Um segundo. Foi o tempo que a Inteligência Artificial precisou para resolver um cubo mágico

Investigadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, desenvolveram o DeepCubeA, um algoritmo capaz de resolver o desafio do Cubo de Rubik em pouco mais do que um segundo. 

De acordo com a equipa de investigadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, o sistema aprendeu por si a melhor forma de resolver o famoso Cubo de Rubik.

“A lógica de pensamento da Inteligência Artificial é completamente diferente da dos humanos”, começou por explicar o professor Pierri Baldi, um dos autores do artigo científico publicado na revista científica Nature Machine Intelligence.

“Foi como uma criança. Primeiro demos-lhe os problemas mais fáceis e progressivamente os mais complexos”, continuou, citado pela Exame Informática.

Este algoritmo não se trata de um robô que, com pequenos dedos metálicos, consegue resolver um cubo mágico. É apenas um software que conseguiu aprender, de forma faseada, como chegar à combinação perfeita, com o menor número de movimentos possível.

Segundo o Sci-News, o algoritmo foi confrontado com mais de dez mil milhões de combinações possíveis e apresentado com o objetivo de ter de o descodificar em 30 movimentos. O DeepCubeA conseguiu testar mais mil desafios e resolvê-los todos, fazendo-o 60% das vezes com o mesmo número ou menos do que os humanos.

Este ano, Philipp Weyer, o campeão humano em resolver este desafio, conseguiu a proeza em sete segundos – um tempo, por si só, surpreendente. Em média, um humano precisa de 50 movimentos para solucionar o Cubo de Rubik. Este software precisou de apenas 20.

Baldi explica que o mesmo raciocínio e método podem ser usados para treinar um robô para limpar uma cozinha, por exemplo. A cozinha pode estar suja e desarrumada de uma série de maneiras diferentes, mas o resultado final tem de ser sempre o mesmo, exlplica o investigador. A simulação do DeepCubeA está disponível na Internet.

Entre humanos e Inteligência Artificial há uma diferença: “a estratégia“. “A solução para o cubo de Rubik envolve mais pensamento simbólico, matemático e abstrato. Uma IA capaz de quebrar um quebra-cabeças está cada vez mais perto de se tornar um sistema que pode pensar, raciocinar, planear e tomar decisões”, afirmou Pierri Baldi.

“Sendo assim, o meu melhor palpite é que a forma de raciocínio da Inteligência Artificial ​​é completamente diferente da de um ser humano”, rematou.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Filme fantástico". Novo livro revela cartas entre Kim Jong-un e Donald Trump

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, qualificou o seu relacionamento com o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como um “filme fantástico”, segundo os editores de um livro a ser publicado, que revela a correspondência entre …

Grupo avisa Bruxelas que Portugal pode tornar-se ilha ferroviária na Europa

Um grupo de portugueses ligados ao setor ferroviário alertou a comissária europeia dos Transportes para a possibilidade de Portugal se tornar uma ilha ferroviária na Europa devido ao atraso em adotar "a bitola europeia" nas …

China encontra traços do coronavírus em asas de frango importadas do Brasil

Traços do novo coronavírus foram encontrados em asas de frango importadas do Brasil, na cidade de Shenzhen, no sul da China, noticiou, esta quinta-feira, um jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). Os traços foram detetados …

Denúncia de Rui Pinto leva a congelamento de conta bancária da Doyen

Oito milhões de euros que estavam numa conta bancária do fundo de investimento Doyen foram congelados pelas autoridades portuguesas. Uma denúncia do whistleblower português Rui Pinto levou o fundo a ser investigado por suspeitas de fraude …

Preocupado com a Bielorrúsia, Macron ligou a Putin (e aproveitaram para falar da vacina russa)

O Presidente francês, Emmanuel Macron, manifestou esta quarta-feira ao seu homólogo russo, Vladimir Putin, "uma preocupação muito grande" quanto à situação na Bielorrússia após a reeleição do chefe de Estado autoritário bielorrusso, Alexander Lukashenko. Segundo indicou …

Obras do Hospital Militar de Belém custaram mais do triplo do valor estimado

As obras no Hospital Militar de Belém, em Lisboa, custaram mais do valor inicialmente estimado, avançou o Diário de Notícias esta quarta-feira. De acordo com o jornal, estava inicialmente previsto que a reabilitação de três …

Autópsia a Valentina revela descolamento do crânio

A autópsia a Valentina, a menina de 9 anos encontrada morta na serra D’el Rei, em Peniche, distrito de Leiria, em meados de maio, revela descolamento do crânio, avança esta quinta-feira o Correio da Manhã. …

Rio pede "coerência" na lotação do Avante e faz comparação com estádios

O líder do PSD pronunciou-se sobre a lotação da festa do Avante, lembrando que, se for reduzida para metade, isso é o mesmo que os estádios do FC Porto ou do Sporting estarem cheios. Na sua …

Juiz Carlos Alexandre desiste de queixa contra Rui Pinto

A proposta do Ministério Público (MP) para que o pirata informático não continuasse a ser investigado dependia da autorização do "super-juiz", avança o Correio da Manhã. De acordo com o Correio da Manhã, o juiz Carlos …

Surto na Nova Zelândia faz 17 novas infeções (e não se sabe de onde veio)

Após 102 dias sem casos de covid-19, a Nova Zelândia registou um novo surto na sua maior cidade, Auckland. O número de infeções subiu para 17, mas não se sabe de onde veio. De acordo com …