Escolas francesas obrigadas a exibir bandeiras do país e da UE nas salas de aula

As escolas de França são agora obrigadas a exibir as bandeiras francesa e da União Europeia nas salas de aulas, ao lado das palavras do hino nacional.

A medida, que entrou em vigor no início deste ano letivo, foi aprovada em fevereiro pelo Parlamento como parte das reformas na Educação. Éric Ciotti, um deputado do partido de centro-direita Les Républicains, foi o autor da norma que tem gerado controvérsia.

Depois de debatida no Parlamento francês, o Governo de Emmanuel Macron apoiou a iniciativa, de acordo com a BBC. Na altura, o ministro da Educação Jean-Michel Blanquer disse ao jornal Le Parisien que “o espírito cívico deve ser fortalecido. Em todo o mundo, conhecer os símbolos do seu país, é a coisa mais natural do mundo“.

Porém, a medida tem dividido a opinião do povo francês. Do lado da oposição do Governo, ouviram-se fortes críticas à lei, alegando que não era necessário que fosse tão nacionalista. Alguns professores também consideram que a bandeira não é prática e descrevem a medida como “palavras vazias”.

No pacote de reformas na Educação, o Parlamento francês decidiu incluir também a educação obrigatória a partir dos três anos, em vezes dos seis. Os pais que não cumprirem a norma poderão pagar uma multa de 1.500 euros. Esta medida só afeta um número pequeno de famílias, uma vez que 97% das crianlas com idades entre os três e os seis anos já estão incluídas na educação francesa.

A lei também inclui mudanças nos exames finais, dando mais peso aos cursos e mais oportunidades para os alunos se especializarem.

Sob a lei antiga, as escolas só eram obrigadas a ter uma bandeira francesa na sala de aula.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

"Ou és infetado ou morres de fome". Trabalhadores da Amazon nas Filipinas denunciam condições precárias

Trabalhadores contratados pela empresa de segurança Ring da Amazon que trabalham em call centers nas Filipinas denunciam condições de trabalho que dizem ser precárias, mostrando-se ainda mais preocupados com a situação por causa da pandemia …

"Momento muito duro". André Almeida sofreu rotura de ligamentos e arrisca paragem longa

O futebolista internacional português André Almeida sofreu uma entorse do joelho direito, que resultou numa “rotura do ligamento cruzado anterior e do ligamento lateral interno”, informou esta segunda-feira o Benfica. O lateral dos encarnados saiu aos …

Apoio à retoma. Empresas com perdas de 25% podem reduzir horário até 33% já esta terça-feira

Empregadores com quebra de faturação igual ou superior a 25% vão poder reduzir até 33% o horário dos trabalhadores, entre outubro e dezembro, segundo a alteração ao regime de retoma progressiva de empresas em crise. O …

Chega quer tornar voto obrigatório e sanções para quem não cumprir

O deputado único do Chega entregou uma nova proposta no âmbito do projeto de revisão constitucional do partido para tornar o voto obrigatório para todos os cidadãos que o possam exercer e sanções para quem …

A Alemanha quer tornar o teletrabalho um direito legal

O Governo alemão prepara-se para publicar um projeto de lei que dará aos trabalhadores do país o direito legar de trabalhar a partir de casa. A medida aplicar-se-á a todos as atividades laborais que possam …

Novo surto em lar de Beja e 90 alunos em isolamento em Famalicão

Um surto de covid-19 identificado no Lar de Idosos do Centro Paroquial e Social do Salvador, em Beja, já infetou 31 pessoas, sendo 24 utentes e sete funcionários, divulgou a Unidade Local de Saúde do …

Mais de 600 anos depois, encontram-se (várias) semelhanças entre a covid-19 e a peste negra

Numa altura em que o vírus da covid-19 se tem espalhado por todo o mundo, as comparações com outras doenças pandémicas são inevitáveis. Um exemplo disso foi a peste negra que em 1348 fez com …

Nacionalista apoiado pela Turquia eleito Presidente de Chipre do Norte

O nacionalista Ersin Tatar, apoiado pela Turquia, foi no domingo eleito "Presidente" da autoproclamada República Turca de Chipre do Norte (RTCN), numa vitória surpreendente face ao dirigente cessante, Mustafa Akinci, anunciou o conselho eleitoral. Com 51,74% …

China alerta que detectou coronavírus vivo numa embalagem de comida congelada

O Centro para o Controlo e Prevenção de Doenças da China alerta que detectou amostras vivas do novo coronavírus em embalagens de comida congelada, pelo que estas podem ser um veículo de contágio. Já tinham sido …

Marcelo está a fazer o que a ministra da Saúde “devia ter feito”, critica Ordem dos Médicos

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, criticou esta segunda-feira a ministra da Saúde, Marta Temido, e elogiou o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, por ter decidido reunir com representantes de várias …