Cenas de violência em Paris, na noite eleitoral. Não houve confrontos entre ideologias, mas houve confrontos com a polícia.
A noite em França foi de festa e de violência, como já se esperava.
Fosse qual fosse o resultado das eleições, já tinham sido destacados 30 mil polícias para a noite deste domingo, o dia do acto eleitoral.
A surpresa reinou nas urnas, com a vitória da aliança de esquerda Nova Frente Popular; mas não houve surpresa nas ruas, com cenas de violência entre manifestantes e polícias que duraram horas.
O foco dos confrontos foi a Praça da República, em Paris. Aparentemente só estavam no local apoiantes de esquerda, não havendo confrontos com manifestantes de direita.
Mas houve confrontos com a polícia, com petardos, incêndios, bicicletas pelo ar, árvores destruídas, estabelecimentos vandalizados e garrafas atiradas contra os polícias – que respondiam com canhões de água, gás lacrimogéneo.
1/2
🇨🇵🗳️💥🔪 In #Paris herrschte völliges Chaos, nach der Wahl. 😱Die Proteste nach den Wahlen haben sich im Zentrum von Paris zu einem ausgewachsenen Aufstand entwickelt.
Die Polizei feuerte Tränengas auf Randalierer ab, die der Polizei mit Feuerwerkskörper antworteten, pic.twitter.com/mwK36r03fP
— AldousHuxley (@AHuxley1963) July 8, 2024
No meio desta batalha campal, alguns manifestantes foram ao encontro da equipa de reportagem do canal português Now.
A jornalista Madalena Sales contou que, entre petardos e garrafas de vidro na sua zona, manifestantes tentaram desviar e destruir a máquina de filmar, e depois agrediram a equipa do Now.
Tudo aconteceu durante uma intervenção em directo, num momento de maior tensão nas manifestações. E tudo por causa do consumo de álcool, segundo a jornalista portuguesa.
Os jornalistas portugueses, relatou Madalena, também foram atingidos com vidros de garrafas.
Daqui a 18 dias começam os Jogos Olímpicos. Em Paris.
Raça animal selvagem primitiva a quem não se pode chamar de humanos.
Os Eleitores Franceses , evitaram uma Extrema Direita , dando maioria a uma Extrema Esquerda , e ao que parece , com a destruição que se verifica uma vez mais , os arruaceiros Esquerdistas marcaram presença . Eleger uma Politica Moderada , não germinou nas mentes doentias da maioria de Eleitores . Tempos conturbados se auguram desde já para este grande País !
Porque será que os franceses gostam tanto de andar à pancada com a Polícia e destruir património, público ou privado? Já algum sociólogo ou psicólogo terá estudado este fenómeno?
Os franceses são esquisitos, e perigosos. Também acho que os esquerdistas cometeram fraude eleitoral.