Galáxia “impossível” sem matéria escura deixa cientistas perplexos

Cientistas fizeram uma extraordinária e misteriosa descoberta: pela primeira vez, uma equipa de astrónomos encontrou uma galáxia que parece não ter matéria negra.

Uma galáxia transparente. Uma equipa  de astrónomos descobriu uma galáxia “fantasma” que está a intrigá-los por não conter matéria negra. Trata-se da NGC1052-DF2, que tem mais ou menos o tamanho da nossa Via Láctea.

A matéria negra e a energia escura são dois conceitos fundamentais na compreensão do universo, já que é neles que se procura a explicação para muitos dos enigma da expansão do universo. Há, inclusivamente, algumas galáxias que apresentam o dobro da matéria negra. por isso, encontrar uma galáxia “transparente” é ainda mais curioso.

É o caso da NGC1052-DF2, uma pequena galáxia a 65 milhões de anos-luz de distância da Terra, que parece não ter matéria negra. Os astrónomos acreditam que existe dentro das galáxias um material que impulsiona o seu movimento, e, embora não saibam que é exatamente, definiram-no como matéria negra.

É através de sombras ou interações gravitacionais que os cientistas detetam a matéria escura – algo que não aconteceu com esta galáxia. Além disso, os cientistas descobriram que os objetos da galáxia de movem mais lentamente, ou seja, a massa no interior da galáxia é muito pouca ou, então, é desprovida de matéria negra.

“Encontrar uma galáxia sem matéria negra é algo inesperado porque esta misteriosa substância invisível é o aspeto mais dominante de qualquer galáxia”, disse o autor do estudo e cientista da Universidade de Yale (EUA), Pieter van Dokkum, citado pelo ScienceAlert.

NRAO/AUI/NSF; Dana Berry / SkyWorks; ALMA (ESO/NAOJ/NRAO)

Encontrar uma galáxia sem matéria negra é algo inesperado

No artigo científico, publicado esta quinta-feira na Nature, os cientistas referem que uma galáxia sem matéria negra é mesmo uma revolução e que esta descoberta obriga a repensar o que se sabe sobre a forma como funcionam as galáxias.

Foi através do telescópio espacial Hubble que os astrónomos determinaram o tamanho e o brilho da NGC 1052-DF2. Esta galáxia, um pouco mais pequena do que a Via Láctea, tem 250 vezes menos estrelas, o que levou a que fosse classificada como ultra-difusa, explica o Diário de Notícias.

“Passei horas a olhar para esta imagem. Esta coisa é extraordinária: uma bolha gigantesca tão esparsa que é possível ver outras galáxias através dela. É literalmente uma galáxia transparente”, comentou Pieter van Dokkum da Universidade de Yale.

Mas as surpresas não se ficaram por aqui. Quando tentaram calcular a massa da galáxia, chegaram à conclusão que o total é igual à massa das estrelas visíveis. A NGC 1052-DF2 é mesmo a única até agora sem matéria negra.

Allison Merritt, também da Universidade de Yale e do Instituto Max Planck da Alemanha, refere que a matéria negra “é convencionalmente entendida como parte fundamental das galáxias, como se fosse a cola que as mantém juntas e a base sobre as quais são formadas”.

Os cientistas ainda não têm uma explicação concreta para esta falta de matéria escura, mas já colocaram em cima da mesa algumas hipóteses, como o facto de o nascimento de muitas estrelas gigantes ter feito desaparecer todo o gás e matéria negra desta galáxia ou o crescimento enorme da galáxia vizinha NGC 1052.

A equipa está agora à procura de mais galáxias sem matéria negra. Para isso, estão a analisar as imagens do Hubble de 23 galáxias ultra-difusas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Homem descobriu a sua perna amputada na imagem de um maço de tabaco

Um albanês descobriu que uma fotografia da sua perna amputada foi usada, sem autorização, na parte da frente dos maços de tabaco. Um homem de 60 anos descobriu que uma fotografia da sua perna amputada foi …

Ilhan Omar promete continuar a ser o "pesadelo" de Donald Trump

"O pesadelo dele é ver uma refugiada imigrante somali a ascender ao Congresso. Vamos continuar a ser um pesadelo porque as suas políticas são um pesadelo para nós", disse Ilhan Omar. Esta quinta-feira, Ilhan Omar classificou …

Benfica confirma saída de Salvio para o Boca. "Chorei como um bebé"

O extremo Eduardo Salvio transferiu-se do Benfica para o Boca Juniors, na Argentina, num negócio esta quinta-feira oficializado pelo clube da Luz, que não revelou os valores envolvidos. O argentino esteve oito temporadas no Benfica, as …

"É preciso reduzir os impostos às pessoas, nomeadamente aos salários, e taxar o carbono"

Para António Guterres, a "vontade política esmoreceu" depois do Acordo de Paris aprovado em 2015. Entre medidas propostas em prol do clima, o Secretário-Geral das Nações Unidas fala em "acabar com subsídios aos combustíveis fósseis". António …

Costa: Marcelo não se recandidatar seria "incompreensível para 80% dos portugueses"

O secretário-geral do PS, António Costa, declarou esta sexta-feira que uma eventual não recandidatura presidencial de Marcelo Rebelo de Sousa seria "incompreensível para 80% dos portugueses" e adiantou que Eduardo Ferro Rodrigues voltará a ser …

Há mais de 600 edifícios condenados à demolição (e trazem custos para o cidadão)

Nos últimos dez anos, centenas de construções de todo o país foram listadas para demolir. Destas, faltam destruir atualmente mais de 600, segundo um levantamento citado esta sexta-feira pelo Correio da Manhã. Questões de segurança, ilegalidades …

Nepotismo e "filé mignon". Bolsonaro admite beneficiar filho para cargo diplomático

O presidente brasileiro admitiu, na quinta-feira, que "pretende beneficiar" o terceiro filho, o deputado Eduardo Bolsonaro, indicado para embaixador nos Estados Unidos, mas garantiu tratar-se apenas de uma estratégia de política externa. "Pretendo beneficiar um filho …

Ministério Público investiga ajustes diretos da Câmara do Porto a sociedade de advogados

A Câmara Municipal do Porto (CMP) diz que o valor dos contratos com a sociedade de advogados é de apenas 218 mil euros, e não meio milhão de euros como foi noticiado esta semana. O Ministério …

Lista de grande devedores. Deputados de mãos atadas pelo sigilo bancário

Depois de um esforço hercúleo para conseguir acesso à lista dos grandes devedores da banca, os deputados veem-se agora incapacitados devido ao sigilo bancário e ao fim da legislatura. A lista dos grandes devedores em incumprimento …

Costa promete baixar impostos à classe média (e prefere que Centeno não vá para o FMI)

Mais deduções e mais escalões de IRS para baixar os impostos para as famílias com os filhos e a classe média. Eis o que António Costa promete na antecâmara das eleições legislativas, numa entrevista onde …