Exame de sangue deteta reaparecimento de cancro com um ano de antecedência

U.S. Navy / Wikimedia

-

Um grupo de médicos britânicos conseguiu identificar o reaparecimento de um cancro um ano antes dos exames tradicionais, o que deverá permitir aos médicos tratar o tumor mais cedo, aumentando as hipóteses de cura.

A equipa conseguiu detetar sinais de cancro quando este era apenas um pequeno conjunto de células invisíveis a raios-X e tomografias. O foco da investigação foi o cancro de pulmão, mas os processos estudados são tão básicos que as descobertas podem ser aplicadas a outros tipos de cancro.

O cancro de pulmão é o que mais mata no mundo, e o principal objetivo do estudo era acompanhar o seu desenvolvimento – a ponto de se espalhar por todo o corpo.

Uma equipa do Instituto Francis Crick, em Londres, analisou, então, o ADN defeituoso de tumores em pulmões, removidos durante cirurgias, para obter um “mapa genético” do cancro de cada paciente. A cada três meses, foram realizados exames de sangue para verificar se tinham reaparecido pequenos vestígios do ADN do cancro.

Os resultados, divulgados na revista científica Nature, revelaram que o reaparecimento do cancro pode ser identificado cerca de um ano antes do prazo que é definido através dos métodos atuais.

Esperança

Para Cristopher Abbosh, do Instituto de cancro UCL, em Londres, esta descoberta é significativa. “Podemos identificar os pacientes que devem realizar o tratamento mesmo que ainda não exista qualquer sinal clínico da doença”, destacou o especialista.

“Isto representa uma nova esperança para combater o regresso do cancro de pulmão após a cirurgia, algo que acontece em cerca de metade dos pacientes”, afirmou.

Este novo método foi eficiente em 13 dos 14 pacientes que apresentaram sinais de reaparecimento do cancro nos pulmões, e ajudou a identificar os indivíduos que já não tinham quaisquer indícios da doença. No entanto, são necessários mais testes para confirmar a eficácia do método.

Evolução

O exame de sangue é, na realidade, a segunda grande descoberta feita pelos cientistas envolvidos num vasto projeto de investigação sobre o cancro. A primeira descoberta foi sobre o papel da instabilidade do ADN na reincidência do cancro.

A equipa do Instituto Francis Crick mostrou que os tumores que apresentavam um grande “caos cromossómico” – a capacidade de remodelar facilmente grandes quantidades de ADN para alterar milhares de instruções genéticas – tinham mais hipóteses de voltar.

“Uma célula cancerígena pode alterar o seu comportamento rapidamente e ganhar ou perder cromossomas ou partes de cromossomas”, adiantou o cientista Charles Swanton.

Este sistema permite que o tumor desenvolva resistência aos medicamentos, a capacidade de se esconder do sistema imunológico e de se deslocar para outros tecidos.

Segundo os cientistas, o novo estudo poderá ser útil para o desenvolvimento de medicamentos que possam suspender essa “instabilidade dos cromossomas”.

“Espero que sejamos capazes de desenvolver novas formas de reduzir a capacidade de evolução de tumores – e quem sabe até fazer com que as células cancerígenas parem de se adaptar”, destacou Swanton.

ZAP // BBC

PARTILHAR

RESPONDER

"A sombra de Sarkozy" e a filha de imigrantes cabo-verdianos. Novo Governo de Macron vira à direita

É um "Governo mais à direita do que nunca". O desabafo é do líder dos socialistas franceses, Olivier Faure, numa crítica ao Presidente Emmanuel Macron pelas escolhas que fez para o novo Governo do país. …

Trincão ainda não pôs os pés em Camp Nou e já tem pretendentes

O português Francisco Trincão, contratado em março passado pelo Barcelona ao Sporting de Braga, ainda não colocou os pés em Camp Nou e já tem clubes interessados na sua compra ao clube catalão. O negócio que …

Costa e Conte perfeitamente alinhados. Previsões de Bruxelas exigem um acordo europeu imediato

Os primeiros-ministros de Portugal e de Itália defenderam que o agravamento das previsões negativas da economia da Comissão Europeia impõe um acordo entre os 27 Estados-membros já na próxima reunião do Conselho Europeu. Esta posição comum …

Novo Banco vendeu ativos com 70% de desconto a fundo com ligações ao seu chairman

O chairman do Novo Banco, Byron Haines, liderou um banco detido pelo fundo norte-americano Cerberus. Foi precisamente este fundo a que o Novo Banco vendeu quase 200 imóveis com um desconto de 70%. O Novo Banco …

As antigas águas da Austrália estavam cheias de escorpiões gigantes predadores

As antigas águas em redor da Austrália podem ter estado cheias de enormes escorpiões marinhos predadores que mediam 2,5 metros de comprimento. Conhecidos como Eurypterida, estes animais ferozes foram os maiores predadores marinhos a aparecer no …

Siza Vieira sobre Efacec: Estado está a salvar uma empresa viável e não os bancos que financiaram Isabel dos Santos

O ministro da Economia esclareceu esta terça-feira que o Estado está a “salvar uma empresa” e não “os financiadores e os acionistas” da Efacec e que o valor da indemnização não será suficiente para saldar …

Casos de covid-19 encerram Câmara de Paços de Ferreira. Presidente está infetado

A Câmara Municipal de Paços de Ferreira, distrito do Porto, anunciou esta quarta-feira que o seu edifício sede se encontra temporariamente encerrado depois de terem sido detetado casos positivos de covid-19 entre os trabalhadores. "A …

Megaoperação do SEF. Três detidos e 150 possíveis vítimas de tráfico humano e imigração ilegal

Uma megaoperação do SEF, em Santarém, já levou à detenção de três suspeitos de tráfico humano e imigração ilegal. Já foram identificadas 150 possíveis vítimas. O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) está a levar a …

Conjuntivite pode ser um sintoma primário de covid-19

Uma equipa de investigadores canadianos identificou a conjuntivite como um novo sintoma primário de covid-19. Os cientistas alertam os oftalmologistas para os perigos inerentes. Os sintomas mais frequentes associados à infeção pela covid-19 são: febre, tosse …

Seis estrangeiros fugiram do aeroporto de Faro. Três já foram encontrados

Um grupo de seis pessoas fugiu esta terça-feira do Espaço Equiparado a Centro de Instalação Temporária do aeroporto de Faro, tendo as autoridades já localizado três delas, revelou esta terça-feira o Serviço de Estrangeiros e …