McLaren P13 chega ao mercado e por fora é “made in Portugal”

mclaren.com

-

O novo McLaren P13, ou McLaren Sports Series, está a caminho do mercado e traz mão portuguesa em tudo o que é visível.

O centro português de excelência na área automóvel e aeronáutica Ceiia esteve “completamente imerso” no desenvolvimento das partes visíveis do modelo McLaren P13 que chegará ao mercado em 2015 e vai rivalizar com o Porsche 911s ou Ferrari California.

Depois de uma abordagem ao mercado, que incluiu o Centro de Excelência para a Inovação e Indústria, CEIIA, a marca automóvel começou por testar as capacidades do centro português para o desenvolvimento do projeto.

“Fizeram-nos um teste e pediram-nos para concretizar um projeto à margem daquilo que iríamos fazer lá, ou seja, tudo o que era visível no carro. E nós fizemos”, disse à Lusa o responsável pelo desenvolvimento dos novos produtos do Ceiia, José Silva, no âmbito de uma reportagem às instalações do centro, as atuais na Maia e as novas em Matosinhos.

ceiia.com

José Roque Silva, da divisão Automotive & Mobility do Ceiia

José Roque Silva, da divisão Automotive & Mobility do Ceiia

Entre Portugal e Inglaterra estiveram ao longo de 2012 e parte de 2013, seis técnicos do centro português como parte integrante de uma vasta equipa para o desenvolvimento dos painéis exteriores do novo modelo automóvel.

“Tivemos uma equipa totalmente imersa na estrutura da Mclaren, estivemos distribuídos em várias equipas, não éramos uma equipa à parte, trabalhávamos todos completamente juntos, com as mesmas tarefas. E depois, tivemos uma equipa cá em Portugal a dar o apoio para outros projetos que não eram necessários lá”, contou José Silva.

A parte “mais bonita” do carro, por ser a mais visível, afirmou José Silva, teve o envolvimento do Ceiia com base numa “engenharia sensível as questões estéticas” e “que foi muito respeitada e elogiada na McLaren”, mas “respeitou a definição do ‘designer’ principal” da marca, como notou José Silva.

Já a imagem do novo automóvel vai continuar por motivos de confidencialidade dentro das paredes da sala, onde José Silva lidera uma equipa de onde saem a criatividade e as ideias para a concepção de novos produtos.

Entre eles, está agora em desenvolvimento para o fabricante alemão Volkswagen um carregador de casa para veículos elétricos, cujo “ponto de destaque é a ligação à plataforma de mobilidade”, por sua vez, conectada aos serviços da cidade.

De acordo com o presidente do Ceiia, José Rui Felizardo, o novo sistema de carregamento ou gestão de energia é o primeiro sistema que permite a utilização direta de energia produzida a partir de casa, seja solar, fotovoltaica ou eólica, podendo por exemplo ligar e desligar máquinas, apenas através de um telemóvel.

José Silva exemplifica ainda: “Poderemos aí concentrar e retirar informação para esse carregador, estamos a falar em diferenciar a energia gasta para esse carregador, estamos a falar no caso de um trabalhador de uma frota poder carregar o veículo de uma determinada empresa em casa, mas essa energia ser paga pela empresa“.

A ligação do Ceiia à indústria automóvel remonta aos seus primórdios quando levou para Itália uma equipa e se consolidou como fornecedor de serviços de engenharia, desenvolvimento de produto, ‘design’ e produção da Fininfarina, há mais de nove anos.

Em 2006, o centro ganhou um novo impulso com o desenvolvimento do primeiro projeto de motorização elétrica Buddy, na Noruega.

O novo Centro de Aeronáutica do CEIIA, em Matosinhos, um investimento de 37 milhões de euros que vai gerar 150 novos postos de trabalho, está na fase de instalação de equipamentos e será inaugurado em outubro.

-

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

NASA revela novos fatos espaciais que os astronautas vão levar para a Lua (e são pura ficção científica)

A NASA apresentou na terça-feira, na sua sede, em Washington, Estados Unidos, os novos fatos espaciais que os astronautas da missão Artemis vão usar em 2024, quando voltarem à Lua. Fatos feitos em modelos 3D, à …

Panama Papers. Mossack Fonseca não gostou do filme e processou Netflix por difamação

A dupla de sócios do escritório de advogados Mossack Fonseca, envolvido no caso “Panama Papers”, moveu um processo em tribunal por difamação contra a Netflix. A plataforma anuncia a estreia, para esta sexta-feira, do filme “Laundromat: …

Porsche e Boeing unem-se em projeto de táxi aéreo premium

A Porsche e a Boeing estão a unir esforços para explorar o mercado de mobilidade área urbana. Aproveitando os seus pontos fortes, as duas empresas prometem desenvolver um táxi aéreo para o futuro. Numa verdadeira fusão …

Fotografia com pombos? Na Tailândia, há "profissionais" contratados para assustá-los

A área de uma das portas da cidade, Tha Pae, parte do que resta da muralha vermelha que protegia a cidade antiga em Chiang Mai, na Tailândia, é uma das maiores atrações turísticas locais. Os turistas …

Sky News lança canal sem qualquer notícia sobre o Brexit

O canal Sky News Brexit-Free foi esta quarta-feira para o ar às 17h horas, sendo que os seus programas serão transmitidos até às 22h, de segunda a sexta-feira. O grupo de televisão britânico Sky vai lançou …

Vacina contra o cancro da mama pode estar disponível dentro de 8 anos

Investigadores da Clínica Mayo desenvolveram uma vacina contra o cancro ovário e da mama que poderá estar disponível comercialmente dentro de apenas oito anos. A ideia da vacina é estimular o próprio sistema imunológico dos pacientes …

Busca pelo avião de Amelia Earhart só encontrou chapéus, detritos de um naufrágio e uma lata de refrigerante

A mais recente busca pelos restos do avião de Amelia Earhart, a famosa aviadora americana que desapareceu sobre o Pacífico em 1937, terminou sem resultados. De acordo com o jornal norte-americano The New York Times, a investigação …

Protestos em Hong Kong. LeBron acusado de apoiar regime chinês

A super estrela do basquetebol LeBron James juntou-se à polémica entre a NBA e a China, após apelidar de “mal-informado” o treinador dos Houston Rockets, Daryl Morey, que expressou apoio aos manifestantes em Hong Kong …

Acordo para o Brexit está "prestes a ficar fechado"

A chanceler alemã, Angela Merkel, e o Presidente francês, Emmanuel Macron, disseram esta quarta-feira que um acordo para o Brexit está em finalização e poderá ser apresentado quinta-feira para aprovação no Conselho Europeu. "Quero acreditar que …

Em Chernobyl, estão a desaparecer "as memórias que as pessoas deixaram para trás"

Chernobyl é, atualmente, a maior atração internacional da Ucrânia e o novo presidente, Volodymyr Zelenski, já apresentou um projeto para trazer ainda mais turistas. No entanto, estão a desaparecer "as memórias que as pessoas deixaram …