Descoberta reescreve a história de como os peixes evoluíram para homens

1

IVPP

Cinco peixes silurianos da China

Investigadores do Instituto de Paleontologia e Paleoantropologia de Vertebrados (IVPP) da Academia Chinesa de Ciências encontraram recentemente dois repositórios de fósseis nos primeiros do sudoeste de Guizhou e Chongqing.

Quatro estudos diferentes que descrevem as suas análises foram recentemente publicados na revista Nature [artigo 1, artigo 2, artigo 3, artigo 4].

A história evolutiva “desde o peixe ao humano” foi reescrita depois de os investigadores analisarem estas novas descobertas.

No entanto, a forma como esta inovação ocorreu permanece um mistério, devido ao facto de os fósseis de vertebrados de mandíbula precoce não terem sido descobertos em grande número até ao início do Devoniano — há 419 milhões de anos —, apesar dos dados moleculares indicarem que a origem dos vertebrados de mandíbula deveria ter ocorrido há mais de 450 milhões de anos.

Como resultado, existe uma lacuna significativa no registo fóssil de vertebrados de mandíbula precoce, que dura pelo menos 30 milhões de anos, desde o Ordoviciano tardio ao Siluriano, segundo a Sci Tech Daily.

A equipa encontrou dois novos depósitos de fósseis, lançando luz sobre a ascensão de vertebrados de mandíbulas. Estes peixes já prosperavam nas águas do Sul da China há pelo menos 440 milhões de anos.

No final da Silúria, os peixes de mandíbula tornaram-se mais diversos e maiores. Evoluíram e começaram a espalhar-se pelo mundo, dando início à era dos peixes em terra. Depois, os humanos começaram a evoluir.

As descobertas de fósseis de peixe dos dois repositórios ajudam a rastrear muitas estruturas do corpo humano até aos peixes antigos, há cerca de 440 milhões de anos, e preenchem algumas lacunas fundamentais na evolução “do peixe para o humano”, dando mais provas que mostram o caminho evolutivo.

O depósito fóssil de peixes em Chongqing tem 436 milhões de anos. É o único Lagerstätte siluriano precoce do mundo (depósito fóssil com preservação excecional) que preserva peixes com mandíbulas completas, cabeça a cabeça, proporcionando uma oportunidade inigualável de espreitar o “amanhecer dos peixes“.

Este “depósito fóssil de tesouros” ergue-se entre outros grandes Lagerstätten chineses: Chengjiang Biota e o Jehol Biota. Todos fornecem quebra-cabeças chave.