Embaixada da Turquia em Portugal recusou roupa em segunda mão para vítimas do sismo

9

Erdem Sahin / EPA

A embaixada da Turquia em Portugal recusou caixotes de roupa em segunda mão doados pelos portugueses para as vítimas do sismo.

Todo o tipo de bens tem sido aceite, menos roupa usada — ainda que em boas condições.

“Havia roupa nova, mas estava dentro das caixas e nós não escrevemos se a roupa era nova ou não. Apenas escrevemos o que era roupa de criança, roupa de adulto, roupa de mulher, roupa de homem e então acabou por não ir, mas não conseguimos fazer essa triagem, de estar a abrir as caixas, portanto, roupa não ficou nada [para ser enviado para a Turquia]”, disse uma professora lisboeta, em anonimato, à Renascença.

O apelo da embaixada da Turquia em Portugal era que os materiais doados fossem em primeira mão e adequados para as condições duras de inverno. A professora em questão admite que a sua escola não viu esta particularidade.

No entanto, a docente mostra-se surpreendida pelas roupas terem sido recusadas, mesmo que em segunda mão.

“Eu entendo a falta de capacidade de triagem, a questão das doenças, mas se nós tivéssemos a consciência de que só aceitariam bens em primeira mão, nós não levaríamos bens que não fossem em primeira mão, independentemente de não nos fazer sentido. Não faz sentido de todo, não, não faz, mas, se fossem as regras, nós tínhamos de cumprir”, afirmou a mulher à rádio.

Mariana Perez Duque, médica de saúde pública, explicou que há uma necessidade de que os produtos tenham qualidade.

“A roupa pode-se rasgar por estar muito usada ou nomeadamente estar mais suja, não ter sido lavada e, portanto, naturalmente, quer-se evitar ao máximo, sobretudo quando a situação já é de emergência”, justificou a médica.

Seis mortos e quase 300 feridos após novos sismos

Pelo menos seis pessoas morreram em dois sismos de magnitude 6,4 e 5,8 que atingiram a província turca de Hatay na segunda-feira à noite, noticiaram hoje os media locais.

Já o Ministério da Saúde turco indicou terem sido identificados até ao momento 294 feridos. O anterior balanço apontava para três mortos e 213 feridos.

O terramoto principal foi registado a sul da cidade de Antioquia, na província de Hatay, uma das 11 regiões turcas devastadas há 15 dias por dois sismos que mataram pelo menos 44 mil pessoas, na Turquia e na Síria.

A busca por sobreviventes dos dois novos sismos prossegue em Defne e Samadang, onde o segundo sismo teve o epicentro, três minutos após o primeiro, com uma magnitude de 5,8.

O ministro da Saúde turco, Fahrettin Koca, disse que 18 dos 294 feridos encontram-se em estado crítico.

Os novos abalos provocaram o pânico, com as autoridades locais a pedirem o envio urgente de tendas, uma vez que a população não voltar às casas por recear que os edifícios possam ruir.

O autarca de Samandag, Refik Eryilmaz, disse na segunda-feira à televisão turca NTV que vários edifícios se tinham desmoronado, desconhecendo-se ainda se estavam pessoas no interior.

O abalo mais forte do sismo desta segunda-feira foi sentido na Síria, na Jordânia, em Chipre, em Israel e até no Egito.

ZAP // Lusa

9 Comments

  1. Não aceitam roupa em 2ª mão?!!! Então, porque razão, na maioria dos dias e exceto com a roupa interior, cada dia utilizo a roupa que vesti no dia anterior? Ela já foi utilizada pelo menos um dia. Se os meus irmãos turcos venham a saber que as suas autoridades, representadas em Portugal, pelo seu embaixador na respetiva Embaixada e pelos seus cônsules, nos respetivos Consulados, creio que não vão entender tal atitudes. É óbvio que a roupa dada aos meus irmãos turcos tem de estar em boas condições! Por exemplo, os cobertores de inverno que estou a usar, são os mesmos que usei no inverno anterior. Mas afinal, os órgãos governativos turcos não querem que os demais possam ajudar aqueles que sofrem? Senhor Embaixador turco, em Portugal, agradecia que ponderasse novamente o que determinou sobre o pedido de ajuda em roupa para os seus e meus irmãos turcos que atualmente tanto precisam de roupa para o inverno. Não permita que nós, portugueses, fiquemos envergonhados com os dirigentes turcos, Se tal acontecer, o que espero não ocorrer, quando eu visitar o seu pais, e julgo fazê-lo antes das vossas eleições, eu direi ao maior número possível de irmãos turcos, o que se passou na Embaixada da Turquia, em Portugal. Pondere, por favor e depois decida.

  2. Novamente o voluntarismo sem pensar no que estão a fazer. E muita gente que faz caridadesinha livrando-se dos farrapos que têm em casa.
    Claro que a roupa para a Turquia tinha de respeitar certas condições, relativas ao clima e à higiene.
    Infelizmente muitas doações de roupa são desadequadas, muitas vezes suja e em mau estado, além de ficar misturada em sacos que dificulta a selecção.
    Vi, recentemente ser recolhida roupa para um país frio ,com doações de sandálias de verão, biquinis, t shirts de cavas, casacos rotos, roupa interior suja.
    Vi camiões serem descarregados antes dos países a que pretensamente se destinavam, em grandes pilhas na rua e armazéns, para seguirem para o lixo e reciclagem.
    Quem recolhe tem de triar, separar e acondicionar em caixas identificadas e organizar o transporte para um destino protegido e útil a quem se destina.

  3. Parece que faltou um bocado de sensatez de ambas as partes. É claro que não é qualquer roupa que serve para dar a pessoas que estão ao frio e se estiver suja também é dispensável, mas alguem (na embaixada ou onde fosse possível e prático) devia fazer uma triagem e aproveitar o mais possível o que é de borla.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.