A maior cascata do Equador desapareceu repentinamente

amalavida.tv / Flickr

Cascata de San Rafael, no Equador

A maior cascata do Equador, com cerca de 150 metros, desapareceu repentinamente por causa de uma dolina. Investigadores ainda não sabem se esta apareceu por causas naturais ou humanas.

Em fevereiro, a cascata de San Rafael, a maior do Equador, desapareceu. De acordo com a revista Newsweek, que cita o site Mongabay, a “culpada” pode ter sido uma dolina que afundou o leito do rio Coca vários metros a montante.

Porque é que a dolina apareceu continua, no entanto, a ser um mistério. Alguns especialistas pensam que o buraco se formou como resultado de processos naturais, enquanto outros argumentam que os humanos podem ter a sua quota parte de culpa.

Alfredo Carrasco faz parte do primeiro grupo. O geólogo considera que se trata de um fenómeno natural, dado que o rio está localizado numa área vulcânica e com uma atividade sísmica significativa.

“Existem terramotos bastante intensos aqui. Em março de 1987, surgiu um muito forte que causou danos tremendos ao oleoduto trans-equatoriano que passa por ele. Para mim, o fenómeno é eminentemente de origem natural”, disse Carrasco ao Mongabay.

Por outro lado, Emilio Cobo, coordenador do South America Water Program, da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), aponta para a potencial influência da usina hidroelétrica, inaugurada em 2016, que se encontra próxima do local.

“Uma cascata que está lá há milhares de anos não desmorona, coincidentemente, alguns anos após a abertura de um projeto hidroelétrico. Estes são processos que estão em artigos científicos e há evidências suficientes de que uma barragem pode causar efeitos deste tipo num rio”, contrapõe Cobo ao mesmo site.

Jorge Celi, diretor do Laboratório Nacional de Referência da Água (LNRA), da Universidade Regional Amazónica IKIAM, também acredita que a construção da barragem pode ter tido influência.

“O que aconteceu não é comum, só devia acontecer uma vez a cada mil anos, mas acho que é um processo que é acelerado um pouco mais pelas atividades humanas na bacia”.

Os cientistas continuam divididos e dizem que é necessária uma investigação mais aprofundada para determinar o que realmente provocou esta dolina.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Pela primeira vez, o Princípio da Equivalência de Einstein foi verificado em quasares

Investigadores conseguiram medir o desvio para o vermelho gravitacional em quasares e assim estender o teste a regiões muito distantes de onde a luz foi emitida quando o nosso Universo era jovem. De acordo com a …

Cogumelos laminados

O consumo de cogumelos pode diminuir o risco de depressão

Além de reduzirem o risco de cancro e morte prematura, os cogumelos podem beneficiar a saúde mental de uma pessoa. Uma equipa de investigadores da Faculdade de Medicina de Penn State, nos Estados Unidos, analisou dados …

Os hipopótamos de Pablo Escobar começaram a ser esterilizados

O grupo de hipopótamos, mais uma parte do indesejado legado deixado na Colômbia pelo traficante de droga Pablo Escobar, está a ser esterilizado. Quando o Cartel de Medellín estava no seu auge, Pablo Escobar gastou parte …

Ian Brackenbury Channell, o "feiticeiro de Christchurch"

Duas décadas depois, uma cidade neozelandesa decidiu despedir o seu feiticeiro

Vinte e três anos depois, a autarquia de Christchurch, na Nova Zelândia, decidiu despedir Ian Brackenbury Channell, o famoso feiticeiro da cidade. Desde 1998 que Ian Brackenbury Channell era o "feiticeiro de Christchurch", sendo responsável por …

Um dos microscópios de Darwin vai a leilão. Esteve nas mãos da sua família durante quase 200 anos

Um microscópio que Charles Darwin ofereceu ao filho Leonard - e que esteve nas mãos da sua família ao longo de quase 200 anos - vai ser leiloado em dezembro e poderá valer cerca de …

Pedro Sánchez promete abolir a prostituição em Espanha, por considerar que esta "escraviza" as mulheres

Espanha é um dos países europeus com mais trabalhadoras na indústria do sexo, as quais são sobretudo originárias de países da Europa mais pobres, da América Latina e de África. O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez anunciou …

"Um milagre". Dois jovens sobreviveram quase uma semana no deserto australiano

Dois jovens, de 14 e 21 anos, sobreviveram durante quase uma semana no deserto, sem água e sem comida, depois de se terem perdido no Território do Norte, na Austrália. A polícia fala num verdadeiro …

Carlos Moedas

Moedas vai "dar tudo como presidente" e exige que seja respeitada a legitimidade do seu mandato

Carlos Moedas tomou posse, esta segunda-feira, como novo presidente da Câmara de Lisboa, tendo falado dos objetivos para o próximo quadriénio e deixado um elogio ao seu antecessor e alguns avisos à esquerda. Depois dos cumprimentos …

Chanceler austríaco Sebastian Kurz

Sondagens falsas e notícias favoráveis. O lado negro de Sebastian Kurz foi desmascarado

Sebastian Kurz e pessoas que lhe são próximas foram acusados de tentar garantir a sua ascensão à liderança do partido e do país com a ajuda de sondagens manipuladas e notícias favoráveis na imprensa, financiadas …

Tem uma carreira de sonho na Nike, mas cometeu um homicídio há 65 anos

O presidente da Jordan Brand, Larry Miller, revelou que, há 56 anos, matou um adolescente nas ruas de Filadélfia, nos Estados Unidos. O presidente da Jordan Brand — marca do ex-jogador de basquetebol Michael Jordan — …