/

Arqueólogos encontram rara ferramenta de caça com 300 mil anos

Alexander Gonschior

Arqueólogos encontraram uma ferramenta de madeira utilizada na caça há 300 mil anos. É muito raro encontrar artefactos paleolíticos feitos de madeira, realça o autor do estudo.

Uma equipa de investigadores da Universidade de Tübingen e da Universidade de Liège descobriu um utensílio de madeira usado para caçar durante o Pleistoceno Médio. O achado estava em ótimas condições e foi desenterrado no sítio arqueológico de Schöningen, na Alemanha.

“A probabilidade de encontrar artefactos paleolíticos feitos de madeira é normalmente nula”, disse o professor Nicholas Conard, investigador da Universidade de Tübingen e autor principal do estudo. “Mas Schöningen, com a sua preservação excecional, produziu de longe o maior e mais importante registo de ferramentas e equipamentos de caça em madeira do Paleolítico”.

A ferramenta de madeira tem 64,5 centímetros de comprimento e apenas 2,9 centímetros de diâmetro. Com as pontas afiadas, a arma foi fabricada com a mesma madeira de outros utensílios encontrados nesta sítio arqueológico no passado. Os antigos humanos usavam ferramentas de pedra para cortar os galhos e nivelar a superfície do artefacto.

Os investigadores concluem que o artefacto apresentar fraturas de impacto e danos consistentes com o encontrado em exemplos etnográficos de outros utensílios de caça semelhantes. Estes eram utilizados para caçar aves e animais de pequeno porte ou então até mesmo cavalos, explica o Sci-News.

A ferramenta também poderia ser utilizada para guiar manadas de grandes animais numa direção específica para depois abatê-los a uma distância mais curta com outras armas. As conclusões do estudo foram publicadas, em abril, na revista científica Nature Ecology & Evolution.

“O uso de vários sistemas de armas é característico de todos os caçadores e coletores documentados etnograficamente”, começam por explicar os cientistas. “Esta ferramenta teria sido eficaz em combinação com outras armas na caça de mamíferos grandes, médios e pequenos, pássaros e talvez peixes”.

Os investigadores realçam ainda que isto sugere que os hominídeos arcaicos do norte da Europa já tinham habilidades avançadas de caça e sofisticação tecnológica há 300 mil anos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.