Evolução genética pode estar a tornar-se cada vez mais obsoleta

(CC0) B_Me / Pixabay

Um novo estudo sugere que a evolução humana já não está estritamente ligada aos genes e supõe que a cultura pode estar a conduzir a evolução mais rápido do que as mutações genéticas.

Tendo em conta as conclusões apresentadas no novo estudo, a evolução já não requer mutações genéticas, que conferem uma vantagem de sobrevivência.

Contrariamente, os comportamentos aprendidos ao longo da vida, e transmitidos pela cultura, são as “mutações” que vão fornecendo vantagens de sobrevivência. A isto se chama “evolução cultural” que agora pode moldar o destino da humanidade de uma forma mais intensa do que a seleção natural, argumentam os autores do estudo.



“Quando um vírus ataca uma espécie, normalmente esta torna-se imune a esse vírus através da evolução genética”, disse ao Live Science o coautor do estudo Zach Wood, que sublinha que este método funciona lentamente, pois as pessoas que são mais suscetíveis acabam por morrer e só aqueles que sobrevivem conseguem transmitir os seus genes.

No entanto, nos dias que correm a maioria dos seres humanos já não precisa de se adaptar geneticamente a essas ameaças, uma vez que a ciência – que se trata de conhecimento humano – tem vindo a desenvolver vacinas, e outros métodos científicos, que constroem “mutações” acumuladas do conhecimento cultural.

Ao desenvolver vacinas, a cultura humana melhora o seu “sistema imunológico” coletivo, refere o coautor do estudo Tim Waring, sendo que desta forma, a evolução cultural pode levar à evolução genética.

O conceito de evolução cultural começou com o próprio pai da evolução. Charles Darwin defendeu que os comportamentos podiam evoluir e ser transmitidos aos filhos da mesma forma que os traços físicos, mas os cientistas da sua época acreditavam que as mudanças nos comportamentos eram herdadas.

Agora, Waring e Wood argumentam, no seu novo estudo, publicado a 2 de junho na revista Proceedings of the Royal Society B, que em algum momento da história humana, a cultura começou a arrancar o controlo evolucionário do ADN.

Assim sendo, os cientistas defendem que atualmente a mudança cultural está a permitir que a espécie humana evolua de uma forma que a mudança biológica por si só não conseguiria.

Segundo os autores do estudo, a cultura é orientada para o grupo e as pessoas nesses grupos conversam, aprendem e imitam-se umas às outras. Assim, esses comportamentos de grupo permitem que os indivíduos transmitam as adaptações que aprenderam através da cultura de uma forma mais rápida do que os genes.

Como exemplo, os investigadores frisam que um indivíduo tem capacidade para captar  informações num número quase ilimitado e pode espalhar esse conhecimento a muitas outras pessoas.

Os especialistas referem então que grandes grupos de aprendizagem têm capacidade para resolver problemas mais rápido do que grupos menores, e a competição entre estes estimula as adaptações que podem ajuda-los sobreviver.

Em contraste, uma pessoa só herda informações genéticas de duas pessoas (pai e mãe) o que causa relativamente poucas mutações aleatórias nos seus óvulos ou espermatozoides, o que leva cerca de 20 anos para ser transmitido a um pequeno grupo de filhos. Os autores do estudo consideram por isso que este ritmo de mudança é muito mais lento.

É possível, sugerem os investigadores, que o surgimento da cultura humana represente um marco evolutivo fundamental.

“No longo prazo, sugerimos que os humanos estão a evoluir de organismos genéticos individuais para grupos culturais que funcionam como super-organismos, semelhantes a colónias de formigas e colmeias”, remata Waring em comunicado.

Ana Isabel Moura, ZAP //

 

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Não sei o que me desagrada mais.
    Se, a tendência para nos tornarmos um superorganismo colectivo, tipo colmeia, ou deixar que os extremistas veganos tenham argumentos para explicar a compatibilidade de dentes caninos em animais herbívoros

RESPONDER

Bancário do Porto roubou um milhão de euros a clientes para alimentar vício do jogo

O vício em apostas online levaram o gestor de contas da Caixa Geral de Depósitos a desviar verbas para investir no jogo. O arguido é agora acusado de 34 crimes. O caso remonta a 2015 quando …

Bolsonaro diz que só tomará vacina aceite na Europa e nos EUA

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, disse esta quarta-feira que só vai tomar uma vacina contra a covid-19 que lhe permita viajar e voltou a desacreditar a CoronaVac, vacina patrocinada pelo governador de São Paulo, …

Surto com 127 infetados e um morto na Misericórdia de Proença-a-Nova

Um surto de covid-19 detetado na quarta-feira na Santa Casa da Misericórdia de Proença-a-Nova provocou uma morte e regista 127 casos ativos, disse hoje à agência Lusa o presidente da câmara local. Segundo o presidente da …

Não é só Cuomo. Já há anos que se proclama "Me Too" pelos corredores políticos dos EUA

O caso do governador de Nova Iorque colocou novamente o problema do assédio em discussão. Mas Cuomo não está sozinho - entre juízes, ex-presidentes ou congressistas, já vários políticos dos EUA foram acusados de má …

Ryanair vai investir 253,4 milhões de euros no aeroporto de Lisboa com reforço da frota

A companhia aérea Ryanair revelou esta quinta-feira que vai investir 300 milhões de dólares (253,4 milhões de euros) no aeroporto de Lisboa, onde irá alocar mais três aeronaves a partir de novembro como parte da …

Responsabilidade por redução da população "é única e exclusivamente dos Governos dos últimos 40 anos"

A responsabilidade pela redução da população “é única e exclusivamente dos Governos portugueses dos últimos 40 anos”, considera o investigador Manuel Villaverde Cabral. “Se há uma coisa que é muito mais importante do que a política …

Prémio da assiduidade vai para IL, PEV e deputadas não inscritas. Chega e PAN "reprovam" por faltas

Dos 91 plenários decorridos na Assembleia da República nesta sessão legislativa, registaram-se 749 faltas. Dos 230 deputados, só 46 nunca faltaram. O jornal Inevitável fez um levantamento das faltas dos deputados, depois de terminada a …

PAN foi o único partido sem irregularidades nas autárquicas de 2017. Movimentos cívicos são dos que menos cumprem

Depois da notificação da Entidade das Contas e Financiamentos Políticos, o Ministério Público fica agora encarregue de aplicar as coimas por violação da lei do financiamento dos partidos políticos e das campanhas eleitorais. As informações reveladas …

Jesus terá acusado Taarabt de ter adormecido em campo no Spartak-Benfica

O treinador benfiquista, Jorge Jesus, terá acusado Adel Taarabt de ter adormecido em campo no encontro entre o SL Benfica e o Spartak Moscovo. Com o Benfica já a vencer por 2-0 diante do Spartak Moscovo, …

Sistema de avaliação da Função Pública em stand by

As negociações em torno da revisão do sistema de avaliação de desempenho dos funcionários públicos estão paradas. A última vez que o Governo se reuniu com os sindicatos foi em maio. Nessa altura, o Governo falhou …