“O maior espetáculo do mundo” vai fechar após 146 anos de atividade

O circo Barnum, fundado em 1871, nos Estados Unidos, e que se apresentou como “o maior espetáculo do mundo”, anunciou que vai encerrar em maio, após 146 anos de atividade, uma decisão saudada pelos defensores dos animas.

O circo, designado oficialmente Ringling Bros. and Barnum and Bailey Circus, explica em comunicado que não sobrevive mais tempo, depois de várias fusões, por problemas financeiros, devido ao aumento dos custos e à queda nas vendas de bilhetes, especialmente desde que foi forçado pelos defensores animais a retirar os elefantes, que eram o destaque do espetáculo.

A decisão, anunciada no sábado à noite, foi “difícil”, porque “o circo e os seus colaboradores têm sido uma fonte contínua de inspiração para mim e minha família”, afirma em comunicado Kenneth Feld, o presidente do conselho de administração da Feld Entertainment, que produz muitos outros espetáculos, e cujo pai tinha assumido o circo há 50 anos.

“É triste. Nós sentimos que este é o fim de uma era”, disse à AFP Trudy Williams, treinador de elefantes no circo.

Por seu lado, a organização “Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais” (PETA) congratulou-se com o fim do “triste espetáculo dado ao mundo”, dizendo que era um exemplo de que “os grandes circos ainda causam sofrimento aos animais” e que este é “um sinal da mudança dos tempos”.

A digressão deste ano prevê 30 etapas nos Estados Unidos, estando os derradeiros espetáculos marcados para o dia 7 de maio, em Rhode Island (“Circus XTREME”), e 21 de maio, em Uniondale, nos arredores de Nova Iorque (“Out of This World”).

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Netflix tem uma nova funcionalidade. Os cegos e os surdos agradecem

A nova funcionalidade da Netflix permite alterar a velocidade de reprodução dos seus filmes e séries. Esta é uma novidade bem recebida por espetadores cegos e surdos. A Netflix tem uma nova funcionalidade que permite que …

Cientistas transformam tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade

Uma equipa de investigadores descobriu como converter o pigmento vermelho dos tijolos num plástico condutor de eletricidade. Esse processo permitiu transformar os tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade. Esses supercapacitores de tijolo podem ser …

Primeiro Museu do Godzilla abre no Japão (e os visitantes podem entrar na boca do monstro)

O primeiro Museu do Godzilla do mundo está agora aberto no Japão e tem uma estátua enorme do icónico monstro, em cuja boca se pode entrar de slide. De acordo com a Newsweek, atualmente, os visitantes …

Hubble faz a primeira observação de um eclipse lunar total

Tirando vantagem de um eclipse lunar total, astrónomos usaram o Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA para detetar ozono na atmosfera da Terra. Este método serve como um substituto de como vão observar planetas semelhantes à Terra …

Biden tem 71% de probabilidade de vencer as eleições contra Trump

Joe Biden, candidato democrata à Casa Branca, tem 71% de probabilidade de vencer as eleições presidenciais norte-americanas frente a Donald Trump, o atual Presidente dos Estados Unidos, aponta uma nova sondagem. A pesquisa de opinião, levada …

Barcelona 2-8 Bayern | Atropelamento histórico na Champions

Noite histórica no Estádio da Luz. Em jogo dos quartos-de-final da Liga dos Campeões, o Bayern goleou o Barcelona por impensáveis 8-2 – com 4-1 em cada uma das metades. Um resultado que se tornou …

Depois das sementes, norte-americanos recebem máscaras, óculos de sol e até meias sujas da China

Vários residentes da Flórida, nos Estados Unidos, receberam pacotes misteriosos da China pelo correio que não tinham encomendado. Desta vez não eram sementes, mas sim máscaras cirúrgicas, óculos de sol e até meias sujas. Em declarações …

Imposto sobre refrigerantes reduziu o seu consumo

O imposto especial sobre as bebidas com maior teor de açúcar levou mais de 40% dos inquiridos num estudo da Universidade Católica esta sexta-feira divulgado a reduzir o seu consumo, comportamento que adotariam também com …

Uma só teoria da conspiração sobre a covid-19 matou 800 pessoas. 60 ficaram totalmente cegas

Pelo menos 800 pessoas morreram e 60 ficaram cegas na sequência de uma teoria da conspiração sobre a covid-19, concluiu um novo estudo. A investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica American Journal …

Apple e Google removem das suas lojas de aplicações um dos jogos mais populares do mundo

As gigantes tecnológicas Apple e Google removeram esta semana das suas lojas de aplicações, a App Store e a Google Play Store, respetivamente, o Fortnite, um dos jogos mais populares de todo o mundo. As …