Já há maioria de juízes: Bolsonaro condenado a inelegibilidade até 2030

4

Marcelo Sayao / EPA

O ex-presidente do Brasil, Jair Bolsonaro

Jair Bolsonaro está impedido de se candidatar a presidente do Brasil até 2030. A maioria dos juízes do Tribunal Superior Eleitoral votou para tornar inelegível para os próximos oito anos o ex-presidente brasileiro.

Apesar de a quarta sessão do julgamento ainda não ter terminado, já existe maioria dos votos entre os juízes, que consideraram Jair Bolsonario inelegível até 2030.

Até agora, quatro juízes, num total de sete que compõem o Tribunal Superior Eleitoral, votaram pela inelegibilidade do ex-Presidente brasileiro.

A juíza Cármen Lúcia, a primeira a votar hoje, considerou que Bolsonaro cometeu abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação.

Falta ainda conhecer o voto de dois juízes, que podem pedir um adiamento do fim do julgamento.

Na ação intentada pelo Ministério Público Eleitoral, argumenta-se que Bolsonaro cometeu abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação durante uma reunião que o então chefe de Estado brasileiro organizou, em plena campanha eleitoral, com embaixadores estrangeiros no Palácio da Alvorada, casa oficial do Presidente em Brasília, em 2022.

O intuito foi nitidamente eleitoralista. O candidato se valeu de sua situação funcional de Presidente da República para mediar notícias que se vinham a saber que eram desavindas da verdade, obter a atenção e adesão de eleitores. Está caracterizado o uso da função pública para benefício eleitoral indevido”, afirmou, no plenário do TSE, o vice-procurador-geral eleitoral, Paulo Gonet Branco.

Nesta reunião, o então Presidente lançou vários ataques infundados sobre a fiabilidade do processo eleitoral e, mais precisamente, das urnas eletrónicas, utilizadas desde 1996 e validadas por vários organismos internacionais, e as mesmas que o elegeram para vários mandatos enquanto deputado federal e para Presidente.

Bolsonaro, perante cerca de 40 embaixadores dos mais variados países, incluindo o português, disse, sem fundamentos, que o sistema poderia ser alvo de fraude e não seria auditável, insinuou que era uma empresa a contar os votos e não o TSE e afirmou ainda, sem quaisquer provas, que um ‘hacker’ tinha tido acesso “a tudo dentro do TSE”.

O ex-presidente brasileiro não esteve presente na sessão.

ZAP // Lusa

4 Comments

  1. Mesmo assim ainda não chegou aos calcanhares do Putin. Esse sim , tem todo um país sequestrado e rouba todo um povo.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.