Instrumento espetacular usa 2.000 berlindes para fazer música

Músico sueco criou um instrumento musical programável que usa dois mil berlindes para fazer música.

O músico sueco Martin Molin ficou fascinado quando descobriu as máquinas de berlindes e resolveu juntar 2.000 num instrumento completamente surreal com três mil partes.

Além dos berlindes, este instrumento programável combina ainda um tambor, um baixo, um vibrafone e outros instrumentos, que são acionados por uma manivela.

Segundo o músico, o conceito destas máquinas sempre existiu e, por isso, decidiu levar o conceito mais além, tentando “criar uma máquina programável, que não cria o caos e que pode ser controlada”.

O objetivo era que a máquina ficasse pronta em dois meses mas, no total, foram precisos 14.

“Quanto mais próxima a máquina estava de ficar pronta, mais difícil era terminá-la”, conta Molin.

A máquina começou a ser feita através de um software 3D e um cubo de 80cm. A partir deste ponto, foi feita peça a peça, todas elas fabricadas por Molin, ajustadas e moldadas gradualmente até ao resultado final.

Os berlindes são como a água. A natureza da água faz com que possa atravessar qualquer coisa. Depois de 100 mil anos ela pode até fazer um buraco numa pedra. Os berlindes fazem o mesmo, não importa o que eu faça para tentar controlá-los”.

“Simplesmente conseguem ultrapassar qualquer obstáculo que eu coloque… Vou ter de corrigir alguns problemas na máquina se quero fazer uma tour com ela”, explica.

Tal como planeado, a máquina é programável, a partir de uma roda central com 32 barras, e o tom da música pode ser ajustado à medida que o instrumento é tocado.

Os planos futuros do músico passam por desenvolver novos instrumentos musicais como este.

HypeScience

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Isto não é um instrumento. É um gadget. Vira o disco e toca o mesmo (enquanto tiver corda). Comparado a um piano ou a um saxofone é uma maquineta sem interesse. Não é para músicos. É para “ingenhocas”.

RESPONDER

Eventual criação do indicador "incidência vizinha" pode influenciar planos do Governo

Esta terça-feira, na reunião no Infarmed, o matemático Óscar Felgueiras defendeu a criação de um novo indicador, "incidência vizinha", que teria como vantagens sinalizar risco associado à proximidade de zonas mais críticas e evitar a …

Relatório secreto de Costa Pinto defende que Banco de Portugal podia ter feito mais no BES

O "Relatório Costa Pinto" argumenta que o Banco de Portugal tinha conhecimento dos problemas do BES e tinha poderes para fazer mais, melhor e mais cedo. O "Relatório Costa Pinto" tem vindo a ser negado ao …

Lopetegui viu Corona em Sevilha e pode avançar com proposta

Julen Lopetegui, treinador do Sevilha, está atento a Tecatito Corona. O extremo portista mostrou-se em bom plano frente ao Chelsea. O antigo treinador dos 'dragões' Julen Lopetegui, atualmente no comando técnico do Sevilha, esteve esta terça-feira …

Sob o mote da "prudência", especialistas aconselham Governo a não avançar no desconfinamento

Manuel Carmo Gomes, o epidemiologista que deixou de participar nas reuniões no Infarmed, aconselhou o Governo a não avançar para a terceira fase de desconfinamento. E não é o único a defender a suspensão. De acordo …

Oposição quer redução de portagens. Governo responde com cortes ou aumento de impostos

O Governo disse hoje que a redução de portagens nas ex-SCUT "é legal e constitucional", defendendo que a Assembleia da República deve ajudar a encontrar a compensação para encargos de até 149 milhões de euros …

Bispo do século XVII foi enterrado com um feto. Cientistas já sabem porquê

Cientistas já sabem porque é que foi encontrado o cadáver de um feto junto dos restos mortais de um antigo bispo de Lund, na Suécia. Peder Pedersen Winstrup foi um bispo de Lund, cidade na atual …

Detenção da autarca de Vila Real de Santo António surpreende PSD. Deputado do PS suspeito no negócio

Esta terça-feira, a presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Conceição Cabrita, foi detida por suspeitas do crime de corrupção num negócio de imobiliário em Monte Gordo.  Fonte da direção do PSD disse, …

Atraso com vacina da Johnson não altera metas do plano de vacinação

O anúncio desta terça-feira do atraso da distribuição da vacina da Johnson & Johnson na Europa não vai afetar o plano de vacinação em Portugal, garantiu a task force. Mais um contratempo para o processo de …

Descoberta de bactérias comedoras de metano numa árvore comum pode ser boa notícia

A descoberta de bactérias que "comem" metano numa árvore australiana comum pode ser uma boa notícia no desafio de reduzir a emissão de gases com efeito de estufa. As árvores são os pulmões da Terra, uma …

Rio diz ser "desejável" que PSD Madeira e Açores excluam Chega de coligações

Em Portugal Continental, o PSD não aceita coligações com o Chega para as próximas autárquicas, sublinhou Rui Rio, que deseja que o mesmo princípio seja seguido nas Regiões Autónoma. Esta terça-feira, Rui Rio reiterou que …