Escolas e teletrabalho levam a aumento de 150% na venda de portáteis

O ensino e ao trabalho remoto levaram as vendas de portáteis a disparar entre janeiro e junho deste ano, tendo sido comprados cerca de 760 mil notebooks, com vendas de 428 milhões de euros.

Como noticiou o Diário de Notícias, citando a consultora IDC, houve um aumento de 148% em unidades e de 92% em valor. “O primeiro semestre de 2021 foi o segundo melhor semestre de sempre em termos de unidades vendidas e valor de vendas”, só suplantado em 2009, disse Francisco Jerónimo, vice-presidente associado de terminais da IDC EMEA.

“Quase metade das vendas no semestre – 183 milhões de euros – foram para” o setor da educação, continuou. O impulso veio das encomendas do Governo, a 31 de dezembro de 2020. A Inforlandia vendeu mais de 200 mil unidades na primeira metade do ano, seguida da Lenovo (110 mil) e da JP Sá Couto (96 mil).



No total, foram vendidas quase 830 mil unidades de PC’s entre janeiro e junho deste ano (mais 120% do que em igual período de 2020), que geraram uma faturação superior a 474 milhões de euros (mais 77%).

Já a venda de ‘smartphones’ está a recuperar, depois da queda na primeira metade do ano passado. A IDC informou que foram adquiridos mais de 1,1 milhões de aparelhos nos primeiros seis meses deste ano, um aumento de 7,5% face ao período homólogo de 2020. O volume de vendas subiu 17,4%, para 412,7 milhões.

Taísa Pagno //

PARTILHAR

RESPONDER

Há três anos, esta obra de Banksy foi destruída. Agora, pode ser vendida por milhões

Em 2018, a obra do artista britânico chamada "Girl With Balloon" autodestruiu-se parcialmente, depois de ter sido vendida por 1,2 milhões de euros. Agora, o que restou do trabalho vai outra vez a leilão. "Girl With …

Dismorfia do Zoom. Há um efeito secundário da pandemia menos óbvio - o aumento das cirurgias plásticas

Depois de um ano e meio a fazer videoconferências regularmente, a obsessão com a imagem tem aumentado e as corridas aos consultórios cirúrgicos também. Um estudo mostra que os impactos na auto-estima podem não ser …

El Salvador tornou-se o primeiro país a reconhecer a Bitcoin como moeda legal

Esta terça-feira, El Salvador tornou-se o primeiro país do mundo a reconhecer a criptomoeda Bitcoin como moeda legal. Em junho, a Assembleia Legislativa de El Salvador aprovou a chamada Lei Bitcoin, que reconhece esta criptomoeda como …

Site para denúncias de abortos no Texas é removido pelo servidor - outra vez

O site usado para denunciar abortos no Texas está novamente com problemas desde ontem após já ter sido removido por outro servidor na sexta-feira por violar as políticas de privacidade. Depois de ter sido removido na …

A Apple pode ter abandonado o seu projeto automóvel

Responsável pelo projeto abandonou a empresa, juntando-se à lista de três trabalhadores que seguiram o mesmo caminho desde fevereiro. Desde 2014 que as intenções da Apple em se aventurar no mundo dos automóveis são conhecidos. A …

Estátua simbólica do passado esclavagista dos EUA retirada da Virginia

Após vários anos de tensões centradas no passado esclavagista dos Estados Unidos, o mais importante monumento apontado como um símbolo racista no país foi retirado, esta quarta-feira, da Virginia. Após um reinado de mais de 130 …

Espanhola trocada na maternidade pede indemnização de 3 milhões de euros

Uma espanhola está a pedir uma indemnização de 3 milhões de euros a um departamento regional de saúde no norte da país, após descobrir que foi trocada na maternidade por outra recém-nascida, há duas décadas. Este …

Ocidente vê Governo talibã com reservas. Ex-Presidente pede desculpa ao povo

O ex-Presidente do Afeganistão, cuja fuga abriu as portas de Cabul e do poder aos talibãs, apresentou as suas desculpas ao povo afegão, esta quarta-feira, por não ter conseguido garantir um melhor futuro para o …

Costa diz que "um primeiro-ministro deve distinguir muito bem as funções"

O primeiro-ministro considerou, esta quarta-feira, que um chefe do Executivo deve “distinguir muito bem” quando está nestas funções e quando está em funções partidárias. “Aquilo que, obviamente, um primeiro-ministro que está em funções deve fazer é …

OMS volta a pedir aos países ricos "moratória" na terceira dose

A Organização Mundial da Saúde (OMS) pediu, esta quarta-feira, aos países com taxas elevadas de vacinação contra a covid-19 que não avancem com uma terceira dose até ao final do ano, para reduzir a desigualdade …