/

Hospital de Nova Iorque deixa de realizar partos face à demissão do pessoal médico que recusa vacinar-se

Antes de sair de cena Andrew Cuomo emitiu um mandato que visava estabelecer a vacinação obrigatória entre profissionais de saúde do estado de Nova Iorque.

Um pequeno hospital do condado de Lewis, no estado de Nova Iorque, anunciou esta semana que vai parar de realizar partos depois de um número significativo dos seus enfermeiros ter apresentado a demissão como consequência do mandato emitido pelo antigo governador Andrew Cuomo que estabelecia a vacinação contra a covid-19 como obrigatória para os trabalhadores do setor da saúde do estado.

Em causa estão seis membros de um equipa composta por 18 profissionais que recusam vacinar-se, ao mesmo tempo que sete ainda não indicaram se vão fazê-lo até à data da entrada em vigor do mandato — 27 de setembro.

“A matemática não está a funcionar”, explicou Gerald Cayer, diretor do sistema de saúde do condado de Lewis, em conferência de imprensa. “O número de demissões não nos deixa outra hipótese a não ser suspender os partos“, explicou, acrescentando que as estimativas da instituições indicavam que ali nascessem 200 bebés ao longo deste ano. A data prevista para o fim dos procedimentos é 25 de setembro.

Segundo o The New York Times, pelo menos 30 funcionários abrangidos pelo mandato terão abandonado as suas funções desde o anúncio, 21 dos quais trabalhavam em áreas clínicas. A mesma fonte adianta que, mesmo assim, a maioria dos trabalhadores da saúde do estado de Nova Iorque aderiu à vacinação. No caso do condado de Lewis, 464 funcionários acederam ao apelo das autoridades e inocularam-se, cerca de 73%.

Gerald Cayer adiantou ainda que os trabalhadores que reconsiderem a escolha poderão regressar às funções que desempenhavam anteriormente — uma opção que se pode justificar com a falta de pessoal médico naquela região, nomeadamente na área da obstetrícia. A inexistência de profissionais com experiência é, de resto, um problema que afeta todo o estado. A maioria das vagas anunciadas pelo hospital do condado de Lewis na sequência das demissões permanecem mesmo por preencher.

Com cerca de 27 mil residentes, o condado de Lewis é dos menos populosos no estado de Nova Iorque e dos mais conservadores. Não é por isso de estranhar que apresente das taxas mais elevadas no que concerne à administração de vacinas: 44% da população detém o esquema vacinal completo, comparativamente com os 61% do resto do estado.

O número de casos de covid-19 também tem vindo a subir, com um aumento na ordem dos 35% nos últimos 14 dias.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.