Dispositivo quântico consegue gerar “todos os futuros possíveis”

Uma equipa internacional de cientistas afirma ter construído um computador quântico que gera uma sobreposição de todos os futuros possíveis.

O dispositivo quântico, desenvolvido por cientistas da Universidade Griffith e da Universidade Tecnológica de Nanyang, consegue gerar todos os futuros possíveis numa sobreposição quântica simultânea.

O artigo científico, publicado recentemente na Nature Communications, descreve de que forma este sistema quântico pode ajudar a Inteligência Artificial futurista a aprender muito mais rápido do que aprende atualmente. Este avanço pode significar que os computadores quânticos estão, finalmente, a tornar-se ferramentas úteis e práticas.

Para já, o computador quântico desenvolvido pela equipa consegue ter duas sobreposições de 16 possibilidades diferentes. Além disso, usa menos memória do que um computador clássico, sugerindo assim que poderia ser capaz de superar os sistemas clássicos em certas tarefas.

“É uma reminiscência dos computadores clássicos nos anos 1960”, disse em comunicado Geoff Pryde, cientista da Universidade Griffith. “Assim como poucos imaginavam os diversos usos dos computadores clássicos nos anos 1960, estamos ainda no escuro sobre as capacidades destes computadores quânticos.”

Atualmente, a Inteligência Artificial aprende analisando exemplo após exemplo e procurando padrões. Os cientistas por trás deste novo avanço argumentam que as suas sobreposições poderiam melhorar muito este processo. “Interferindo as superposições umas com as outras, podemos evitar olhar individualmente para cada possível futuro”, disse Farzad Ghafari, cientista do Griffith, citado pelo Futurism.

A verdade é que, quando olhamos para o futuro, deparamo-nos com uma infindável gama de possibilidades. Estas possibilidades crescem exponencialmente a cada minuto. Com este computador quântico, seria possível examinar todos os futuros possíveis colocando-os numa sobreposição quântica.

Para desenvolver este dispositivo, a equipa implementou um processador fotónico de informações quânticas especialmente desenvolvido pelos cientistas, no qual os “possíveis futuros” são representados pela localização dos fotões.

Foi desta forma que os responsáveis demonstraram a sobreposição de múltiplos futuros potenciais, ponderados pela sua probabilidade de ocorrência.

Segundo a Europa Press, o novo dispositivo funciona com base nos princípios descritos pelo físico Richard Feynman, que teorizou que uma partícula que viaja entre dois pontos não segue necessariamente um único caminho.

Em vez disso, segue todos os caminhos em simultâneo no que é chamado de sobreposição quântica – um estado que se tornou famoso pela experiência Gato de Schrödinger, na qual um gato dentro de uma caixa com um gás venenoso, que pode ter sido libertado ou não, está vivo e morto ao mesmo tempo.

(CC0/PD) geralt / pixabay

O Gato de Schrödinger, que está vivo e morto ao mesmo tempo, é um dos paradigmas da Mecânica Quântica

De acordo com Jayne Thompson, da Universidade Tecnológica de Nanyang, este trabalho recente “estende o fenómeno postulado por Feynman, e utiliza-o para modular estatísticas futuras”. Apesar de este protótipo não simular mais de 16 futuros, o algoritmo quântico subjacente poderia, em princípio, “escalar sem limites“.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Composição dos planetas gasosos não é igual à das suas estrelas (e os cientistas não percebem porquê)

Os planetas e as estrelas formam-se a partir da mesma nuvem de gás e poeira.  Uma análise da composição dos exoplanetas gigantes gasosos e das suas estrelas hospedeiras mostra que não há uma forte correlação …

Nova espécie de titanossauro descoberta no Equador

Uma universidade equatoriana anunciou na sexta-feira a descoberta de uma espécie de dinossauro, que, segundo a instituição, não tinha sido ainda descrito, denominando-o de 'Yamanasaurus lojaensis'. O nome foi escolhido em referência a duas localidades: Yamana, …

As alterações climáticas estão a "asfixiar" os oceanos

Os efeitos da diminuição de oxigénio serão "dramáticos" para os habitats e as economias costeiras que dependem dos oceanos. O oxigénio dos oceanos diminuiu 2% entre 1960 e 2010, prevendo-se que no ano de 2100 essa …

Associação suspende adoções para evitar que animais sejam tratados como presentes de Natal

"Um animal quer-se no dia 24 de março, abril ou junho e não só a 24 de dezembro", disse uma responsável da Sociedade Protetora dos Animais do Porto. A Sociedade Protetora dos Animais do Porto anunciou, …

Já podemos ver o mundo pelos olhos dos animais

https://vimeo.com/378301135 Os humanos estão um passo mais próximos de ver o mundo como o veem os animais, graças a uma nova tecnologia desenvolvida por investigadores da Universidade de Queensland, na Austrália, e da Universidade de Exeter, …

Embaixador mexicano na Argentina apanhado a roubar um livro numa livraria

O diplomata será investigado por um comité de ética e, se ficar provado o roubo do livro, será demitido. "Haverá tolerância zero para a desonestidade." O embaixador mexicano na Argentina, Óscar Ricaro Valerio, recebeu ordem …

Presépio nos Estados Unidos colocou Jesus separado dos pais e preso numa jaula

Uma igreja da Califórnia, nos Estados Unidos, colocou em exibição um presépio de protesto no qual retrata a Família Sagrada como refugiados. Uma igreja na Califórnia, nos Estados Unidos, está a exibir um presépio com Jesus, …

Sul-africana de 26 anos é a Miss Universo 2019

Zozibini Tunzi, da África do Sul, venceu, este domingo, a competição Miss Universo 2019, tornando-se a primeira mulher negra a vencer desde 2011, quando Leila Lopes, de Angola, arrecadou o título. Zozibini Tunzi, de 26 anos, …

No Japão, há um café onde os empregados de mesa são robôs

Os robôs da Softbank, chamados de Pepper, estão agora a chegar a um novo mercado: os cafés. No Japão, hotéis, lojas de aeroporto, entre outros comércios, já contam com funcionários robóticos, que foram criados em …

João Oliveira "tem a certeza quase absoluta" de que não se coloca a questão de liderar o PCP

Há menos de dois meses, em entrevista ao Público e à Rádio Renascença, João Oliveira foi questionado sobre se se via no futuro como líder do PCP e respondeu que não. Esta segunda-feira, voltou a …