O Governo norte-americano acredita existir outro funcionário que, à semelhança do antigo analista da Agência Nacional de Segurança (NSA na sigla inglesa) Edward Snowden, está a revelar documentos pertencentes à administração, disseram funcionários norte-americanos à CNN.
De acordo com a estação de televisão, as provas da nova fuga foram identificadas numa notícia publicada terça-feira pelo The Intercept, um portal de notícias lançado pelo jornalista Glenn Greenwald, que também publicou revelações de Snowden.
O artigo aborda o aumento do número de terroristas conhecidos ou suspeitos de o ser nas bases de dados do Governo norte-americano durante a administração Obama.
O texto cita documentos do Centro Nacional Antiterrorista datados de agosto de 2013, depois de Snowden ter abandonado os Estados Unidos para evitar enfrentar a justiça, pelo que não poderia ter sido o antigo analista a aceder aos arquivos.
O próprio Glenn Greenwald insinuou em entrevistas através da sua conta no Twitter que as revelações de Snowden “inspiraram” muitos com conhecimentos informáticos a seguirem o mesmo caminho.
/Lusa