Galáxia “impossível” sem matéria escura deixa cientistas perplexos

Cientistas fizeram uma extraordinária e misteriosa descoberta: pela primeira vez, uma equipa de astrónomos encontrou uma galáxia que parece não ter matéria negra.

Uma galáxia transparente. Uma equipa  de astrónomos descobriu uma galáxia “fantasma” que está a intrigá-los por não conter matéria negra. Trata-se da NGC1052-DF2, que tem mais ou menos o tamanho da nossa Via Láctea.

A matéria negra e a energia escura são dois conceitos fundamentais na compreensão do universo, já que é neles que se procura a explicação para muitos dos enigma da expansão do universo. Há, inclusivamente, algumas galáxias que apresentam o dobro da matéria negra. por isso, encontrar uma galáxia “transparente” é ainda mais curioso.

É o caso da NGC1052-DF2, uma pequena galáxia a 65 milhões de anos-luz de distância da Terra, que parece não ter matéria negra. Os astrónomos acreditam que existe dentro das galáxias um material que impulsiona o seu movimento, e, embora não saibam que é exatamente, definiram-no como matéria negra.

É através de sombras ou interações gravitacionais que os cientistas detetam a matéria escura – algo que não aconteceu com esta galáxia. Além disso, os cientistas descobriram que os objetos da galáxia de movem mais lentamente, ou seja, a massa no interior da galáxia é muito pouca ou, então, é desprovida de matéria negra.

“Encontrar uma galáxia sem matéria negra é algo inesperado porque esta misteriosa substância invisível é o aspeto mais dominante de qualquer galáxia”, disse o autor do estudo e cientista da Universidade de Yale (EUA), Pieter van Dokkum, citado pelo ScienceAlert.

NRAO/AUI/NSF; Dana Berry / SkyWorks; ALMA (ESO/NAOJ/NRAO)

Encontrar uma galáxia sem matéria negra é algo inesperado

No artigo científico, publicado esta quinta-feira na Nature, os cientistas referem que uma galáxia sem matéria negra é mesmo uma revolução e que esta descoberta obriga a repensar o que se sabe sobre a forma como funcionam as galáxias.

Foi através do telescópio espacial Hubble que os astrónomos determinaram o tamanho e o brilho da NGC 1052-DF2. Esta galáxia, um pouco mais pequena do que a Via Láctea, tem 250 vezes menos estrelas, o que levou a que fosse classificada como ultra-difusa, explica o Diário de Notícias.

“Passei horas a olhar para esta imagem. Esta coisa é extraordinária: uma bolha gigantesca tão esparsa que é possível ver outras galáxias através dela. É literalmente uma galáxia transparente”, comentou Pieter van Dokkum da Universidade de Yale.

Mas as surpresas não se ficaram por aqui. Quando tentaram calcular a massa da galáxia, chegaram à conclusão que o total é igual à massa das estrelas visíveis. A NGC 1052-DF2 é mesmo a única até agora sem matéria negra.

Allison Merritt, também da Universidade de Yale e do Instituto Max Planck da Alemanha, refere que a matéria negra “é convencionalmente entendida como parte fundamental das galáxias, como se fosse a cola que as mantém juntas e a base sobre as quais são formadas”.

Os cientistas ainda não têm uma explicação concreta para esta falta de matéria escura, mas já colocaram em cima da mesa algumas hipóteses, como o facto de o nascimento de muitas estrelas gigantes ter feito desaparecer todo o gás e matéria negra desta galáxia ou o crescimento enorme da galáxia vizinha NGC 1052.

A equipa está agora à procura de mais galáxias sem matéria negra. Para isso, estão a analisar as imagens do Hubble de 23 galáxias ultra-difusas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Mais de 100 mil trabalhadores independentes já pediram apoio do Governo

Mais de 100 mil trabalhadores independentes já se candidataram ao apoio extraordinário criado pelo Governo para fazer face à paragem total de atividade devido à pandemia de covid-19. Segundo o comunicado do Ministério do Trabalho, Solidariedade …

“Voltaremos a encontrar-nos”. Isabel II relembra a 2.ª Guerra Mundial e fala de um desafio "diferente"

A rainha Isabel II salientou este domingo, numa mensagem televisiva, que a pandemia Covid-19 é um desafio "diferente" de outros enfrentados pelo Reino Unido e exortou os britânicos a respeitar o confinamento. "Embora já tenhamos enfrentado …

CTT recuam. Não vão propor a distribuição de dividendos de 2019

O Conselho de Administração dos CTT - Correios de Portugal, SA informaram esta segunda-feira que já não vão propor à Assembleia Geral de Acionistas a distribuição de dividendos relativos ao exercício de 2019, como previsto, …

Há enfermeiros sem treino a trabalhar nos cuidados intensivos

A presidente do Sindicato de Todos os Enfermeiros Unidos (SITEU), Gorete Pimentel, denuncia que há enfermeiros sem treino a trabalhar em unidades de cuidados intensivos. "São necessários três a quatro meses para que um enfermeiro seja …

Ronaldo vai tornar-se o primeiro bilionário no mundo do futebol

Cristiano Ronaldo vai faturar cerca de 90 milhões de euros este ano. Isto faz com que o futebolista português atinja os mil milhões de euros em receitas durante a sua carreira. Embora Cristiano Ronaldo tenha sido …

Tribunais adiaram mais 50 mil diligências num mês

A pandemia de covid-19 obrigou os tribunais portugueses a adiar 2.445 diligências e a anular outras 28.957, escreve o jornal Público. Ao todo, foram desmarcadas 51.402 diligências, frisa o matutino na sua edição desta segunda-feira, …

311 mortes e uma subida de 4% nos casos confirmados em Portugal. Recuperados quase duplicaram

O número de mortes em Portugal relacionadas com a Covid-19 ultrapassou a barreira das 300, situando-se nas 311 vítimas, mais 16 do que no domingo. O número de recuperados também cresceu para 140. Os casos …

"Uma vergonha para o país". Morte de ucraniano leva a "mudanças profundas" no funcionamento do SEF

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, disse esta segunda-feira que vai haver “mudanças profundas no modelo de funcionamento do Centro de Instalação Temporária do SEF no aeroporto de Lisboa, na sequência do caso da …

City abre processo a Kyle Walker por festa com prostitutas durante quarentena

Kyle Walker, futebolista do Manchester City, viu o clube instaurar-lhe um processo disciplinar, depois de este ter, alegadamente, quebrado a obrigação de confinamento devido à COVID-19 numa festa com prostituas. “Os futebolistas são modelos a seguir …

"Digam aos accionistas que não há nada para ninguém". Marcelo apela à Banca (ou deixa que o Governo suspenda os lucros)

O Presidente da República reúne-se, nesta segunda-feira, com os cinco maiores bancos a actuar em Portugal para apelar à sua "sensatez" para agilizarem os empréstimos às empresas e às famílias depois de terem recebido milhões …