“O maior espetáculo do mundo” vai fechar após 146 anos de atividade

O circo Barnum, fundado em 1871, nos Estados Unidos, e que se apresentou como “o maior espetáculo do mundo”, anunciou que vai encerrar em maio, após 146 anos de atividade, uma decisão saudada pelos defensores dos animas.

O circo, designado oficialmente Ringling Bros. and Barnum and Bailey Circus, explica em comunicado que não sobrevive mais tempo, depois de várias fusões, por problemas financeiros, devido ao aumento dos custos e à queda nas vendas de bilhetes, especialmente desde que foi forçado pelos defensores animais a retirar os elefantes, que eram o destaque do espetáculo.

A decisão, anunciada no sábado à noite, foi “difícil”, porque “o circo e os seus colaboradores têm sido uma fonte contínua de inspiração para mim e minha família”, afirma em comunicado Kenneth Feld, o presidente do conselho de administração da Feld Entertainment, que produz muitos outros espetáculos, e cujo pai tinha assumido o circo há 50 anos.

“É triste. Nós sentimos que este é o fim de uma era”, disse à AFP Trudy Williams, treinador de elefantes no circo.

Por seu lado, a organização “Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais” (PETA) congratulou-se com o fim do “triste espetáculo dado ao mundo”, dizendo que era um exemplo de que “os grandes circos ainda causam sofrimento aos animais” e que este é “um sinal da mudança dos tempos”.

A digressão deste ano prevê 30 etapas nos Estados Unidos, estando os derradeiros espetáculos marcados para o dia 7 de maio, em Rhode Island (“Circus XTREME”), e 21 de maio, em Uniondale, nos arredores de Nova Iorque (“Out of This World”).

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Haaland tem cinco namoradas e meio mundo atrás dele (mas pode seguir o caminho da Red Bull)

Apesar do interesse de grandes clubes do futebol mundial, Haaland pode seguir o trilho da Red Bull e transferir-se para do Salzburg para o Leipzig. O norueguês é uma das maiores jovens promessas da atualidade. Erling …

PSD pondera propor fim dos debates quinzenais e torná-los mensais

O PSD está a ponderar apresentar uma proposta para acabar com os debates quinzenais com o primeiro-ministro e torná-los mensais. A proposta passa também pela substituição de um desses "duelos" atuais por um debate temático …

Segunda vítima mortal nos protestos de Hong Kong. Xi Jinping condena manifestações

O quarto dia consecutivo de protestos ficou marcado pela morte de um homem de 70 anos. Esta é a segunda vítima mortal desde o início das manifestações em Hong Kong. De acordo com a imprensa internacional, …

Governo prepara dois novos escalões de IRS para a classe média

O primeiro-ministro afirmou esta quinta-feira que o objetivo do Governo no próximo Orçamento é dar “um primeiro passo” para conferir uma maior progressividade no IRS e diminuir o peso deste imposto sobre os vencimentos da …

Dois procuradores do caso Tancos vão sair do DCIAP

Os procuradores Vítor Magalhães e João Valente, da equipa que investigou o caso Tancos, vão sair do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) no âmbito do movimento de magistrados do Ministério Público (MP), …

Cerca de 40% dos hospitais têm ruturas diárias de medicamentos

Os preços "excessivamente baixos dos medicamentos genéricos" são a causa mais importante identificada pelos hospitais para as ruturas de fornecimento. Quase 40% dos hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) indicam ter diariamente ruturas no fornecimento …

Secretário de Estado: despenalizações como a que absolveu o Benfica vão terminar. "Será inapelável"

João Paulo Rebelo assegurou que a entrada em vigor da lei de combate à violência no desporto evitará situações como a que levou à recente anulação do castigo imposto ao Benfica. O secretário de Estado da …

Morales quis dialogar. Presidente interina da Bolívia mandou-o calar-se

O ex-Presidente Evo Morales ofereceu-se para regressar à Bolívia para "ajudar a pacificar o país, não para ser candidato", mas Jeanine Añez, que assumiu a presidência interina do país, respondeu que Morales não pode participar …

Cientistas reconstruiram a cara mutilada de uma guerreira Viking

Um esqueleto encontrado num cemitério Viking em Solør, na Noruega, tinha sido identificado como sendo de uma mulher há vários anos, mas os especialistas não tinham a certeza se tinha sido verdadeiramente uma guerreira. Agora, a …

Banco de Portugal vai pagar ao Estado valor recorde em dividendos em 2020

O Banco de Portugal deverá pagar ao Estado cerca de 550 milhões de euros em dividendos em 2020. Este é o montante que está em cima da mesa, mas ainda é prematuro calcular o valor. A remuneração …