Fox News legitima a desinformação e obscurece os factos, diz filho do proprietário do canal

James Murdoch, filho do dono da Fox News, Rupert Murdoch, indicou que deixou o império da media do pai por este obscurecer os factos e legitimar a desinformação.

Ao New York Times, James Murdoch falou pela primeira vez sobre os motivos da sua decisão em deixar o conselho da News Corp, a empresa de media do pai, que controla publicações como o Wall Street Journal e o New York Post. A outra empresa, a Fox Corporation, é dona da Fox News, administrada pelo irmão, Lachlan Murdoch.

“Cheguei à conclusão de que se pode venerar um concurso de ideias, se quisermos, todos o fazemos e isso é importante”, disse Murdoch na entrevista. “Mas não de uma forma que esconda as agendas. Um concurso de ideias não deve ser usado para legitimar a desinformação. E acho que isso costuma ser aproveitado. E acho que em grandes organizações de notícias, a missão deveria ser introduzir o fato para dispersar a dúvida – não para semear a dúvida, para obscurecer o fato”, explicou.

Murdoch anunciou em julho que renunciava ao seu cargo na News Corp, tendo falado anteriormente à New Yorker sobre o seu desconforto com a cobertura da Fox News, cujos anfitriões mais bem cotados são partidários do Presidente Donald Trump, tendo a rede espalhado informações incorretas sobre o coronavírus e as mudanças climáticas.

Os jornais australianos da News Corp também publicaram artigos onde questionavam a realidade da mudança climática após os incêndios florestais no país em 2019. Numa declaração ao Daily Beast no início de 2020, Murdoch e a esposa, Kathryn, criticaram a “negação contínua entre os meios de comunicação na Austrália”, bem como na Fox News.

Num comunicado de julho, Murdoch anunciou que estava a deixar a News Corp “devido a desentendimentos sobre certos conteúdos editoriais publicados pelos veículos de notícias da empresa e outras decisões estratégicas”.

Informou ainda que estava a criar uma fundação, a Quadrivium, que apoiaria a democracia, a participação dos eleitores e os projetos de mudança climática.

Como membro do conselho, Murdoch sentia que a sua capacidade de influenciar as direções editoriais das publicações era limitada. “Se você não se sente confortável com essas decisões, é preciso avaliar se deseja ou não se associar e se pode mudar isso ou não”, disse ao Times. “Decidi que poderia ser muito mais eficaz fora de casa”, frisou.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.