Maliano escala prédio e salva criança de 4 anos em Paris

Um jovem maliano escalou, sem nenhum equipamento de segurança, um prédio em Paris para socorrer uma criança de quatro anos que estava pendurada na varanda do quarto andar. O pai, que nada fez para ajudar, foi detido pela polícia.

Mamudu Gasama, um jovem proveniente do Mali, sem documentação legal, escalou a fachada de um prédio em Paris para socorrer um menino de 4 anos que se encontrava pendurado numa varanda, relatou este domingo a imprensa local.

A espectacular cena de resgate foi filmada por várias das pessoas que se encontravam no local, e divulgada milhares de vezes nas redes sociais. No vídeo, que já atingiu mais de 4 milhões de visualizações, é possível ver o maliano escalar, em apenas 30 segundos, os quatro andares do edifício, até chegar à criança, que corria risco de vida.

Por sorte estava no local uma pessoa em plena forma física, que teve a coragem de resgatar a criança”, destaca uma nota do corpo de bombeiros de Paris, citada pela agência AFP. “Mas é preciso sempre alertar as autoridades o mais rápido possível nestas situações”, acrescenta a nota.

O maliano, que foi bastante aplaudido pelos presentes, e a criança foram levados para uma unidade hospitalar local, para exames de rotina. Segundo as autoridades, “o maliano tinha dores nos joelhos, ea criança estava em estado de choque, mas os dois estão bem”.

Após a ocorrência, o pai da criança foi detido, tendo sido aberta uma investigação por maus-tratos na brigada de protecção de menores da polícia parisiense. A criança foi levada para uma instituição de acolhimento na capital francesa.

O vice-presidente da Câmara Municipal de Paris, Ian Brossat, adiantou entretanto que a documentação do maliano se encontra irregular. “O jovem que salvou um bebé escalando três andares chegou do Mali em setembro, e não tem documentação“.

“Isto é um aviso a todos os que cospem diariamente nos imigrantes. Obrigado, Mamudu Gasama”, escreveu o autarca no seu perfil no Twitter.

Pouco antes, também a presidente da Câmara parisiense, Anne Hidalgo, tinha agradecido ao jovem. “Um grande ‘bravo‘ a Mamudu Gasama pelo seu ato de coragem, que permitiu salvar ontem à noite a vida de um menino. Tive o prazer de falar com ele por telefone hoje”, escreveu Hidalgo no Twitter.

Apresentado pela imprensa francesa como um herói, Mamudu Gasama contou à BFMTV que viu muitas pessoas a gritar e buzinas de carros. “Saí, e corri para procurar uma forma de salvar o menino. Consegui pendurar-me numa varanda, continuei a subir, e assim graças a Deus salvei-o”, explicou o jovem maliano.

Aparentemente, para ser um herói não é preciso ter papéis.

ZAP // RFI

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Isto traz no entanto um problema para os Franceses e de um modo geral para os Europeus. Este senhor, corajoso de facto, não tem a sua emigração legalizada. Assim, as autoridades terão que decidir: Ou reconhece a sua bravura, empatia, coragem, e o legaliza, ou faz aquilo que normalmente faz a todos os que não têm a capacidade e oportunidade de colocar a sua vida em risco para se tornarem herois… e o expulsa do país. Desejo que os senbores jornalistas acompanhem a história até ao fim, isto é, que acompanhem este senhor do Mali para saber o que lhe vai acontecer nos próximos dias, semanasce anos e tenham um espirito critico sobre o assunto, isto é, de comparar o destino deste senhor com o de outros conterrâneos, que provavelmente não tiveram a mesma oportunidade que este senhor teve, de colocar a sua vida em risco.

RESPONDER

O desaparecimento de metano em Marte foi resolvido. Mas ainda há perguntas por responder

Cientistas planetários têm estudado aparentes discrepâncias entre as concentrações de metano registadas pelo Curiosity Rover e pelo ExoMars Trace Gas Orbiter. Supunha-se que alguém deveria estar errado, mas havia um forte desentendimento sobre qual. Uma nova …

Pela primeira vez, astrónomos encontraram um exoplaneta sem atmosfera

Nos últimos anos, investigadores descobriram um tesouro de planetas rochosos que orbitam anãs vermelhas, pequenas estrelas com um raio 60% menor que o nosso Sol. Apesar do seu tamanho, estas estrelas são muito ativas - tanto …

Investigadores descobrem esqueletos adolescentes do século V. Um dos cientistas é português

Um grupo de investigadores, do qual também faz parte o português Daniel Fernandes, descobriu três esqueletos do período das migrações bárbaras numa vala em Osijek, na Croácia. "Deformação craniana e diversidade genética em três indivíduos masculinos …

Tesla está a alugar painéis solares por 45 euros por mês

Comprar painéis solares pode ser um investimento dispendioso para muitos. De maneira a oferecer uma solução mais económica aos seus clientes, a Tesla está a alugar a tecnologia por apenas 45 euros por mês. A SolarCity, …

Rui Fonte regressa ao Sporting de Braga e assina por três épocas

O Sporting de Braga, da I Liga de futebol, oficializou ontem a contratação do avançado Rui Fonte, um regresso ao clube, por três temporadas. O jogador, de 29 anos, chega dos ingleses do Fulham, que, …

YouTube remove vídeos de luta entre robôs por violarem políticas contra crueldade animal

O YouTube removeu na segunda-feira vídeos de robôs a lutar entre si da sua plataforma, justificando que estes violavam as políticas de exibição contra crueldade com animais. Depois do sucedido, a empresa informou que os …

Há uma piscina natural no meio do deserto mais quente do mundo

https://vimeo.com/355369476 Um casal a viajar pela Etiópia aventurou-se no deserto e experimentou nadar numa piscina natural num dos lugares mais quentes do planeta. A neozelandesa Bridget Thackwray e o namorado, Topher Richwhite formam a Expedition Earth, a …

The Rock é o ator mais bem pago do mundo

A revista Forbes revelou esta quarta-feira a sua lista anual dos atores mais bem pagos do mundo. O primeiro lugar é ocupado por um repetente. Dwayne "The Rock" Johnson voltou a ser o ator mais bem …

Albânia demoliu restaurante do homem que perseguiu turistas no capô do carro

O dono de um restaurante ilegal na Albânia meteu-se em sérios apuros depois de ter perseguido uma família de turistas espanhóis, colocando-se no capô do carro onde seguiam e partindo o pára-brisas. O restaurante que …

Sensores de radiação da Rússia desligaram-se misteriosamente após recente explosão nuclear

Nas semanas após um acidente nuclear fatal num campo de tiro de armas navais em Nyonoksa, quatro sensores de partículas radioativas que enviavam dados do território russo para uma rede de monitorização internacional desligaram-se misteriosamente. As …