Fóssil de dinossauro dá novas pistas sobre como estes animais acasalavam

É verdade que já sabemos muitas coisas sobre dinossauros – como eram, o que comiam e a causa da sua extinção. Mas nenhum fóssil nos permitiu ainda perceber coisas tão simples como, por exemplo, em que moldes faziam xixi, cocó ou até como acasalavam.

Mas agora, conta a CNN, um fóssil de um psitacossauro encontrado na China, já há alguns anos, do tamanho de um cão da raça labrador, parece estar tão bem preservado que a abertura por onde o dinossauro expelia as suas secreções está a permitir a uma equipa de paleontólogos estudá-lo pela primeira vez.

Embora não ofereça nenhuma resposta concreta sobre como os dinossauros podem ter procriado, esta cloaca (câmara comum para os sistema digestivo, excretor e reprodutor de muitos pássaros e répteis) já nos dá algumas dicas.

“É algo único. A maioria das cloacas forma uma espécie de fenda e existem variados formatos. Esta apresenta uma estrutura em forma de V com um par de lábios alargados. Não há grupos vivos de animais com esta morfologia. É de alguma forma semelhante aos crocodilos, mas ainda assim única”, afirma Jakob Vinther, paleontólogo e professor sénior da Escola de Ciências da Terra da Universidade de Bristol, no Reino Unido.

O estudo, publicado esta terça-feira na revista científica Current Biology, sugere ainda que os grandes lóbulos pigmentados de cada lado da abertura poderiam abrigar glândulas odoríferas, tal como acontece com os crocodilos.

Além disso, as margens externas da cloaca são altamente pigmentadas com melanina, o que teria contrastado com o pálido baixo-ventre do dinossauro. A distinta pigmentação pode significar que esta abertura foi usada para o dinossauro se exibir, característica semelhante à de alguns babuínos e salamandras reprodutoras.

Segundo o canal televisivo, tendo em conta que em animais com cloacas os órgãos genitais ficam dentro do corpo, e como neste caso não foram preservados, os cientistas não sabem dizer se este dinossauro em particular era macho ou fêmea.

A grande maioria dos pássaros, considerados os únicos parentes vivos dos dinossauros, acasala por “beijo cloacal”, ou seja, pressionando as suas aberturas. E, por isso, alguns paleontólogos pensam que os dinossauros também podem ter acasalado assim.

Vinther, porém, acredita que este dinossauro teria pénis, pois a cloaca fossilizada é mais parecida com a de um crocodilo, que efetivamente tem esse órgão reprodutor, e porque existem alguns pássaros, tal como avestruzes e patos, que também o têm.

“Pelo que podemos ver, esta cloaca não seria adequada para beijos cloacais. Mas antes sexo com penetração”, concluiu o cientista.

“Como paleoartista, foi absolutamente incrível ter a oportunidade de reconstruir uma das últimas características remanescentes sobre as quais não conhecíamos nada nos dinossauros”, afirma Robert Nicholls, outro dos autores do estudo e o responsável pela ilustração que faz o destaque deste artigo, em comunicado.

“Saber que pelo menos alguns dinossauros se sinalizavam uns aos outros dá aos paleoartistas uma liberdade emocionante para especular sobre toda uma variedade de interações agora plausíveis durante o cortejo dos dinossauros. É uma mudança no jogo!”

Filipa Mesquita Filipa Mesquita, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Mais de 75% dos refugiados sírios podem sofrer de stress pós-traumático

Mais de três quartos dos refugiados sírios podem estar a sofrer de distúrbios mentais, como transtorno de stress pós-traumático (TEPT), dez anos após o início da guerra civil no país. De acordo com um artigo do …

AVC foi a principal causa das 112.334 mortes em 2019

As doenças circulatórias foram as principais causas das 112.334 mortes verificadas em Portugal em 2019, divulgou esta segunda-feira o Instituto Nacional de Estatística, assinalando que a mais mortífera foi o acidente vascular cerebral (AVC). Em 2019, …

Iémen irá enfrentar a pior fome já vista nas últimas décadas. Guterres implora por generosidade

De acordo com a ONU, a situação humanitária no Iémen é muito grave e o país irá enfrentar a pior fome à qual o mundo já assistiu. Esta situação pode ser revertida se os seus …

"Um erro histórico". Tratado assinado em Portugal incentiva aquecimento global

Um tratado assinado em Lisboa concede um grande poder às empresas de energia para processar os Estados caso se sintam prejudicadas por políticas climáticas. O Tratado da Carta da Energia (TCE) é um acordo internacional assinado …

Jornalistas estrangeiros denunciam "declínio da liberdade" na China

A China utilizou as medidas para controlar o coronavírus, a intimidação e restrições de visto para limitar a cobertura jornalística estrangeira em 2020, dando início a um "rápido declínio da liberdade na media", denunciou o …

Sindicato dos chefes da PSP interpôs ação judicial por causa da pré-aposentação

O Sindicato Nacional da Carreira de Chefes da PSP indicou este domingo que interpôs uma ação judicial para impugnar um despacho da direção nacional da Polícia Segurança Pública sobre a lista de pedidos da passagem …

"A agricultura em Montalegre vai acabar". Praga de javalis destrói culturas

Os agricultores do concelho de Montalegre andam desesperados com o facto dos javalis andarem a destruir as culturas. A população destes animais tem aumentado muito nos últimos anos e as medidas de controlo têm sido …

50 mil euros. Governo cria prémio nacional para proteger florestas

No próximo Conselho de Ministros, na quinta-feira, o Governo vai discutir um prémio bianual para projetos que ajudem a melhorar a floresta, do ponto de vista técnico, científico ou da comunicação. A notícia é avançada esta …

Polícia Judiciária ajudou a evitar dois ataques em França

As informações partilhadas pela Polícia Judiciária (PJ) com a Europol foram cruciais para alcançar a detenção do jihadista marroquino que viveu em Portugal. Hicham El-Hanafi foi condenado a 30 anos de prisão em França, na semana …

Duque de Edimburgo foi transferido para outro hospital

O Palácio de Buckingham anunciou esta segunda-feira que o príncipe Filipe, marido da rainha do Reino Unido, Isabel II, foi transferido para outro hospital de Londres para continuar o tratamento de uma infeção. O Palácio disse …