Dropbox pede a utilizadores que alterem passwords após fuga de dados

O Dropbox está a solicitar a redefinição das senhas de acessos de clientes que não fizeram nenhuma alteração nelas desde 2012.

O pedido de um dos maiores serviços de armazenamento de dados na nuvem parece estar relacionado com as consequências do ataque de hackers ao LinkedIn ocorrido no mesmo ano. Na altura, cerca de 117 milhões de credenciais de utilizadores da rede social profissional foram expostas online.

Mesmo que os dados sejam antigos, o problema é que muitas vezes as pessoas passam anos sem alterar as suas passwords e usam as mesmas combinações para diversos outros serviços.

Recentemente, a equipa de inteligência do Dropbox identificou um arquivo contendo vários dados de login de utilizadores da plataforma. As informações parecem ser resultado do ataque à rede social ocorrido em 2012, e surgem agora depois de muito tempo escondidas.

Num post no seu blog, o serviço acredita que até agora nenhuma conta tenha sido invadida por pessoas não autorizadas, embora, na época do ataque, tenha sido invadida a conta de um funcionário da empresa que continha um documento de um projeto com diversos e-mails registados.

Devido à existência desse arquivo, a empresa está a solicitar que os utilizadores que tenham as mesmas passwords desde 2012 que as redefinam.

Não é surpresa ver a empresa a reagir dessa forma para lidar com um problema dessa natureza. Enquanto um pedido de redefinição de password possa parecer mal para algumas pessoas, a medida é a melhor solução de segurança e a mais eficaz para contornar o problema e garantir que o serviço permaneça seguro.

Caso contrário, cada vez que os dados roubados forem publicados na Internet, mais utilizadores ficarão comprometidos e o serviço de armazenamento de dados vulnerável.

Canal Tech

PARTILHAR

RESPONDER

Ministro da Economia admite nacionalizar empresas em caso de necessidade para combater surto

O ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, admitiu esta terça-feira a possibilidade do Estado vir a nacionalizar empresas, caso seja necessário para combater as consequências económicas do surto de Covid-19. "O Estado tem ferramentas …

Coutinho quer voltar à Premier League (e já há cinco clubes na corrida)

Philippe Coutinho está interessado em regressar à Premier League, havendo já cinco clube ingleses na corrida pelo internacional brasileiro. Manchester United, Arsenal, Chelsea, Tottenham e Leicester são os clubes interessados em levar Coutinho de volta …

China criou um sistema para rastrear doenças infecciosas. Falhou (e já se sabe porquê)

Em 2002, o vírus SARS saiu da província chinesa de Cantão e propagou-se por 37 países, provocando 774 mortos e mais de oito mil infetados. Para que não voltasse a acontecer, o país criou um …

Ministro holandês faz mea culpa. "Não fomos suficientemente empáticos" com o sul da Europa

O ministro das Finanças holandês reconheceu que foi infeliz nas posições que assumiu sobre a resposta económica à pandemia de covid-19, assumindo que mostrou pouca “empatia” com os países do sul da Europa. Em declarações à …

Estados Unidos admitem possibilidade de novo surto no outono

O diretor do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos disse haver a possibilidade de o país enfrentar um novo surto depois do verão, mas lembrou que nessa altura "várias coisas vão …

Mortes em Portugal estão a aumentar desde o início do mês (sem contar com a Covid-19)

Já morreram mais pessoas em Portugal, neste ano, do que em igual período do ano passado, com especial destaque para o  mês de Março, onde a taxa de mortalidade aumentou, mesmo sem contar com as vítimas de …

PCP quer reabrir camas e decretar preços máximos nos combustíveis para enfrentar pandemia

O PCP apresentou um pacote extenso de propostas para fazer face aos impactos do surto de covid-19. Entre elas está a reabertura do Hospital Militar. O PCP apresentou um conjunto de medidas para fazer face ao …

Houseparty nega pirataria e oferece recompensa milionária a quem provar "campanha difamatória"

A aplicação favorita de quem está em quarentena está sob acusação de piratear contas de outras apps. A Houseparty nega e oferece uma recompensa de 1 milhão de dólares a quem provar a "campanha de …

"Agricultura não pára". Há trabalho no campo para os trabalhadores em lay-off

Com a época das colheitas à porta e a falta de braços no campo, a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) vai propor ao Governo a criação de plataformas de emprego temporário para permitir aos …

Covid-19. Cerimónias fúnebres proibidas em Espanha

As cerimónias fúnebres foram hoje proibidas em Espanha, o segundo país mais afetado pela covid-19 no mundo, e os funerais não podem ter mais do que três pessoas presentes, para impedir a propagação da pandemia …