Maliano escala prédio e salva criança de 4 anos em Paris

Um jovem maliano escalou, sem nenhum equipamento de segurança, um prédio em Paris para socorrer uma criança de quatro anos que estava pendurada na varanda do quarto andar. O pai, que nada fez para ajudar, foi detido pela polícia.

Mamudu Gasama, um jovem proveniente do Mali, sem documentação legal, escalou a fachada de um prédio em Paris para socorrer um menino de 4 anos que se encontrava pendurado numa varanda, relatou este domingo a imprensa local.

A espectacular cena de resgate foi filmada por várias das pessoas que se encontravam no local, e divulgada milhares de vezes nas redes sociais. No vídeo, que já atingiu mais de 4 milhões de visualizações, é possível ver o maliano escalar, em apenas 30 segundos, os quatro andares do edifício, até chegar à criança, que corria risco de vida.

Por sorte estava no local uma pessoa em plena forma física, que teve a coragem de resgatar a criança”, destaca uma nota do corpo de bombeiros de Paris, citada pela agência AFP. “Mas é preciso sempre alertar as autoridades o mais rápido possível nestas situações”, acrescenta a nota.

O maliano, que foi bastante aplaudido pelos presentes, e a criança foram levados para uma unidade hospitalar local, para exames de rotina. Segundo as autoridades, “o maliano tinha dores nos joelhos, ea criança estava em estado de choque, mas os dois estão bem”.

Após a ocorrência, o pai da criança foi detido, tendo sido aberta uma investigação por maus-tratos na brigada de protecção de menores da polícia parisiense. A criança foi levada para uma instituição de acolhimento na capital francesa.

O vice-presidente da Câmara Municipal de Paris, Ian Brossat, adiantou entretanto que a documentação do maliano se encontra irregular. “O jovem que salvou um bebé escalando três andares chegou do Mali em setembro, e não tem documentação“.

“Isto é um aviso a todos os que cospem diariamente nos imigrantes. Obrigado, Mamudu Gasama”, escreveu o autarca no seu perfil no Twitter.

Pouco antes, também a presidente da Câmara parisiense, Anne Hidalgo, tinha agradecido ao jovem. “Um grande ‘bravo‘ a Mamudu Gasama pelo seu ato de coragem, que permitiu salvar ontem à noite a vida de um menino. Tive o prazer de falar com ele por telefone hoje”, escreveu Hidalgo no Twitter.

Apresentado pela imprensa francesa como um herói, Mamudu Gasama contou à BFMTV que viu muitas pessoas a gritar e buzinas de carros. “Saí, e corri para procurar uma forma de salvar o menino. Consegui pendurar-me numa varanda, continuei a subir, e assim graças a Deus salvei-o”, explicou o jovem maliano.

Aparentemente, para ser um herói não é preciso ter papéis.

ZAP // RFI

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Isto traz no entanto um problema para os Franceses e de um modo geral para os Europeus. Este senhor, corajoso de facto, não tem a sua emigração legalizada. Assim, as autoridades terão que decidir: Ou reconhece a sua bravura, empatia, coragem, e o legaliza, ou faz aquilo que normalmente faz a todos os que não têm a capacidade e oportunidade de colocar a sua vida em risco para se tornarem herois… e o expulsa do país. Desejo que os senbores jornalistas acompanhem a história até ao fim, isto é, que acompanhem este senhor do Mali para saber o que lhe vai acontecer nos próximos dias, semanasce anos e tenham um espirito critico sobre o assunto, isto é, de comparar o destino deste senhor com o de outros conterrâneos, que provavelmente não tiveram a mesma oportunidade que este senhor teve, de colocar a sua vida em risco.

RESPONDER

Companhia aérea australiana oferece voos de 7 horas (para lugar nenhum)

A companhia aérea australiana Qantas anunciou recentemente planos para um voo panorâmico de sete horas que fará um loop gigante em Queensland e Gold Coast, New South Wales e os remotos centros do interior do …

Barack Obama vai publicar um livro de memórias (mas só depois da eleições de novembro)

O livro de memórias do antigo Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, só vai ser publicado depois das eleições presidenciais de novembro. Uma enxurrada de livros políticos chegou às prateleiras nas últimas semanas, no final da …

Confrontos em Londres entre polícia e opositores das restrições devido à pandemia

A polícia de Londres, Inglaterra, entrou hoje em confronto com manifestantes que protestavam contra as restrições que visam conter a disseminação do novo coronavírus. De acordo com a agência Associated Press (AP), os confrontos ocorreram quando …

Milhares infetados por bactéria após fuga em fábrica farmacêutica chinesa

Milhares de pessoas no noroeste da China contraíram uma doença bacteriana depois de uma fuga que causou um surto numa biofarmacêutica no ano passado. De acordo com a CNN, que cita relatos dos media locais, mais …

Guardas da Revolução do Irão prometem vingar morte do general Soleimani

O chefe dos Guardas da Revolução, o exército ideológico do Irão, garantiu hoje que a morte do general Qassem Soleimani, alvo de um raide aéreo dos Estados Unidos, será vingada em “todos os seus implicados”. “Senhor …

"O mundo está no momento mais perigoso da história humana", diz Noam Chomsky

O professor norte-americano Noam Chomsky, conhecido como o pai da linguística moderna, advertiu que o mundo está no momento mais perigoso da história da humanidade devido à crise climática, à ameaça de guerra nuclear e …

Portugal com 849 novas infecções por covid-19. Há 20.722 casos activos

Portugal registou 849 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, mantendo-se a tendência de subida verificada nos dias anteriores. Mas o número de pacientes recuperados também não era tão alto desde Julho. O boletim da …

A Grândola Vila Morena abafou "a maior marcha alguma vez vista" do Chega

Com a Praça do Giraldo, em Évora, dividida por barreiras anti-motim, os participantes da concentração "Pela Liberdade" receberam os apoiantes do Chega de André Ventura ao som de "Grândola Vila Morena" e empunhando cravos vermelhos …

Pandemia assola Irão. EUA com mais 888 mortos. 19 países europeus bateram recorde de casos

Naquele que é o número mais elevado de casos diários desde abril, a Alemanha registou 2.297 novos contágios, 19 países europeus já ultrapassaram o recorde de casos do pico da pandemia. O Irão ultrapassou as …

Rangel "é um turista do carago". SMS atestam que Vieira usou Benfica em "benefício pessoal"

Luís Filipe Vieira é um dos acusados da Operação Lex, com o Ministério Público (MP) a alegar que o presidente do Benfica utilizou o clube em "benefício pessoal" para obter uma cunha do juiz Rui Rangel. O …