Encontradas duas novas galáxias candidatas a satélites da Via Láctea

Uma equipa de cientistas descobriu duas novas galáxias anãs. Até agora foram encontradas nove galáxias nos diferentes estudos.

Há anos que os astrónomos se preocupam em encontrar uma explicação para o facto de a Via Láctea ter menos galáxias satélite do que o modelo padrão de matéria escura prevê.

De modo a resolver esta situação, a equipa de investigadores utilizou dados da Hyper Suprime-Cam (HSC) Progama Estratégico Subaru (SSP) para descobrir duas galáxias satélite completamente novas. O HSC é uma câmara digital do Telescópio Subaru com cerca de 8 metros.

Num novo estudo, publicado este mês no Publications of the Astronomical Society of Japan, os cientistas reconheceram a possibilidade de existirem galáxias satélites pequenas por descobrir.

Segundo o Phys.org, a equipa descobriu estas novas galáxias anãs denominadas Virgo III e Sextans II com a ajuda do telescópio Subaru.

Até agora foram encontradas nove galáxias satélite, mas este número é ainda muito inferior às 220 galáxias satélite cuja existência é prevista pela chamada  Teoria Padrão da Matéria Escura.

Por sua vez, a pegada do HSC-SSP não cobre de total forma a nossa galáxia. Se toda a distribuição das nove galáxias satélite por toda a Via Láctea for semelhante à que foi encontrada na pegada captada pelo HSC-SSP, a equipa de investigação calcula que, na realidade, poderão existir cerca de 500 galáxias satélite.

Por fim, é necessário obter mais imagens e análises de alta resolução de modo a caracterizar o número exato destas galáxias. Além disto, o estudo vai permitir que os investigadores desvendam os mistérios que rodeiam a matéria negra e que compreendam melhor a sua evolução.

“O próximo passo é utilizar um telescópio mais potente que capte uma visão mais alargada do céu. No próximo ano, o observatório Vera C., no Chile, vai ser utilizado para cumprir esse objetivo”, conclui o coautor do estudo, Masashi Chiba.

Soraia Ferreira, ZAP //