Ciclo de três para quatro semestres”, disse Nuno Crato, ao definir as principais alterações, no final da reunião do Executivo.

O ministro citou igualmente a fixação em quatro semestres dos restantes mestrados, o desdobramento do mestrado em ensino do 1º e 2º Ciclo em duas áreas, separando a formação dos docentes do 2º Ciclo de Português, História e Geografia dos de Matemática e Ciências Naturais.

A medida permite uma maior especialização dos docentes no 2º Ciclo, defendeu o ministro.

Ajustes para o 3º ciclo

Nuno Crato avançou também o desdobramento do mestrado em ensino de História e Geografia no 3º Ciclo, ajustado às formações atuais, uma vez que História e Geografia têm neste momento licenciaturas separadas, justificou.

O ministro disse também que serão eliminados mestrados sem correspondência atual com os grupos de recrutamento, sem precisar quais.

O novo regime entrará em vigor no ano letivo 2015/16, pelos que as escolas “terão tempo” para se prepararem, indicou.

Ficaram, assim, aprovadas as alterações ao regime jurídico da habilitação profissional para a docência na educação pré-escolar e nos ensinos Básico e Secundário.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.