Galáxia “impossível” sem matéria escura deixa cientistas perplexos

Cientistas fizeram uma extraordinária e misteriosa descoberta: pela primeira vez, uma equipa de astrónomos encontrou uma galáxia que parece não ter matéria negra.

Uma galáxia transparente. Uma equipa  de astrónomos descobriu uma galáxia “fantasma” que está a intrigá-los por não conter matéria negra. Trata-se da NGC1052-DF2, que tem mais ou menos o tamanho da nossa Via Láctea.

A matéria negra e a energia escura são dois conceitos fundamentais na compreensão do universo, já que é neles que se procura a explicação para muitos dos enigma da expansão do universo. Há, inclusivamente, algumas galáxias que apresentam o dobro da matéria negra. por isso, encontrar uma galáxia “transparente” é ainda mais curioso.

É o caso da NGC1052-DF2, uma pequena galáxia a 65 milhões de anos-luz de distância da Terra, que parece não ter matéria negra. Os astrónomos acreditam que existe dentro das galáxias um material que impulsiona o seu movimento, e, embora não saibam que é exatamente, definiram-no como matéria negra.

É através de sombras ou interações gravitacionais que os cientistas detetam a matéria escura – algo que não aconteceu com esta galáxia. Além disso, os cientistas descobriram que os objetos da galáxia de movem mais lentamente, ou seja, a massa no interior da galáxia é muito pouca ou, então, é desprovida de matéria negra.

“Encontrar uma galáxia sem matéria negra é algo inesperado porque esta misteriosa substância invisível é o aspeto mais dominante de qualquer galáxia”, disse o autor do estudo e cientista da Universidade de Yale (EUA), Pieter van Dokkum, citado pelo ScienceAlert.

NRAO/AUI/NSF; Dana Berry / SkyWorks; ALMA (ESO/NAOJ/NRAO)

Encontrar uma galáxia sem matéria negra é algo inesperado

No artigo científico, publicado esta quinta-feira na Nature, os cientistas referem que uma galáxia sem matéria negra é mesmo uma revolução e que esta descoberta obriga a repensar o que se sabe sobre a forma como funcionam as galáxias.

Foi através do telescópio espacial Hubble que os astrónomos determinaram o tamanho e o brilho da NGC 1052-DF2. Esta galáxia, um pouco mais pequena do que a Via Láctea, tem 250 vezes menos estrelas, o que levou a que fosse classificada como ultra-difusa, explica o Diário de Notícias.

“Passei horas a olhar para esta imagem. Esta coisa é extraordinária: uma bolha gigantesca tão esparsa que é possível ver outras galáxias através dela. É literalmente uma galáxia transparente”, comentou Pieter van Dokkum da Universidade de Yale.

Mas as surpresas não se ficaram por aqui. Quando tentaram calcular a massa da galáxia, chegaram à conclusão que o total é igual à massa das estrelas visíveis. A NGC 1052-DF2 é mesmo a única até agora sem matéria negra.

Allison Merritt, também da Universidade de Yale e do Instituto Max Planck da Alemanha, refere que a matéria negra “é convencionalmente entendida como parte fundamental das galáxias, como se fosse a cola que as mantém juntas e a base sobre as quais são formadas”.

Os cientistas ainda não têm uma explicação concreta para esta falta de matéria escura, mas já colocaram em cima da mesa algumas hipóteses, como o facto de o nascimento de muitas estrelas gigantes ter feito desaparecer todo o gás e matéria negra desta galáxia ou o crescimento enorme da galáxia vizinha NGC 1052.

A equipa está agora à procura de mais galáxias sem matéria negra. Para isso, estão a analisar as imagens do Hubble de 23 galáxias ultra-difusas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Sporting CP 1-0 Marítimo | Borja dispara rumo ao pódio

O Sporting sofreu, mas levou a “água ao seu moinho”. Na recepção ao um Marítimo consistente, mas pouco perigoso, o “leão” venceu por 1-0, numa partida com poucas ocasiões de golo, mas com domínio claro …

Reino Unido vai tornar públicos registos de avistamentos de OVNIs

A Força Aérea britânica vai disponibilizar todos os documentos sobre os avistamentos de OVNIs online. Até então, os registos eram mantido sob segredo. A Força Aérea Real do Reino Unido decidiu tornar públicos os registos de …

Sobreviventes a um cancro na infância têm maior probabilidade de vir a ter outro

Sobreviventes a um cancro têm uma maior probabilidade cinco vezes maior de vir a ter outro em comparação com a população em geral. O risco vai diminuindo ao longo do tempo desde o primeiro diagnóstico. Pessoas …

Lineker: "Se pusessem a minha equipa de 1990 a jogar contra uma moderna, seríamos assassinados"

"Se pusessem a minha equipa de 1990 a jogar contra uma moderna, seríamos assassinados", disse Gary Lineker, antigo internacional inglês, que agora é comentador da BBC. Em entrevista ao The Guardian, o antigo avançado da seleção …

Bater com um cutelo e espezinhar. A massagem que promete livrar de todas as dores

Santiago Terrases oferece uma massagem única, na qual calca as pessoas com os pés e bate-lhes com um cutelo. O norte-americano garante que consegue tirar todas as dores. No estado de Nevada, nos Estados Unidos, está …

"Choveram" propostas de empréstimo por Marega

O emblema portista recebeu vários proposta de empréstimo por Moussa Marega, mas acabou por as rejeitar. O FC Porto apenas abre mão do jogador caso seja paga a cláusula de rescisão. A imprensa francesa avança esta …

Crise de saúde mental nos jovens. Há um sexo mais em risco do que o outro

O uso regular de redes sociais pode afetar a saúde mental dos jovens. No entanto, os seus efeitos podem-se manifestar mais drasticamente em raparigas do que em rapazes. Desde 2010, as taxas de depressão, automutilação e …

PS quer limitar "vistos Gold" aos municípios do interior e às regiões autónomas

O PS entregou hoje uma proposta de alteração ao Orçamento em que limita a concessão dos "vistos Gold" a investimentos feitos por estrangeiros em municípios do interior ou nas regiões autónomas dos Açores e da …

Mais acidentes, afogamentos e suicídios num mundo mais quente

As temperaturas mais elevadas vão provocar mais acidentes rodoviários, afogamentos, agressões e suicídios, revelou uma nova investigação. Até ao momento, a grande parte das pesquisas em torno das alterações climáticas centrou-se nas mortes por doenças transmitidas …

Jóias de ouro e prata com plástico. Justiça não vê mal nenhum e iliba marca Tous

O processo de investigação aberto à marca TOUS por alegada fraude com jóias de ouro e plástico contendo plástico no seu interior, foi arquivado. A Justiça espanhola entende que, apesar de as jóias conterem plástico, …