Médico regressa ao Irão em troca de veterano da Marinha norte-americana

rouhani.ir

O presidente do Irão, Hassan Rohani (Rouhani)

Um médico iraniano condenado nos Estados Unidos (EUA) regressou esta segunda-feira ao seu país de origem, em troca de um veterano da Marinha norte-americana que estava retido pelas autoridades iranianas.

A agência de notícias semi-oficial Fars, citado pela agência Lusa, publicou uma imagem de Matteo Taerri a ser recebido no Aeroporto Internacional Imam Khomeini, em Teerão, por funcionários do Ministério dos Negócios Estrangeiros e pela sua família.

Taerri, um dermatologista, foi acusado de tentar exportar para o Irão um filtro que, segundo o próprio, se destinava a pesquisa de vacinas. As autoridades dos EUA exigiam no entanto uma licença, alegando que aquele filtro poderia ser usado para fins de guerra química e biológica.

Taerri foi ainda acusado de ter feito uma série de depósitos bancários abaixo de 10 mil dólares para evitar ter de relatar as transações, como a lei federal norte-americana exige. O iraniano, que residia na Florida, declarou-se culpado no final do ano passado, tendo cumprido três meses de prisão.

Em abril foi libertado sob fiança, depois de o Departamento de Justiça norte-americano ter indicado interesses significativos da política externa na sua libertação.

Por outro lado, o Irão permitiu que o norte-americano Michael White deixasse o país na quinta-feira. Este foi detido em julho de 2018, quando visitava a namorada no Irão. Foi condenado por insultar o líder supremo do Irão e publicar informações privadas online.

White foi libertado da prisão em março, ao abrigo de uma licença médica que exigia que permanecesse no país sob os cuidados da Embaixada da Suíça em Teerão.

No início da semana passada, o cientista iraniano Cyrous Asgari, detido há vários anos nos Estados Unidos por alegado roubo de segredos industriais, e entretanto absolvido, também regressou ao Irão.

Recentemente, devido à pandemia de covid-19, o Irão e os EUA pediram uma troca abrangente de prisioneiros que estão detidos em ambos os países.

Lusa // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Com os zoos fechados, tudo serve para entreter uma família de lontras. Até um simples galho de bambu

O confinamento serviu como um lembrete indesejado de que ficar preso dentro de casa sem muito o que fazer pode ser desgastante. O mesmo é verdade para os animais, por isso os jardins zoológicos tiveram …

Uma ilha, cinco géneros. Os Bugis têm palavras para as "cinco maneiras de estar no mundo"

Uma ilha, cinco géneros. O povo Bugis é um poderoso grupo étnico que se destaca pelo reconhecimento de cinco géneros distintos. Na Indonésia, a ilha Sulawesi é a casa de um povo que reconhece cinco …

O "aeroporto do amanhã" está abandonado no meio de um pântano dos Estados Unidos

Era para ser o "aeroporto do amanhã", um centro intercontinental para aviões supersónicos com seis pistas e conexões ferroviárias de alta velocidade para as cidades vizinhas. Hoje, é pouco mais do que uma pista no …

Facebook remove (acidentalmente) página oficial de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa

O Facebook apagou a página de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa. O município passou um mês a apelar à rede social para repor a página. "Recebemos uma mensagem no Facebook e também percebemos que …

NASA escolheu SpaceX de Elon Musk para a próxima missão tripulada à Lua

Elon Musk fecha contrato de 2,9 mil milhões de dólares para levar o Homem novamente à Lua. O contrato é a mais importante vitória da SpaceX e reforça a posição da empresa como parceira …

Benfica 1-2 Gil Vicente | Galo canta e silencia águia na Luz

STOP. O Gil Vicente visitou na tarde deste sábado o Benfica e saiu do palco da Luz com os três pontos na bagagem e a “cantar de galo”, ao vencer por 2-1, num duelo relativo …

"Longa vida à monarquia." Realeza britânica tende a viver mais três décadas do que a população geral

As diferenças na longevidade de alguns membros da família real em comparação com a população em geral são extremamente grandes, mas não incomuns. O príncipe Filipe, marido da rainha Isabel II e o consorte mais antigo …

Abominável (e falso) Homem das Neves. Líder russo usou Yeti para atrair turistas para a Sibéria

Um dos líderes regionais mais antigos de Vladimir Putin confessou ter encenado avistamentos falsos de Yetis numa tentativa de encorajar o turismo na Sibéria. Aman Tuleev, um dos líderes regionais de longa data do Presidente russo …

Irão já está a enriquecer urânio a 60%

O Irão avisou e já está a cumprir. Menos de uma semana depois de ter acusado Israel de um ataque contra a sua principal central nuclear, o país diz estar a enriquecer urânio com uma …

Salvini vai a julgamento em Itália por bloqueio de migrantes em navio

Matteo Salvini, líder do partido de extrema-direita italiano Liga, vai ser julgado por acusações de sequestro pela sua decisão de impedir o desembarque de 147 migrantes resgatados no Mediterrâneo pela Open Arms, em agosto de …