/

Lego lança colecção de figuras femininas da ciência

LEGO Ideas

Lego começou a desenvolver uma nova série de figuras femininas no mundo da ciência

Lego começou a desenvolver uma nova série de figuras femininas no mundo da ciência

A Lego acaba de lançar uma colecção de figuras femininas com profissões relacionadas com a ciência, como astrónoma, paleontologista e química, antes predominantemente masculinas.

O projeto foi submetido à Lego Ideas, uma comunidade online que permite que os amantes de legos votem em potenciais colecções. A responsável por esta em particular, a geoquímica Alatariel Elensar, foi votada mais de 10.000 vezes, em apenas uma semana.

«Como cientista do sexo feminino, tinha reparado em duas coisas relativamente aos conjuntos Lego disponíveis: a relação distorcida das minifiguras masculino / feminino, e uma representação bastante estereotipada das figuras femininas disponíveis», escreveu Elensar no seu blog.

«Pareceu-me lógico sugerir um pequeno conjunto de minifiguras femininas com profissões interessantes, e assim tornar as nossas comunidades da cidade Lego mais diversificada», acrescentou a geoquímica.

Quando a Lego lançou a sua linha “Friends”, em 2012, provocou controvérsias sobre estereótipos de género na indústria de brinquedos. A colecção apresentava modelos femininos em passarelas, a fazer biscoitos ou a divertir-se numa praia. Uma petição chegou mesmo a ser criada no Change.org, apelando à empresa a não reforçar o estereótipo de género nas crianças.

«Apesar de a Lego ter criado estas personagens femininas, ainda são uma minoria», defende a criadora do projecto. «Quando desenhei estas profissionais em figuras femininas, quis mostrar às miúdas que elas se podem tornar o que quiserem, inclusive paleontóloga ou astrónoma», complementa Elensar.

No vídeo que se segue, uma menina chamada Riley discursa sobre as limitadas opções de personagens da Lego do sexo feminino.

 

«Porque é que todas as raparigas têm de comprar coisas cor-de-rosa? Porque é que têm de comprar princesas? Algumas miúdas gostam de super-heróis», são algumas das questões levantadas pela pequena Riley.

CG, ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.