Jovem matou o homem que a tentava violar. Agora, enfrenta pena de prisão no Egito

3

Tânia Rêgo / Agência Brasil

Uma rapariga de 15 anos terá sido raptada por um condutor de autocarro que a tentou violar. A jovem matou o agressor e entregou-se à polícia.

Uma adolescente de 15 anos está detida desde julho, no Egito, depois de ter assassinado o homem que a raptou e a estaria a tentar violar. A jovem esfaqueou o agressor com uma faca que este utilizou para a ameaçar e entregou-se depois à polícia. Segundo o Observador, a jovem pode, agora, ser acusada de homicídio.

O alegado aconteceu no Cairo, numa zona remota, depois de um conduto de autocarro ter raptado a rapariga. Intissar Saeed, presidente da Fundação do Cairo para a Lei e Progresso (a organização que representa legalmente a jovem), disse ao El Mundo que “foi ela que se entregou voluntariamente à polícia depois de matar o homem que a tentou violar”.

Depois de ter sido imediatamente detida, a rapariga teve de se submeter a um teste para comprovar a sua virgindade.

No Egito, vários grupos defensores dos direitos das mulheres pedem a liberdade da jovem, por simplesmente se ter defendido de um ataque sexual. No entanto, as autoridades judiciais têm-se mostrado inflexíveis.

As provas estão a favor da jovem, mas as acusações são muito graves. Acusam-na de estar em posse de uma arma branca e de homicídio premeditado, apesar de ela ter declarado que a faca pertencia ao violador e que, enquanto este a forçava, conseguiu tirar-lhe a arma”, explicou Saeed.

Segundo o Independent, o namorado da rapariga está também a ser investigado pelas autoridades para apurar se tem ou não ligações ao alegado crime, uma vez que a alegada vítima disse à polícia que esteve com o namorado antes de apanhar o autocarro.

Se o juiz aplicar a pena pedida pela procuradoria, a adolescente pode estar perante, pelo menos, 15 anos de prisão. Caso seja condenada, vai ficar num centro de menores até atingir a maioridade. O objetivo da defesa é tentar que a justiça egípcia considere o homicídio um “crime de honra”, para reduzir a pena da jovem para o máximo de três anos de prisão.

Este caso ganhou voz em todo o país, sendo o símbolo da discriminação de mulheres vítimas de violação no mundo árabe. São várias as organizações feministas que podem a absolvição da rapariga.

ZAP //

3 Comments

  1. O mundo tem muito ainda que melhorar.
    Esta menina devia era ter uma estátua erguida como símbolo da exigência de respeito.
    Estas culturas árabes e outras equivalentes estão ao nível dos conceitos da idade média.
    O homem acima de tudo e a mulher responsável por tudo.
    Se este artista raptou a menina e a tentou violar merecia era morrer duas vezes, uma pelo rapto e outra pelo estupro.
    Por vezes tenho vergonha do género a que pertenço pela brutalidade que muitos praticam.
    Esperemos que a evolução cultural conduza a sociedade a comportamentos muito mais civilizados.

  2. São países de uma total incapacidade moral.
    «É melhor serem violadas, torturadas e mortas…»
    Não há respeito pela mulher nesses fins de mundo.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.