Maliano escala prédio e salva criança de 4 anos em Paris

Um jovem maliano escalou, sem nenhum equipamento de segurança, um prédio em Paris para socorrer uma criança de quatro anos que estava pendurada na varanda do quarto andar. O pai, que nada fez para ajudar, foi detido pela polícia.

Mamudu Gasama, um jovem proveniente do Mali, sem documentação legal, escalou a fachada de um prédio em Paris para socorrer um menino de 4 anos que se encontrava pendurado numa varanda, relatou este domingo a imprensa local.

A espectacular cena de resgate foi filmada por várias das pessoas que se encontravam no local, e divulgada milhares de vezes nas redes sociais. No vídeo, que já atingiu mais de 4 milhões de visualizações, é possível ver o maliano escalar, em apenas 30 segundos, os quatro andares do edifício, até chegar à criança, que corria risco de vida.

Por sorte estava no local uma pessoa em plena forma física, que teve a coragem de resgatar a criança”, destaca uma nota do corpo de bombeiros de Paris, citada pela agência AFP. “Mas é preciso sempre alertar as autoridades o mais rápido possível nestas situações”, acrescenta a nota.

O maliano, que foi bastante aplaudido pelos presentes, e a criança foram levados para uma unidade hospitalar local, para exames de rotina. Segundo as autoridades, “o maliano tinha dores nos joelhos, ea criança estava em estado de choque, mas os dois estão bem”.

Após a ocorrência, o pai da criança foi detido, tendo sido aberta uma investigação por maus-tratos na brigada de protecção de menores da polícia parisiense. A criança foi levada para uma instituição de acolhimento na capital francesa.

O vice-presidente da Câmara Municipal de Paris, Ian Brossat, adiantou entretanto que a documentação do maliano se encontra irregular. “O jovem que salvou um bebé escalando três andares chegou do Mali em setembro, e não tem documentação“.

“Isto é um aviso a todos os que cospem diariamente nos imigrantes. Obrigado, Mamudu Gasama”, escreveu o autarca no seu perfil no Twitter.

Pouco antes, também a presidente da Câmara parisiense, Anne Hidalgo, tinha agradecido ao jovem. “Um grande ‘bravo‘ a Mamudu Gasama pelo seu ato de coragem, que permitiu salvar ontem à noite a vida de um menino. Tive o prazer de falar com ele por telefone hoje”, escreveu Hidalgo no Twitter.

Apresentado pela imprensa francesa como um herói, Mamudu Gasama contou à BFMTV que viu muitas pessoas a gritar e buzinas de carros. “Saí, e corri para procurar uma forma de salvar o menino. Consegui pendurar-me numa varanda, continuei a subir, e assim graças a Deus salvei-o”, explicou o jovem maliano.

Aparentemente, para ser um herói não é preciso ter papéis.

ZAP // RFI

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Isto traz no entanto um problema para os Franceses e de um modo geral para os Europeus. Este senhor, corajoso de facto, não tem a sua emigração legalizada. Assim, as autoridades terão que decidir: Ou reconhece a sua bravura, empatia, coragem, e o legaliza, ou faz aquilo que normalmente faz a todos os que não têm a capacidade e oportunidade de colocar a sua vida em risco para se tornarem herois… e o expulsa do país. Desejo que os senbores jornalistas acompanhem a história até ao fim, isto é, que acompanhem este senhor do Mali para saber o que lhe vai acontecer nos próximos dias, semanasce anos e tenham um espirito critico sobre o assunto, isto é, de comparar o destino deste senhor com o de outros conterrâneos, que provavelmente não tiveram a mesma oportunidade que este senhor teve, de colocar a sua vida em risco.

RESPONDER

Pedro Proença acredita que "vai ser possível jogar na presente temporada"

O Presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) admitiu, esta terça-feira, a possibilidade de realizar jogos à porta fechada e ainda esta temporada. Em entrevista à rádio TSF, Pedro Proença disse acreditar que ainda "vai …

Centeno deixa aviso à Zona Euro. Futuro da UE depende da resposta que der à pandemia

Mário Centeno escreveu aos ministros das Finanças da Zona Euro para os alertar que o futuro da União Europeia depende da forma como conseguir lidar com a crise económica devida à pandemia de Covid-19. Uma …

Governo quer desempregados e trabalhadores em lay-off a reforçar lares e hospitais

O Governo criou uma medida de Apoio ao Reforço de Emergência de Equipamentos Sociais e de Saúde com o objetivo de apoiar as entidades do setor social e solidário. De acordo com o ECO, o Governo …

Recibos verdes podem pedir apoio a partir desta quarta-feira. Será pago ainda este mês

O apoio por quebra de atividade destina-se a trabalhadores independentes que nos últimos 12 meses tenham tido obrigação contributiva em pelo menos 3 meses consecutivos. O formulário para os trabalhadores independentes pedirem apoio por redução de …

"Este mês é perigosíssimo!" Costa avisa que "não podem ir à terra e ao Algarve" na Páscoa

"As pessoas não podem ir à terra!" O alerta é de António Costa que avisa que este mês de Abril "é perigosíssimo" por causa da Páscoa. O primeiro-ministro recomenda também aos emigrantes que não venham …

13% dos casos de covid-19 em Portugal são profissionais de saúde. Há 10 médicos nos cuidados intensivos

Um em cada oito infetados com o novo coronavírus em Portugal é profissional de saúde. O número de médicos, enfermeiros, auxiliares e outros trabalhadores de hospitais e centros de saúde que estão contagiados não pára …

Curva em Itália parece estar a aplanar. Confirmado primeiro caso num campo de refugiados grego

A Itália registou mais 4.053 casos positivos e mais 837 mortes em 24 horas, valores semelhantes aos de segunda-feira e que sugerem que a curva da covid-19 parede estar a estabilizar. De acordo com o Observador, …

Há mais de 8 mil infetados e 187 mortes por covid-19 em Portugal

Há mais 27 mortes em relação a terça-feira, aumentando o número total de óbitos para 87. O número de casos confirmados em Portugal já ascende as 8 mil pessoas. O boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da …

Há falhas no sistema que regista casos de covid-19. A "esmagadora maioria" não vai ser contabilizada

O sistema que regista os casos de covid-19 em Portugal é "um pesadelo burocrático", denunciam os infecciologistas. A "esmagadora maioria" dos casos vai acabar por não ser notificada, acrescentam. O problema tornou-se público quando a Direção-Geral …

Mais de 3600 empresas já pediram acesso ao lay-off simplificado

O Governo já recebeu 3600 pedidos de empresas para aderirem ao regime lay-off lançado na semana passada, disse, esta terça-feira, a ministra do Trabalho e da Segurança Social. Ana Mendes Godinho, que falava aos jornalistas no …