EUA sem apoio de Israel caso retorne ao acordo nuclear com o Irão

Gali Tibbon / Afp Pool

Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel

Israel indicou esta terça-feira que poderá não se envolver na estratégia do Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, em relação ao programa nuclear iraniano, apelando a novas sanções e a uma “ação militar confiável” contra o país.

O novo governo norte-americano quer um retorno ao acordo nuclear de 2015 com Teerão – do qual o ex-Presidente Donald Trump se retirou, restaurando as sanções – se os iranianos voltarem a se comprometer com as obrigações. Washington também disse que deseja conferenciar com aliados no Médio Oriente sobre tais medidas, noticiou a agência Reuters.

Contudo, o enviado de Israel a Washington, o embaixador Gilad Erdan, indicou que o país não fará “parte de tal processo se o novo governo [norte-americano] voltar ao acordo”. Se os EUA “voltarem ao mesmo acordo de que já se retiraram, toda a sua influência será perdida”, reiterou.

Israel não fez parte do acordo de 2015, mas os defensores no Congresso dos EUA e as ameaças de Netanyahu em tomar uma ação militar contra o Irão se considerar que a diplomacia não é a via, pesam nas decisões das grandes potências, continuou a Reuters.

“Parece que apenas sanções incapacitantes – manter as sanções atuais e até adicionar novas – combinadas com uma ameaça militar confiável podem levar o Irão a negociações reais com os países ocidentais, produzir, em última instância, um acordo verdadeiramente capaz de evitar o avanço” para armas nucleares, concluiu.

Taísa Pagno Taísa Pagno //

PARTILHAR

RESPONDER

Depois de Benfica e Sporting, Beto também interessa ao FC Porto

Depois do interesse de Benfica e Sporting, o FC Porto também está atento a Beto, o avançado do Portimonense que tem dado cartas esta temporada. Se pensava que esta ia ser uma corrida de dois cavalos …

Depois de uma emergência a contragosto, decidem-se as medidas para a 3.ª fase do desconfinamento

Esta quinta-feira, o Conselho de Ministro decide se o desconfinamento avança na próxima segunda-feira. Em causa está o avanço da terceira fase como previsto, a estagnação dos concelhos de maior risco na segunda fase ou …

"O culpado sou eu". Abel Ferreira perde Supertaça sul-americana nos penáltis

O Palmeiras, de Abel Ferreira, falhou na quarta-feira a conquista da Supertaça sul-americana de futebol, ao perder com o Defensa y Justicia no desempate por grandes penalidades (3-4), depois do desaire por 2-1 nos 120 …

Podem ter sido encontradas as pegadas de Neandertal mais antigas da Europa

Há cerca de 100 mil anos, uma grande família de Neandertais caminhou ao longo de uma praia naquilo que hoje é o sul de Espanha. Tal como qualquer criança que se preze, os mais novos …

Biden e Merkel pedem a retirada de militares russos (mas já há navios dos EUA a caminho)

Um dia depois de a Rússia anunciar que estava a realizar "exercícios militares" perto da fronteira ucraniana, a Ucrânia indicou também estar a proceder a manobras militares. Joe Biden e Angela Merkel apelaram esta quarta-feira …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: FC Porto com baliza tão longe...no Irão

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/chelsea-0-1-fc-porto-o-musical Tu, que estás aí desse lado, admite: nunca tinhas ouvido estes acordes: Eu apresento: é o hino oficial da Liga dos Campeões, a competição mais mediática de clubes no futebol. E é nessa competição que continuava …

Sócrates acusa juiz de ir "além do seu poder" e PS de "profunda canalhice"

O ex-primeiro-ministro afirmou que o juiz de instrução "não tem o direito" de o indiciar "de crimes novos" e acusou o "mandante" de Fernando Medina na liderança do PS de "profunda canalhice". Foi a primeira entrevista …

Cientistas criam botão de Ligar/Desligar para a edição de genes

O CRISPR-Cas9 revolucionou a engenharia genética na última década. Agora, o novo método reversível pode controlar a expressão genética, deixando a sequência de ADN subjacente inalterada. O CRISPR-Cas9 é uma poderosa ferramenta de edição genética que …

Violação, coação sexual e abuso de pessoa incapaz podem vir a ser crimes públicos

O Parlamento vai discutir esta quinta-feira em plenário a transformação dos crimes de violação, coação sexual e abuso sexual de pessoa incapaz de resistência em crime público, através de projetos de lei de vários partidos. O …

"Autêntico golpe de Estado". Bases de dados policiais do SEF vão ser controladas pelo Governo

As bases de dados de informações policiais detidas pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) vão passar a ser controladas pelo novo Serviço de Estrangeiros e Asilo (SEA) na "dependência do membro do governo responsável …