/

O primeiro teste nuclear da História pode ter causado um grande número de cancros

Wikimedia

A Experiência “Trinity” foi o primeiro teste nuclear da história, conduzido pelos Estados Unidos a 16 de Julho de 1945

Uma equipa de cientistas mostrou que a Experiência “Trinity”, no Novo México, Estados Unidos, em 1945, pode ter causado vários casos de cancro devido à alta exposição à cinza nuclear.

A Experiência “Trinity” foi o primeiro teste nuclear da História, tendo sido conduzida pelos Estados Unidos, no deserto do Novo México, a 16 de julho de 1945. É considerada o marco do início da chamada Era Atómica.

Agora, uma investigação levada a cabo por cientistas do Instituto Nacional do Cancro norte-americano mostra que a explosão fez com que muitas pessoas deste Estado tivessem sido expostas a altos níveis de radiação nuclear, conta o canal estatal russo RT.

“A detonação nuclear expôs os habitantes do Novo México a diversos níveis de radiação por causa da cinza nuclear, dependendo, em parte, da região do Estado em que viviam, quanto tempo estiveram dentro das estruturas protetoras nos meses posteriores ao teste e quanta radiação entrou nos seus corpos através de alimentos e água contaminados”, explicam os autores do estudo publicado, a 1 de setembro, na revista científica Health Physics.

Uma situação que, segundo os cientistas, pode ter levado a vários casos de cancro, cujo número exato ainda é desconhecido.

“A preocupação é que a inalação de plutónio poderá ter provocado um maior risco de cancro do pulmão, dos ossos ou do fígado. A dose de radiação seria uma consequência da inalação de partículas respiráveis ​​de cinza nuclear ou do solo contaminado”, assinala o estudo.

Tal como recorda o mesmo site, os habitantes do Novo México lutam há 75 anos para que o Governo dos Estados Unidos reconheça os danos causados pela “Trinity” ​​e inclua os afetados num programa federal de compensação.

Depois desta primeira experiência nuclear, os Estados Unidos lançaram, no mesmo ano, em plena II Guerra Mundial, duas bombas nucleares no Japão: a primeira em Hiroshima, batizada de “Little Boy”, e a segunda em Nagasaki, denominada “Fat Man”.

Os bombardeamentos de Hiroshima e Nagasaki mataram, de imediato, pelo menos 120 mil pessoas, tendo feito muitas outras vítimas, nos anos seguintes, devido aos altos níveis de radiação.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.