Hospital de Nova Iorque deixa de realizar partos face à demissão do pessoal médico que recusa vacinar-se

Antes de sair de cena Andrew Cuomo emitiu um mandato que visava estabelecer a vacinação obrigatória entre profissionais de saúde do estado de Nova Iorque.

Um pequeno hospital do condado de Lewis, no estado de Nova Iorque, anunciou esta semana que vai parar de realizar partos depois de um número significativo dos seus enfermeiros ter apresentado a demissão como consequência do mandato emitido pelo antigo governador Andrew Cuomo que estabelecia a vacinação contra a covid-19 como obrigatória para os trabalhadores do setor da saúde do estado.

Em causa estão seis membros de um equipa composta por 18 profissionais que recusam vacinar-se, ao mesmo tempo que sete ainda não indicaram se vão fazê-lo até à data da entrada em vigor do mandato — 27 de setembro.

“A matemática não está a funcionar”, explicou Gerald Cayer, diretor do sistema de saúde do condado de Lewis, em conferência de imprensa. “O número de demissões não nos deixa outra hipótese a não ser suspender os partos“, explicou, acrescentando que as estimativas da instituições indicavam que ali nascessem 200 bebés ao longo deste ano. A data prevista para o fim dos procedimentos é 25 de setembro.

Segundo o The New York Times, pelo menos 30 funcionários abrangidos pelo mandato terão abandonado as suas funções desde o anúncio, 21 dos quais trabalhavam em áreas clínicas. A mesma fonte adianta que, mesmo assim, a maioria dos trabalhadores da saúde do estado de Nova Iorque aderiu à vacinação. No caso do condado de Lewis, 464 funcionários acederam ao apelo das autoridades e inocularam-se, cerca de 73%.

Gerald Cayer adiantou ainda que os trabalhadores que reconsiderem a escolha poderão regressar às funções que desempenhavam anteriormente — uma opção que se pode justificar com a falta de pessoal médico naquela região, nomeadamente na área da obstetrícia. A inexistência de profissionais com experiência é, de resto, um problema que afeta todo o estado. A maioria das vagas anunciadas pelo hospital do condado de Lewis na sequência das demissões permanecem mesmo por preencher.

Com cerca de 27 mil residentes, o condado de Lewis é dos menos populosos no estado de Nova Iorque e dos mais conservadores. Não é por isso de estranhar que apresente das taxas mais elevadas no que concerne à administração de vacinas: 44% da população detém o esquema vacinal completo, comparativamente com os 61% do resto do estado.

O número de casos de covid-19 também tem vindo a subir, com um aumento na ordem dos 35% nos últimos 14 dias.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Um cigarro aceso

"Fumar mata." Deputados britânicos querem que o aviso seja impresso em cada cigarro

Para desencorajar os fumadores, os deputados britânicos querem imprimir o slogan "Fumar mata" em cada cigarro de um maço de tabaco. Deputados britânicos apresentaram, no Parlamento, uma emenda à Lei de Saúde e Cuidados de Saúde …

Ludogoretz 0-1 Braga | Horta bracarense dá frutos cedo

O Sporting de Braga conseguiu um importante triunfo por 1-0 na deslocação ao terreno do Ludogoretz, no Grupo F da Liga Europa. A formação lusa não quis perder tempo e marcou logo aos sete minutos, por …

PJ admite mais pessoas envolvidas na morte de jovem no metro das Laranjeiras

A Polícia Judiciária (PJ) admitiu, esta quinta-feira, que estejam mais pessoas envolvidas na morte de um jovem, na quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa. Os dados foram avançados esta tarde, em conferência de …

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo continua a "desejar e a esperar que haja uma possibilidade de o OE passar"

O Presidente da República afirmou, esta quinta-feira, que continua "a desejar e a esperar que haja uma possibilidade de o Orçamento passar" e considerou que os próximos dias, com reuniões partidárias até ao fim-de-semana, "são …

Facebook acorda com parte da imprensa diária francesa pagar "direitos conexos"

O Facebook chegou a um acordo com parte da imprensa diária francesa para pagar "direitos conexos", anunciou a rede social norte-americana, algumas semanas depois de assinar acordos semelhantes com o Le Monde e o Le …

Os trabalhadores que acumulam empregos em teletrabalho — e em segredo

Com a normalização do teletrabalho nos últimos anos, há cada vez mais pessoas que acumulam dois empregos a tempo inteiro — e em segredo. Têm dois endereços de e-mail profissionais, dois computadores, dois patrões e... dois …

Tiago Pinto: "No Benfica acredita-se muito nos jovens, aqui ainda não"

Director da Roma recusa desentendimentos com José Mourinho e foge a pergunta sobre arbitragem. A Roma perdeu pela terceira vez nesta edição da Serie A, no domingo passado, ao ser derrotada no jogo mais aguardado da …

O pior jogador desta Liga dos Campeões está no grupo do Benfica

Eric García está em destaque onde não queria estar. Sporting e Bruno Fernandes merecem elogios nesta jornada. O Sporting merece destaque nesta semana, depois de ter vencido pela primeira vez na presente edição da Liga dos …

Pichardo pode ser eleito o melhor atleta mundial em 2021

Lista de 10 nomeados foi divulgada pela federação internacional de atletismo. Karsten Warholm, Ryan Crouser e Armand Duplantis também são candidatos. Pedro Pablo Pichardo está mais perto de ser considerado o melhor atleta mundial do ano. …

"O maior roubo de impostos" da Europa. Estados perderam milhões em "buraco" fiscal

Os "CumEx Files" são a mais recente investigação feita com uma fuga de dados a fazer revelações surpreendentes e preocupantes sobre a realidade financeira da Europa. Desta vez, está em causa um "saque fiscal" que …