/

Horta vertical criada dentro de prisão em Portugal

(dr) Agrotonomy Tower Farms

40 torres de um sistema de agricultura menos utilizado. Prisioneiros ajudaram e ficaram responsáveis pelo cultivo.

A agricultura vertical é um sistema de agricultura que, como dá para adivinhar ao olhar para o nome, consiste numa horta que cresce em direcção ao céu.

É “construída” em altura e permite o cultivo de plantas dentro de edifícios ou de vários andares de prédios.

Os edifícios transformam-se praticamente em estufas de grande dimensão; esta agricultura envolve o uso de tecnologias, como a hidroponia – as plantas são colocadas noutros recipientes com água (não no solo) e com soluções nutritivas.

Há quem defenda que a agricultura vertical é um complemento muito bom para o sistema alimentar, devido às alterações climáticas e à consequente maior dificuldade em produzir alimentos. É o que pode fazer mais sentido na actual conjuntura económica, social e ambiental.

Alguns defensores do conceito também indicam que este sistema reduz despesas relacionadas com transporte e logística porque as hortas ficam bem mais próximas dos consumidores.

A agricultura vertical não é propriamente a novidade mais recente do planeta. Já começou a ser apresentada, sob este conceito, em 1999.

Mas não é um fenómeno global. Nem em Portugal – onde, no entanto, já vão aparecendo exemplos.

O mais recente, ou um dos mais recentes, foi construída pela Agrotonomy, numa prisão, na semana passada.

O portal Vertical Farm Daily destaca a instalação de 40 torres de aeroponia (manter as plantas suspensas no ar, apoiadas pelo colo das raízes).

Não é referido o nome da prisão. Mas a equipa da Agrotonomy contou com ajuda dos guardas prisionais e dos próprios prisioneiros – que se mostraram entusiasmados com o projecto.

E serão alguns prisioneiros a gerir a horta a partir de agora. Quem estiver no seu último ano de sentença de longo prazo, vai ter nesta tarefa uma oportunidade de se reabilitar. É uma forma de reintegração na sociedade ainda no interior da prisão.

Deverão ser produzidas cerca de 1.800 plantas por mês (alface, coentro, manjericão, acelga, espinafre…). Os cozinheiros da prisão vão aproveitar.

Além das 40 torres aeropónicas, foi instalado um sistema de rega automático e um sistema de dosagem de nutrientes, a preparação da solução nutritiva e a criação de uma estratégia abrangente de plantio para garantir que haja sempre uma rotação contínua de culturas nas torres.

“Adoro a forma como os prisioneiros são tratados de forma humana em Portugal”, reagiu uma utilizadora a este vídeo:

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.