Falso padre finge ser juiz e burla casal em oito mil euros

O suspeito prometeu ao casal que o ajudaria a encontrar uma advogada. Manuel Fernando Martins também já se fez passar por um advogado e chegou a estar preso em Espanha.

Depois de ter feito várias burlas nos anos 80 em que se fez passar por um padre, Manuel Fernando Martins voltou a ter problemas com a justiça.

Segundo o Correio da Manhã, em 2020, o homem fingiu ser um juiz e prometeu ajudar um casal de Barcelos a resolver um problema judicial relacionado com uma casa, cobrando-lhes oito mil euros por uma susposta ação cível que nunca foi feita.

Quando estava a cumprir uma pena de um ano e oito meses de prisão domiciliária, em 2019, Manuel Fernando Martins contactou um homem no OLX para comprar câmaras de videovigilância. O vendedor acabou por contar ao homem de 64 anos que os seus sogros estavam a ter um problema com a filha, que tinha vendido a casa onde o casal vivia.

O burlão de 64 anos terá então dito que era um ex-juiz e que podia usar os seus conhecimentos para arranjar uma advogada de confiança para representar o casal. O suspeitou está agora a ser acusado de burla qualificada pelo Ministério Público de Santo Tirso.

Manuel Fernando Martins também se fez passar por um advogado em 2021, alegando que ia ajudar um homem em Tarouca que tinha um processo e enviar um documento para o Ministério Público.

O suspeito já foi condenado várias vezes a prisão desde o final dos anos 80, inclusive em Espanha. Em 1998, até chegou a fugir da cadeia de Pontevedra. A sua prisão domiciliária em 2019 devia-se a ameaças de morte que fez a jornalistas e ao diretor do jornal ‘O Notícias da Trofa’, estando agora em liberdade.

Em 2013, o suspeito também crou uma suposta associação de solidariedade na Trofa e apresentou-se como Dom Manuel Martins.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.