Maliano escala prédio e salva criança de 4 anos em Paris

Um jovem maliano escalou, sem nenhum equipamento de segurança, um prédio em Paris para socorrer uma criança de quatro anos que estava pendurada na varanda do quarto andar. O pai, que nada fez para ajudar, foi detido pela polícia.

Mamudu Gasama, um jovem proveniente do Mali, sem documentação legal, escalou a fachada de um prédio em Paris para socorrer um menino de 4 anos que se encontrava pendurado numa varanda, relatou este domingo a imprensa local.

A espectacular cena de resgate foi filmada por várias das pessoas que se encontravam no local, e divulgada milhares de vezes nas redes sociais. No vídeo, que já atingiu mais de 4 milhões de visualizações, é possível ver o maliano escalar, em apenas 30 segundos, os quatro andares do edifício, até chegar à criança, que corria risco de vida.

Por sorte estava no local uma pessoa em plena forma física, que teve a coragem de resgatar a criança”, destaca uma nota do corpo de bombeiros de Paris, citada pela agência AFP. “Mas é preciso sempre alertar as autoridades o mais rápido possível nestas situações”, acrescenta a nota.

O maliano, que foi bastante aplaudido pelos presentes, e a criança foram levados para uma unidade hospitalar local, para exames de rotina. Segundo as autoridades, “o maliano tinha dores nos joelhos, ea criança estava em estado de choque, mas os dois estão bem”.

Após a ocorrência, o pai da criança foi detido, tendo sido aberta uma investigação por maus-tratos na brigada de protecção de menores da polícia parisiense. A criança foi levada para uma instituição de acolhimento na capital francesa.

O vice-presidente da Câmara Municipal de Paris, Ian Brossat, adiantou entretanto que a documentação do maliano se encontra irregular. “O jovem que salvou um bebé escalando três andares chegou do Mali em setembro, e não tem documentação“.

“Isto é um aviso a todos os que cospem diariamente nos imigrantes. Obrigado, Mamudu Gasama”, escreveu o autarca no seu perfil no Twitter.

Pouco antes, também a presidente da Câmara parisiense, Anne Hidalgo, tinha agradecido ao jovem. “Um grande ‘bravo‘ a Mamudu Gasama pelo seu ato de coragem, que permitiu salvar ontem à noite a vida de um menino. Tive o prazer de falar com ele por telefone hoje”, escreveu Hidalgo no Twitter.

Apresentado pela imprensa francesa como um herói, Mamudu Gasama contou à BFMTV que viu muitas pessoas a gritar e buzinas de carros. “Saí, e corri para procurar uma forma de salvar o menino. Consegui pendurar-me numa varanda, continuei a subir, e assim graças a Deus salvei-o”, explicou o jovem maliano.

Aparentemente, para ser um herói não é preciso ter papéis.

ZAP // RFI

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Isto traz no entanto um problema para os Franceses e de um modo geral para os Europeus. Este senhor, corajoso de facto, não tem a sua emigração legalizada. Assim, as autoridades terão que decidir: Ou reconhece a sua bravura, empatia, coragem, e o legaliza, ou faz aquilo que normalmente faz a todos os que não têm a capacidade e oportunidade de colocar a sua vida em risco para se tornarem herois… e o expulsa do país. Desejo que os senbores jornalistas acompanhem a história até ao fim, isto é, que acompanhem este senhor do Mali para saber o que lhe vai acontecer nos próximos dias, semanasce anos e tenham um espirito critico sobre o assunto, isto é, de comparar o destino deste senhor com o de outros conterrâneos, que provavelmente não tiveram a mesma oportunidade que este senhor teve, de colocar a sua vida em risco.

RESPONDER

Europeias: PS quer fazer o mesmo na Europa, PSD lembra cataplana de Costa e BE pede para não ficar em casa

No dia em que ficou decidido quem seria o campeão nacional de futebol deste ano, a campanha eleitoral para as europeias abrandou, com os partidos a terminarem as iniciativas pelo final da tarde. O cabeça de …

Descobertas inscrições neolíticas com símbolos da realeza egípcia

Uma missão arqueológica do Ministério de Antiguidades de Egito descobriu perto da cidade de Assuão, no sul do país, as primeiras inscrições reais que remontam ao período neolítico. Este período começou há 12 mil anos e …

Já sabemos qual é o segredo para superar a inveja

De acordo com uma investigação recente, temos mais inveja da experiência de uma determinada pessoa antes de ter acontecido do que depois de já ter passado. O segredo está no tempo. Pesquisas anteriores mostraram que os …

Holanda é a vencedora da 64.ª edição da Eurovisão

A Holanda, que venceu pela última vez há 44 anos, foi o país que obteve maior pontuação (492 pontos), atribuída pelos espetadores de cada país e pelos júris nacionais dos 41 países que participaram na …

Primavera em Plutão: uma análise ao longo de 30 anos

Sempre que passa em frente de uma estrela, Plutão fornece informações preciosas sobre a sua atmosfera, preciosas porque as ocultações de Plutão são raras.  A investigação realizada por investigadores do Observatório de Paris, ao longo …

Os carros voadores podem fazer parte do transporte público de Paris em 5 anos

A operadora de transportes públicos RATP, que administra os serviços de autocarros, elétricos e metros em Paris, anunciou a sua parceria com a companhia aérea europeia Airbus para "estudar a viabilidade" de incorporar veículos voadores …

Porto vs Sporting | Dragões vencem clássico quente

O FC Porto fechou o campeonato com uma vitória, ao bater o Sporting por 2-1, no Dragão, conseguindo, por fim, derrotar um dos principais rivais na principal prova portuguesa de clubes esta temporada. O Sporting …

Uma das ilhas mais remotas do mundo está a afogar-se num mar de plástico

Localizada a mais de dois mil quilómetros da costa noroeste da Austrália, a ilha dos Cocos pode não ter muita população, mas lidera em termos de acumulação de plástico. De acordo com um estudo publicado na …

Benfica vs Santa Clara | Águia garante 37º título

O Benfica venceu o Santa Clara no Estádio da Luz, por 4-1, e sagrou-se campeão da Liga NOS 2018/19, o 37º título da História do emblema “encarnado”. Num jogo mais difícil do que o resultado …

Benfica é campeão nacional de futebol

O Benfica venceu o Santa Clara por 4-1 com golos de Seferovic (dois), João Félix e Rafa e é campeão nacional da temporada 2018/19. Ao vencer o 'nacional' de 1976/77, os 'encarnados' somaram, então, o quinto …