Exame de sangue deteta reaparecimento de cancro com um ano de antecedência

U.S. Navy / Wikimedia

-

Um grupo de médicos britânicos conseguiu identificar o reaparecimento de um cancro um ano antes dos exames tradicionais, o que deverá permitir aos médicos tratar o tumor mais cedo, aumentando as hipóteses de cura.

A equipa conseguiu detetar sinais de cancro quando este era apenas um pequeno conjunto de células invisíveis a raios-X e tomografias. O foco da investigação foi o cancro de pulmão, mas os processos estudados são tão básicos que as descobertas podem ser aplicadas a outros tipos de cancro.

O cancro de pulmão é o que mais mata no mundo, e o principal objetivo do estudo era acompanhar o seu desenvolvimento – a ponto de se espalhar por todo o corpo.

Uma equipa do Instituto Francis Crick, em Londres, analisou, então, o ADN defeituoso de tumores em pulmões, removidos durante cirurgias, para obter um “mapa genético” do cancro de cada paciente. A cada três meses, foram realizados exames de sangue para verificar se tinham reaparecido pequenos vestígios do ADN do cancro.

Os resultados, divulgados na revista científica Nature, revelaram que o reaparecimento do cancro pode ser identificado cerca de um ano antes do prazo que é definido através dos métodos atuais.

Esperança

Para Cristopher Abbosh, do Instituto de cancro UCL, em Londres, esta descoberta é significativa. “Podemos identificar os pacientes que devem realizar o tratamento mesmo que ainda não exista qualquer sinal clínico da doença”, destacou o especialista.

“Isto representa uma nova esperança para combater o regresso do cancro de pulmão após a cirurgia, algo que acontece em cerca de metade dos pacientes”, afirmou.

Este novo método foi eficiente em 13 dos 14 pacientes que apresentaram sinais de reaparecimento do cancro nos pulmões, e ajudou a identificar os indivíduos que já não tinham quaisquer indícios da doença. No entanto, são necessários mais testes para confirmar a eficácia do método.

Evolução

O exame de sangue é, na realidade, a segunda grande descoberta feita pelos cientistas envolvidos num vasto projeto de investigação sobre o cancro. A primeira descoberta foi sobre o papel da instabilidade do ADN na reincidência do cancro.

A equipa do Instituto Francis Crick mostrou que os tumores que apresentavam um grande “caos cromossómico” – a capacidade de remodelar facilmente grandes quantidades de ADN para alterar milhares de instruções genéticas – tinham mais hipóteses de voltar.

“Uma célula cancerígena pode alterar o seu comportamento rapidamente e ganhar ou perder cromossomas ou partes de cromossomas”, adiantou o cientista Charles Swanton.

Este sistema permite que o tumor desenvolva resistência aos medicamentos, a capacidade de se esconder do sistema imunológico e de se deslocar para outros tecidos.

Segundo os cientistas, o novo estudo poderá ser útil para o desenvolvimento de medicamentos que possam suspender essa “instabilidade dos cromossomas”.

“Espero que sejamos capazes de desenvolver novas formas de reduzir a capacidade de evolução de tumores – e quem sabe até fazer com que as células cancerígenas parem de se adaptar”, destacou Swanton.

ZAP // BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Santa Clara 1-2 Sporting | “Leão” mostra POTEncial nas ilhas

Ao final da tarde deste sábado, o Sporting venceu o Santa Clara por 2-1, num duelo a contar para a 5ª jornada da Liga NOS que decorreu no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada. …

Robô ultrarrealista pode vir a substituir os golfinhos em cativeiro em parques temáticos

A empresa de engenharia Edge Innovations, com sede em São Francisco, Estados Unidos, projetou e construiu um golfinho-robô que se parece e age quase exatamente como um. Nadando ao redor da piscina enquanto um grupo de …

PCP avisa: Abstenção é “apenas e só” para discutir o OE2021

O secretário-geral do PCP avisou este sábado que a abstenção anunciada pelo partido visa "apenas e só" fazer passar o Orçamento do Estado de 2021 a "outra fase de discussão" e recusou estar garantido um …

Convento medieval encontrado sob parque de estacionamento em Inglaterra

Uma equipa de arqueólogos britânicos encontrou um convento medieval, há muito perdido, debaixo de um parque de estacionamento em Inglaterra. Há muito que os arqueólogos britânicos especulavam sobre a potencial localização de um antigo convento medieval, …

Virgin Galactic leva cientista planetário ao Espaço pela primeira vez

O norte-americano Alan Stern será o primeiro a realizar experiências científicas financiadas pela NASA, a bordo de uma aeronave comercial da empresa espacial privada Virgin Galactic. A NASA revelou a semana passada que o cientista planetário …

Português responsável por limpeza de hospitais condecorado pela Rainha Isabel II

O português Maciel Vinagre pensou que era mentira ou engano ao ler a notificação de que tinha sido distinguido pela Rainha Isabel II pelo trabalho como responsável da limpeza de dois hospitais públicos britânicos durante …

Japonês inventa sacos de plástico "comestíveis" (para salvar o veado sagrado de Nara)

Um empresário local no destino turístico japonês de Nara desenvolveu uma alternativa aos sacos de plástico de compras para proteger o veado sagrado da cidade. Hidetoshi Matsukawa, que trabalha na Nara-ism, um agente de souvenirs, disse, …

Emissão do programa de Ricardo Araújo Pereira cancelada. Humorista em isolamento

O programa de Ricardo Araújo Pereira na SIC não será emitido este domingo, uma vez que o humorista se encontra em isolamento profilático depois de ter estado em contacto com uma pessoa infetada com covid-19. …

Erro clínico. Centenas de hóspedes em quarentena em hotel da Austrália vão ter de fazer teste ao VIH

Centenas de pessoas que estiveram em quarentena no hotel Victoria, na Austrália, vão ter de fazer o teste de doenças transmitidas pelo sangue, incluindo VIH, devido a um erro dos profissionais de saúde daquele local …

Forças Armadas dos EUA estão a adquirir coletes à prova de bala adaptados para mulheres

As Forças Armadas dos EUA estão a dar grandes passos no que diz respeito à igualdade de género. A instituição está a começar a mudar os seus coletes à prova de bala, de forma a …