Um segundo. Foi o tempo que a Inteligência Artificial precisou para resolver um cubo mágico

Investigadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, desenvolveram o DeepCubeA, um algoritmo capaz de resolver o desafio do Cubo de Rubik em pouco mais do que um segundo. 

De acordo com a equipa de investigadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, o sistema aprendeu por si a melhor forma de resolver o famoso Cubo de Rubik.

“A lógica de pensamento da Inteligência Artificial é completamente diferente da dos humanos”, começou por explicar o professor Pierri Baldi, um dos autores do artigo científico publicado na revista científica Nature Machine Intelligence.

“Foi como uma criança. Primeiro demos-lhe os problemas mais fáceis e progressivamente os mais complexos”, continuou, citado pela Exame Informática.

Este algoritmo não se trata de um robô que, com pequenos dedos metálicos, consegue resolver um cubo mágico. É apenas um software que conseguiu aprender, de forma faseada, como chegar à combinação perfeita, com o menor número de movimentos possível.

Segundo o Sci-News, o algoritmo foi confrontado com mais de dez mil milhões de combinações possíveis e apresentado com o objetivo de ter de o descodificar em 30 movimentos. O DeepCubeA conseguiu testar mais mil desafios e resolvê-los todos, fazendo-o 60% das vezes com o mesmo número ou menos do que os humanos.

Este ano, Philipp Weyer, o campeão humano em resolver este desafio, conseguiu a proeza em sete segundos – um tempo, por si só, surpreendente. Em média, um humano precisa de 50 movimentos para solucionar o Cubo de Rubik. Este software precisou de apenas 20.

Baldi explica que o mesmo raciocínio e método podem ser usados para treinar um robô para limpar uma cozinha, por exemplo. A cozinha pode estar suja e desarrumada de uma série de maneiras diferentes, mas o resultado final tem de ser sempre o mesmo, exlplica o investigador. A simulação do DeepCubeA está disponível na Internet.

Entre humanos e Inteligência Artificial há uma diferença: “a estratégia“. “A solução para o cubo de Rubik envolve mais pensamento simbólico, matemático e abstrato. Uma IA capaz de quebrar um quebra-cabeças está cada vez mais perto de se tornar um sistema que pode pensar, raciocinar, planear e tomar decisões”, afirmou Pierri Baldi.

“Sendo assim, o meu melhor palpite é que a forma de raciocínio da Inteligência Artificial ​​é completamente diferente da de um ser humano”, rematou.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientista americana diz estar certa de que a Terra será atingida por asteroide

https://vimeo.com/355132338 Uma cientista americana de uma ONG dedicada a proteger a Terra diz que é 100% certo que um asteroide atingirá o nosso planeta. A cientista é Danica Remy, presidente da Fundação B612. Após um asteroide não …

NASA vai mesmo explorar Europa, a lua de Júpiter que pode ter vida extraterrestre

A NASA deu luz verde a uma missão para explorar uma lua de Júpiter que é considerada um dos melhores candidatos para a vida extraterrestre. A Europa - que é um pouco mais pequena do que …

País de Gales cancela plano controverso de criar "casas de banho robô"

O objetivo da construção era impedir atividade sexual, vandalismo e dormidas nas casas de banho públicas. O projeto ia recorrer às tecnologias de piso sensível ao peso, jatos de água, sensores anti-movimento e alarmes. O conselho …

Sem saber, uma mulher viveu durante 17 anos com a sua "gémea" dentro dela

Uma jovem na Índia, sem saber, viveu com uma das condições médicas mais raras e perturbadoras durante quase duas décadas. De acordo com um relatório de caso desta semana, a mulher tinha um saco que continha …

Novo filme da saga 007 já tem nome e data de estreia marcada

O novo filme da saga 007, realizado por Cary Fukunaga chama-se "No time to die" e estreia-se no Reino Unido e nos Estados Unidos em abril de 2020. "Daniel Craig regressa como James Bond, 007 em... …

Comporta pode tornar-se na nova Ibiza (e tudo começou com a queda do BES)

Após anos de um quase esquecimento, em termos de desenvolvimento imobiliário, a Comporta está a atrair investidores internacionais que encaram a pequena vila de Setúbal como uma "nova Ibiza". Um cenário que está a preocupar …

Família de Aretha Franklin cria fundo para a investigação de cancro raro

Um ano após a morte da cantora, a família de Aretha Franklin criou um fundo de apoio à investigação na área dos tumores neuroendócrinos, a doença rara que se revelou fatal para a celebridade, a …

Sporting vai monitorizar tudo o que se diz e escreve sobre jogadores

A empresa Noisefeed tem uma enorme base de dados relativa à atividade nas redes sociais de milhares de jogadores a nível global. Os jogadores de futebol de todo o mundo usam, cada vez mais, as redes …

Boris janta hoje com Merkel para mudar acordo. Maioria quer novo referendo

A pouco mais de dois meses da data marcada para a saída do Reino Unido da União Europeia, uma nova sondagem mostra que a maioria dos britânico quer que qualquer novo acordo vá a referendo. Um …

Oficial: Pardal Henriques candidato a deputado pelo partido de Marinho Pinto

O advogado Pedro Pardal Henriques anunciou esta quarta-feira que aceitou o convite para encabeçar a lista do PDR a Lisboa, deixando de ser porta-voz do Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas para "não misturar …